Checklist para implantação do Bloco H

Atualizado em 5/03/20 - Escrito por Rafael Netto na(s) categoria(s): Bloco K

Guia de adequação ao Bloco K

O Checklist para implantação do Bloco H foi criada para facilitar a implantação do Bloco H na sua fábrica.

A ideia é centralizar em um artigo todos os passos que nós recomendamos que você siga para implantar o Bloco H na sua empresa. Dessa forma você pode preparar o seu sistema para estruturar o bloco H corretamente.

Vamos a lista:

1. Entenda o que é Bloco H

O primeiro passo é o mais básico, você e sua equipe precisam entender bem o que é o Bloco H antes de começar a estruturá-lo.

É preciso conhecer conceitos como:

  • Quais são as informações que devem ser estruturadas
  • Quando deve ser apresentado
  • Quais são os critérios para definir o valor dos estoques?
  • Qual a diferença entre o Bloco H e o Registro K200?
  • Como tratar as discrepâncias de estoque evidenciadas no inventário?
  • Os materiais de uso e consumo devem ser escriturados no Bloco H?
  • Os estoques em trânsito devem ser escriturados no Bloco H?
  • Como informar transferências de materiais no Bloco H?

Para entender bem, recomendo que leia o artigo: O que é o Bloco H – Inventário físico? (Manual completo)

2. Avalie o check list para implantação do Bloco K

A escrituração do Bloco H deve acontecer em sintonia com a escrituração do Bloco K, em especial com o Registro K200 – Estoque escriturado.

Por isso, para implantar o Bloco H, é importante avaliar com muita atenção o checklist para implantação do Bloco K.

Acesse este artigo para ver o Checklist para implantação do Bloco K.

3. Entenda como fazer o inventário físico dos produtos

Agora é preciso saber como fazer o inventário físico dos produtos da sua fábrica.

Você pode ver como fazer o inventário físico dos produtos no sistema Nomus ERP Industrial.

É possível aprender também como avaliar o saldo em estoque dos produtos por empresa antes de entregar o Bloco H.

4. Avalie se é necessário fazer ajuste de custo médio nos produtos

Antes de gerar o Bloco H, caso a sua empresa não mantenha um sistema de contabilidade de custo integrado e coordenado com a escrituração do Bloco H, conforme os Critérios para Avaliação de Estoques do DECRETO Nº 9.580, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2018, pode ser necessário fazer o ajuste de custo médio dos produtos no estoque.

Leia este artigo para entender como fazer o ajuste de custo médio dos produtos na empresa para escrituração do Bloco H.

Aprenda também como avaliar o valor do estoque dos produtos por empresa antes de entregar o Bloco H.

5. Saiba como gerar o Bloco H no seu sistema de gestão

Agora que as informações estão preparadas, chegou a hora de gerar o seu Bloco H.

Verifique se o seu sistema de gestão possui essa funcionalidade e como colocá-la em prática.

Caso você utilize o Nomus ERP Industrial, leia este artigo para entender como gerar o Bloco H no sistema Nomus, e para ver exemplos de escrituração do Bloco H de:

  • Materiais nossos em nosso poder
  • Materiais nossos em poder de terceiros
  • Materiais de terceiros em nosso poder

6. Veja como informar o código da conta contábil no Bloco H

O código da conta contábil para escrituração do Bloco H é informado por tipo de produto.

No cadastro de tipos de produto temos o campo:

Código da conta contábil para escrituração do Bloco H do SPED Fiscal (string)

Esse campo está destacado na imagem a seguir:

Esse campo deve ser preenchido com o código da conta contábil correspondente ao tipo de produto.

Na tela acima preenchemos o tipo de produto “Matéria prima” com o código da conta contábil “10203040”.

Ao preencher esse campo no cadastro de tipos de produto, essa informação é escriturada na geração do Bloco H.

Apresentamos a seguir alguns exemplos de escrituração do Bloco H de produtos com o tipo de produto “Matéria prima”.

Veja que em todos os produtos escriturados no Bloco H acima, o código da conta contábil foi preenchido com o valor “10203040”.


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Líder Executivo e fundador da Nomus


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