Atualizado em 27/10/25 - Escrito por Rafael Netto com colaboração de João Pedro Brutschin na(s) categoria(s): Custos e Finanças
Realizar a análise de crédito de clientes é uma forma de conferir seu histórico de honrar ou não os compromissos assumidos financeiramente. Essa informação é relevante na hora de enviar propostas comerciais, oferecendo condições que sejam condizentes com a confiabilidade que o cliente passa.
Essa análise de riscos é realizada em cima de critérios e pontuações geradas pela inadimplência do cliente perante fornecedores. Há empresas que recolhem esse histórico e oferecem a análise, paga ou gratuita, para que você tenha mais certeza na hora de realizar uma proposta.
O artigo abaixo explicará a importância dessa operação, como realizar a análise de crédito, empresas que realizam esse tipo de análise e também uma forma gratuita de realizar análise de crédito de clientes durante propostas comerciais no setor industrial.
Faça uma boa leitura!
Índice do artigo

A análise de crédito de clientes é uma forma de empresas no geral, mas principalmente instituições financeiras, de avaliar o histórico de crédito de uma pessoa física ou jurídica.
Isso é, avalia-se como a pessoa se comporta com créditos tomados, seja através de empréstimos ou contas parceladas.
Conhecer esse histórico permite às empresas diminuírem o risco de inadimplência, podendo negar vendas em modalidade de crédito ou oferecer condições de pagamento condizentes com o cliente.
A metodologia mais aplicada por empresas na hora de realizar a análise de crédito é a dos 5 Cs, que são 5 critérios de avaliação do potencial de pagamento de um cliente:
Uma ferramenta boa (e gratuita) de redução de inadimplência de clientes é a régua de cobrança. Trata-se de um roteiro de ações e contatos estratégicos-graduais para realizar cobranças e que costuma ser eficiente na hora de cobrar os seus clientes, sendo altamente recomendada por gestores financeiros e por empresas do ramo financeiro.
O modelo abaixo é totalmente gratuito e vem com instruções de uso, baixe agora:
Normalmente a análise de crédito de clientes não é feita diretamente por você na hora de fornecer produtos e serviços, mas sim acessando instituições financeiras ou sistemas conectados às mesmas.
Cada uma dessas instituições têm seus próprios critérios de análise, mas há alguns pontos em comum.
Normalmente essas instituições consultam as seguintes informações do seu cliente:
Imagine se, sempre que você fizesse uma proposta comercial, recebesse automaticamente a análise de crédito dos seus clientes. Seria muito mais seguro negociar se você tivesse sempre em mãos informações como limite de crédito e limites de inadimplência em valor e dias de atraso.
Melhor ainda: poder bloquear a realização de vendas para clientes reprovados na análise, evitando que mesmo vendedores e representantes comerciais fechem negócio com clientes de alto risco.
O Nomus ERP Industrial é um sistema de gestão integrada para indústrias com funcionalidades para diversas áreas da sua empresa.
Entre elas, está a análise de crédito de clientes automática durante a geração de propostas que traz muito mais agilidade e confiança em suas negociações.
Exemplos da Análise de Crédito de Clientes no Nomus ERP Industrial:



Entenda como funciona o Nomus ERP Industrial, acesse a demonstração grátis:
Contabilidade gerencial, cobranças e vendas, mesmo usando números, não são ciências apenas exatas. Você deve lidar com várias nuances que não são resolvíveis com fórmulas matemáticas.
Lidar com clientes e fornecedores, manter boas relações, se atualizar sobre a reforma tributária: tudo isso demanda estudos constantes de suas variáveis e subjetividades.
Para ajudar você nos estudos, eu, meus colegas e convidados publicamos recorrentemente matérias sobre gestão industrial. Falamos sobre cobranças, produção, tributos, manutenção, recursos humanos, marketing e todas as outras áreas.
Então, inscreva-se no blog para ser notificado sempre que um novo artigo for ao ar e siga nossas redes sociais para receber pílulas de conhecimento:
Obrigado e vamos em frente!

Engenheiro de Produção formado na UFRJ com especializações nas áreas de gestão estratégica, custos, financeira, fiscal e de projetos de software. CEO e fundador da Nomus. Rafael tem mais de 20 anos de experiência como gestor nas áreas de Estratégia, Desenvolvimento de software, Suporte, Implantação, Financeiro, Recursos Humanos, e com implantação de sistemas de PCP e ERP em fábricas de diversos setores, como Alimentos, Metal/mecânico, Plástico, Químico, Farmacêutico, Gráfico, Equipamentos, Náutico, entre outros.
Encontre Rafael Netto nas redes sociais:
Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: