5 ações essenciais para alavancar a gestão financeira da sua indústria


Atualizado em 16/12/20 - Escrito por Pedro Parreiras com colaboração de Karina Gomes na(s) categoria(s): Controle financeiro / Custos e Finanças / Processos e Organização

dicas-setor-financeiro

A gestão financeira é o setor da indústria que integra todos os outros. Portanto, se não tiver uma boa administração, pode prejudicar o andamento de toda a empresa.

Muitas indústrias de pequeno porte não possuem um setor financeiro de grande sucesso e que impulsiona os resultados porque não têm conhecimento suficiente para alavancar essa área e, consequentemente, a empresa.

Para auxiliar os gestores industriais a tomarem as melhores decisões para esse setor, reunimos 5 dicas essenciais para o sucesso financeiro de uma indústria e uma dica extra. Confira:

1. Projeções realistas de receitas

Para realizar as projeções de vendas, receitas geradas e lucros obtidos da sua indústria, é importante considerar os resultados atuais e empregar um índice de diminuição dos rendimentos para que o cálculo seja mais realista e seguro.

Muitas empresas falham nesse processo ao estipularem um rendimento muito alto, que não condiz com a realidade da fábrica e não considera os riscos e imprevistos que podem ocorrer durante a gestão.

2. Projeções reduzidas de custos

Para elaborar as projeções de custos e despesas, é preciso checar os últimos resultados da fábrica e considerar esses dados com uma taxa de favorecimento. Dessa forma, a projeção vai estar o mais próximo possível do resultado real.

Apesar de ser importante ter otimismo quanto ao rendimento da indústria, esse fator não deve estar presente na projeção, já que estipular custos muito baixos pode prejudicar a gestão financeira da indústria.

Leia mais:

3. Equilíbrio no índice de capital imobilizado

Esse fator é de extrema importância para a gestão financeira de uma indústria, já que no caso da empresa imobilizar uma parte significativa do capital, o risco de encontrar obstáculos para receber o resultado esperado e gastar tempo e mão de obra para cobrir circunstâncias inesperadas é muito grande. Portanto, o gestor precisa garantir o controle dessa parte das finanças.

4. Cumprimento de prazos

Por que a execução no tempo estipulado das atividades do planejamento pode ajudar a gestão financeira da indústria? Simples: o não cumprimento das datas do cronograma pode carecer de um investimento maior que o esperado para cobrir o tempo de adiamento até que a fábrica comece a produzir receitas. Portanto, elabore um cronograma considerando atrasos e os capitais que serão movidos para cobri-los.

5. Planejamento de financiamentos:

O primeiro passo para adquirir um financiamento é ter como apoio o planejamento do projeto e consultar o cronograma para certificar-se de quando a geração de caixa será capaz de se nivelar com os períodos previstos para o pagamento desse subsídio. Portanto, o período de tempo para o pagamento precisa ser capaz de dar o tempo da indústria iniciar a produção de receitas.

Nesse item, é fundamental se atentar a outra questão: o planejamento do quanto a geração de caixa pode ser limitada sem prejudicar o abatimento do financiamento.

Leia mais:

6. Administração de outros setores com um software ERP

Para a sua indústria ter um bom desempenho financeiro, além de controlar o setor financeiro, é fundamental que os outros setores, como vendas, faturamento, compras, produção e qualidade estejam trabalhando de forma otimizada, para manter a competitividade da empresa e satisfação de seus clientes.

Por isso, um software ERP, como o Nomus ERP Industrial, é vital para um controle integral da fábrica, contemplando todos os setores. Caso tenha interesse, recomendo agendar uma demonstração do software e conhecer como o Nomus ERP Industrial pode ajudar sua indústria. Tenho certeza que será de grande valia, já que o ERP Industrial é focado em indústrias e entende bem as necessidades deste setor.


Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: