Como aumentar sua produtividade como líder

Atualizado em 27/01/20 - Escrito por Thiago Leão com colaboração de Karina Gomes na(s) categoria(s): Capacitação de pessoas / Estratégia / Processos e Organização / Recursos Humanos

No Blog Industrial Nomus, já escrevemos alguns artigos para que os gestores industriais aprendam as melhores formas de estimular e aumentar a produtividade dos funcionários da indústria, como aumentar a produtividade da equipe da fábrica, motivar a equipe da sua fábrica e motivar a parceria dos colaboradores. Desta vez, vamos abordar um outro tema importante: como aumentar sua produtividade como líder.

Além de preocupar-se com a equipe, é função também dos gestores focar em melhorar seus desempenhos como líderes para aumentar os resultados da indústria.

Lista de formas para aumentar a produtividade como líder

Pensando nisso, enumeramos formas de aumentar a sua produtividade como líder e alavancar sua indústria! Confira:

1. Esteja sempre atualizado sobre as inovações de seu mercado

É impossível dirigir uma equipe e exigir melhorias na produtividade se o seu conhecimento sobre a área está ultrapassado. As inovações tecnológicas são cada vez mais frequentes, e é preciso estar por dentro para encontrar soluções que facilitem os processos de sua indústria.

Há diversas fontes de informação que proporcionam um aprendizado efetivo mesmo para quem não tem muito tempo livre para estudar, como por exemplo os eBooks, que podem ser lidos em qualquer ambiente diretamente de seu notebook, tablet ou mesmo celular.

Adquirindo conhecimento, você é capaz de passá-los a toda a equipe e estar à frente dos concorrentes.

Leitura indicada:

Curso indicado:

2. Proponha feedbacks de suas ações

É importante para o aumento de sua produtividade receber o retorno de seus liderados sobre as atitudes que você tem tomado e a efetividade de suas ações para o todo da equipe.

Muitas vezes, os colaboradores terão excelentes sugestões que podem ser utilizadas em seu planejamento e que terão resultados satisfatórios para as tarefas da fábrica.

É um erro muito comum aos gestores o pensamento de que sabem mais que seus funcionários e de que não deve haver mudança em suas ideias. Isso gera insatisfação entre a equipe e o trabalho pode ser desmotivado, prejudicando a qualidade do resultado final, além de não extrair o máximo que cada colaborador tem a oferecer.

Ouvir como a equipe está reagindo ao que tem sido proposto é fundamental para melhorar suas ideias e aprimorar sua liderança.

3. Tenha flexibilidade a mudanças

A figura do líder tem mudado bastante. Atualmente, é possível controlar todas as decisões da indústria e monitorar a produtividade das máquinas e dos funcionários, bem como extrair a capacidade máxima de cada setor, tudo isso por um sistema totalmente web.
Leia mais: Sistema ERP: o que é, pra que serve e quais são seus benefícios

Ao resistir transformar a rotina da indústria para inserir uma melhoria, o líder pode impedir que a fábrica tenha um crescimento e perder a chance de aprimorar suas técnicas sobre a administração industrial.

4. Estabeleça metas claras

Estude minuciosamente o cenário da sua indústria e as possibilidades existentes para traçar as metas. De nada adianta estabelecer objetivos muito distantes se a realidade atual da empresa não permite que sejam alcançados por enquanto.

Portanto, estabeleça metas viáveis e claras. Dessa forma, não só o líder, mas toda a equipe será estimulada a aperfeiçoar o trabalho para atingir mais resultados, e os objetivos irão crescer e ser alcançados.

5. Obtenha ajuda dos melhores profissionais

Profissionais especializados em indústrias podem te ajudar a impulsionar os resultados e atingir todas as metas. Essa é a melhor escolha para aumentar a produtividade de uma pequena indústria.

Os engenheiros da Nomus possuem vasto conhecimento e experiência em fábricas. E nosso sistema ERP foi desenvolvido especificamente para gerenciar pequenas e médias indústrias de forma eficaz.

Assista uma demonstração e entenda como o Nomus ERP pode aumentar os resultados e o lucro da sua indústria!

Nomus ERP Industrial

Compartilhe esta matéria:


Tags:


Engenheiro Mecânico Industrial formado na UERJ e especialista em implantação de sistemas de gestão Industrial na Nomus. Thiago já atuou em fábricas de diversos setores, como: Embarcações, perfuração submarina, metal-mecânica, materiais de escritório, alimentício, cosméticos e tubulação.


Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo:




Junte-se a 47.312 gestores e profissionais da indústria

Receba dicas semanais de engenheiros de produção direto no seu email e turbine sua a gestão da sua indústria. Inscreva-se gratuitamente:


Seu email está seguro e você nunca receberá spam