7 ações para aumentar as vendas da sua indústria em 2016

Atualizado em 22/08/18 - Escrito por Matheus Bertoluci na(s) categoria(s): Estratégia / Marketing e vendas

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Talvez o ano de 2015 não tenha sido como o esperado. Poucas vendas, baixo faturamento, inúmeros problemas… Algo que acontece com inúmeras organizações. Como infelizmente para muitos o ano começa somente depois do carnaval, preparei esse artigo para você “iniciar” 2016 com o pé direito.

É hora da mudança!

O início de ano é o momento ideal para rever o site da sua indústria e fazer pequenas alterações. Esta atitude pode resultar em significativos ganhos, desde a organização até no faturamento da sua empresa. Para te ajudar a organizar e otimizar ainda mais a sua indústria eu preparei este artigo para você colocar o setor de Marketing Digital nos trilhos para este ano. Preparado?

1. Tenha Prova Social

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Para aumentar a confiabilidade do seu serviço e a geração de potenciais clientes (também conhecidos como leads), use a prova social a seu favor. Ela surgiu da ideia “Se todo mundo está fazendo isso, então isso deve ser bom”. Ou seja, se os seus potenciais clientes veem no seu site depoimentos e estudos de caso, você está oferecendo uma “prova social” de que os seus atuais clientes estão satisfeitos. Quando você mostra clientes satisfeitos, constrói uma relação de confiança, que acaba fortalecendo o seu poder de venda.

Portanto, em seu site, separe um espaço para colocar provas sociais de clientes que compraram e ficaram satisfeitos. Isso irá ajudar a aumentar suas vendas.

2. Construa um blog

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O blog da sua indústria é essencial para gerar tráfego relevante ao seu site. Um blog não consiste apenas em postar conteúdo regularmente para se posicionar bem na rede de pesquisa do Google. Ele também é uma ótima maneira de apresentar ao seu público um pouco sobre a personalidade da sua indústria. Escreva sobre as notícias e tendências do seu setor. Fale sobre novas parcerias. Comente as novidades de dentro da sua indústria.

Procure sempre criar conteúdo relevante para seu público. O que postar no blog? Procure saber:

  • Quais as principais dúvidas deles?
  • Sobre o que eles gostam de ler?
  • O que eles gostariam de aprender?

Quando você cria conteúdo para o seu publico, a sua indústria passa a ser vista como uma referência no mercado, resultando em aumento de vendas.

3. Use as mídias sociais

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Não preciso nem dizer que sua fábrica ou indústria deve estar na rede social. Interagindo, compartilhando e comentando. Estar ativo nas redes sociais e gerar valor ajuda a aproximar a sua empresa de quem o acompanha por lá, criando uma relação amigável entre marca e seguidor.

Não faça apenas publicidade

Ao planejar as postagens nas redes sociais lembre-se: Ninguém quer ver apenas propagandas aparecendo em suas linhas do tempo. Por isto o ideal é que poste no máximo 20% do conteúdo voltado para a publicidade da sua marca e de seus serviços, e 80% em conteúdos que sejam de fato relevantes para quem o segue. É através de relacionamentos recíprocos que surgem oportunidades diretas(interesse no produto/serviço), ou indiretas(indicação, comentário com pessoas que tenham interesse, compartilhando conteúdos etc). Como diz o ditado, “Gentileza gera gentileza”.

4. Crie conteúdo de qualidade

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Me diga agora: sobre o que seu cliente está procurando hoje na internet? Onde ele procura? De que forma ele pesquisa? Quais palavras usam? – Essas perguntas você deve responder hoje!

Se você quer que sua indústria seja vista como uma autoridade no setor, é necessário produzir conteúdo de liderança de pensamento, ou seja, um conteúdo viral sobre tópicos relevantes no ramo da sua indústria. Escolhendo as palavras certas, ainda é possível otimizar o posicionamento do seu blog nas pesquisas do Google. Sim, é possível colocar o blog da sua empresa entre as primeiras referências de busca!

Quando seu site começa a produzir conteúdo, tudo fica mais fácil. Mas um alerta: não produza conteúdo de qualquer maneira. Você precisa de conteúdo estratégico. E o início da estratégia é responder às peguntas no primeiro parágrafo. Tenha certeza: conteúdo de qualidade ajuda sua indústria a vender mais.

5. Tenha um site responsivo

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Um site responsivo é aquele site que se adapta à tela na qual é exibida, seja a tela do seu smartphone, tablet, notebook, computador ou Tv. O site da sua indústria é responsivo? Ele se adapta a qualquer tela? Ou ele fica distorcido quando é carregado em diferentes tamanhos de telas?

Possuir um site responsivo é muito importante, pois a maioria das pessoas passam um grande de tempo no celular. Fazem pesquisas, consomem conteúdo, criam relacionamentos e acessam sites. Se sua indústria não possui um site que se adapta ao celular, talvez você possa estar perdendo vendas. De que adianta você criar excelentes conteúdos se o seu site não possui versão para celulares? Muitas pessoas irão deixar de consumir conteúdo se o seu site dificulta a leitura.

6. Construa uma base de leads

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Como dito anteriormente, um lead é um potencial cliente. E uma das formas de mantermos contato com nossos clientes é através do email. Cada visitante que entra no seu site e sai sem deixar um e-mail é um oportunidade perdida. Procure colocar no site da indústria algumas opções, sem exagerar, onde o visitante pode deixar o e-mail para receber novos conteúdos criados pelo seu blog. Isso pode ser feito utilizando algumas “iscas”, como:

  • Deixar um local para ele virar assinante da newsletter do seu blog;
  • Oferecer materiais ricos (como ebooks, planilhas, seminários web, diagnósticos, vídeos exclusivos, etc ) em troca do contato de email;
  • Disponibilizar cursos sobre um assunto no qual sua empresa domina(gerando automaticamente autoridade no assunto)
  • Criar uma chamada(conhecido com Call to Action) para ele deixar o email e receber novos posts do blog.

A partir do momento em que um lead passa a receber notícias da sua empresa que são relevantes para ela, mais uma vez,  a sua indústria fortalecer os laços com este potencial cliente, abrindo a oportunidade dele fazer negócio com a sua indústria.

7. Prepare sua produção para o aumento nas vendas

Realmente, não adianta vender mais se você não tiver como atender às novas demandas. Portanto, é fundamental que você prepare sua produção e seus estoques para poder de fato aumentar o faturamento.

Lembre-se que estoques em excesso representam um custo de capital empatado e podem esconder diversos problemas de gestão. Por isso,  assine e acompanhe em primeira mão todas as dicas no Blog Industrial da Nomus para entender como manter seus estoques em equilíbrio, aumentar a produtividade da sua indústria e obter diversos benefícios.

Espero que com esse passo a passo você possa começar o ano com o pé direito. Aproveite para compartilhar nos comentários quais estratégias a sua indústria está utilizando atualmente para atrair clientes.


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Formado em publicidade e propaganda, Matheus é especialista em vendas online e ajuda empresas a aumentar o faturamento através da internet usando os 04 pilares do marketing digital: email, busca, conteúdo, mídias sociais.


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