Mercado de trabalho depois dos 30 anos: é possível?


Atualizado em 13/07/23 - Escrito por Equipe Nomus na(s) categoria(s): Processos e Organização / Produção / Recursos Humanos

Glossario

Buscar uma oportunidade de emprego é sempre um assunto importante. O fato é que devemos devemos deixar de lado as barreiras e dar tudo de si para chegar aos objetivos. Pode parecer impossível se inserir no mercado de trabalho depois dos 30 anos, mas não é.

Através da interação em nosso canal no Youtube, um espectador buscou tratar dessa dúvida e consideramos interessante para produzir um artigo:

Wandeharley Oliveira

Qual sua opinião sobre pessoas que se formam um pouco mais tarde, terminarei minha graduação em Eng. De Produção aos 32 anos, consigo concorrer de igual pra igual com a garotada de vinte e poucos anos? sou técnico em segurança do trabalho e atuo nesta área a 6 anos, tenho experiência na construção civil, mas especificamente em hidrelétricas e também na área de treinamento de segurança do trabalho, falo inglês também e espero que isso seja um diferencial mesmo sabendo que um outro idioma hj em dia é uma obrigação.

Obrigado amigo, grande abraço.

Mercado de trabalho

Tenho 38 anos e sei que o mercado de trabalho hoje possui muitas empresas que desprezam pessoas um pouco mais velhas. Depois dos 40, realmente, é mais complicado de se alocar. Porém, não acredito que este empecilho seja um impedimento, dependendo da sua força de vontade de querer trabalhar.

Se estivéssemos falando de alguma outra atividade, como no esporte, a necessidade de iniciar no início da juventude seria maior, por depender do desempenho físico. Em meados dos 30 anos, de acordo com as novas expectativas de vida, representa apenas 1/4 da vida, pela premissa de se tornar comum ultrapassar os 100 anos de idade.

Para o caso específico do Wandeharley Oliveira, 32 anos, penso que ainda está muito novo. Depende de sua força de vontade, principalmente, por ter uma experiência incrível. Pode ser que essa barreira esteja na sua cabeça. Com certeza as empresas buscam profissionais que geram transformação, acredite e busque seu espaço.

O trabalho após os 30 anos é algo bem abrangente. Podemos falar de uma pessoa que trabalhou anos em uma mesma profissão e simplesmente está procurando um emprego melhor na mesma área, ou alguém que não tem experiência e está apenas começando.

Para quem não tem experiência e está começando agora

Coloque a idade de lado

Se você não tem experiência e não quer ser julgado pela sua idade, a primeira coisa que precisa fazer é colocá-la de lado. Ou seja, você não pode esperar que as pessoas forneçam algum tipo de tratamento especial por conta dos seus anos vividos.

Elas não necessariamente vão querer ouvir seus conselhos. Você poderá ter um chefe de 22 anos e podem pedir para você fazer coisas bobas ou que você ache que não irão dar certo. E isso está tudo bem. Lembre-se, você está começando.

Você precisa ser humilde e se portar como qualquer um que esteja começando em algo. Ver, ouvir e aprender.

Busque um estágio

Se você está fazendo uma faculdade ou curso, é muito importante que consiga algum tipo de estágio antes de se formar. Mesmo que seja algo sem remuneração. Considere ele como um curso gratuito caso prefira.

O ideal é que procure um estágio logo no primeiro período da faculdade. Uma sugestão é verificar se a sua faculdade possui algum tipo de empresa júnior onde você possa trabalhar na área.

Com estágios no seu currículo, a sua busca por uma oportunidade no mercado de trabalho será muito mais fácil. Além disso, você poderá ser efetivado na própria empresa em que estagiou.

Se você estiver sem trabalho, o seu trabalho é conseguir um trabalho

Se por acaso você atualmente estiver sem uma fonte de renda, o seu trabalho tem que ser conseguir um. Você deve encarar a sua entrada no mercado de trabalho como seu emprego atual.

Nada de dormir até tarde ou passar horas e horas no celular ou na frente da TV. O seu emprego é conseguir entrar no mercado de trabalho e o seu chefe é você.

Então encare essa missão de entrar no mercado de trabalho como um verdadeiro emprego. Ou seja, dedique pelo menos 8 horas por dia para essa tarefa. Tenha uma hora para começar, almoçar e terminar.

Essas 8 horas não precisam ser apenas procurando emprego, elas devem ser dedicadas a qualquer atividade que leve você a cumprir a missão. Como por exemplo:

  • Procurar e se cadastrar em vagas de estágio e emprego
  • Fazer cursos e formações na área em que deseja começar
  • Ler livros e estudar por conta própria sobre o setor
  • Participar de eventos e comunidades da área (Linkedin, fóruns etc)
  • Fazer network nesses eventos e comunidades, conhecendo pessoas do setor
  • Pensar e aplicar formas de empreender e oferecer serviços da área por conta própria
  • Estudar empresas do setor
  • Estudar Inglês e outras atividades que podem ser diferenciais na área

Se você realmente levar isso a sério e de fato dedicar 8 horas por dia para melhorar você mesmo e buscar oportunidades, é certo que você eventualmente conseguirá.

Para quem já tem experiência

Se você já tem experiência na área e está buscando apenas uma realocação em uma empresa melhor ou ainda uma mudança de estado, a resposta pode estar no network e como você se apresenta.

Network

Pouco adianta ter muitos anos de experiência e ter conseguido resultados incríveis se você não conhece pessoas que possam aproveitar esse seu know-how.

Participe de eventos e comunidades da sua área para assim conhecer pessoas do setor e identificar novas oportunidades para sua vida profissional.

Apresentação – Faça um caso de sucesso de você mesmo

Se você já fez bastante coisa, você precisa mostrar isso de forma clara e solida para as pessoas da sua área.

Então prepare um portfolio detalhado dos principais trabalhos que realizou, com as atividades que fez e quais resultados gerou.

Foque nos resultados que gerou. Lembre-se, as empresas, tanto se você estiver procurando um emprego ou quiser empreender, estão atrás de resultados.

Então se você conseguir um portfolio que é um verdadeiro caso de sucesso de você mesmo, mostrando números que você conquistou durante a sua carreira, isso será um grande diferencial.

Além disso, busque cartas de recomendação de colegas de trabalho, diretores etc. Essa tática funciona muito bem no Linkedin também. Isso funcionará como os depoimentos do seu caso de sucesso.

Inspirações

Tenho um colega de 75 anos, que conheci fazendo uma formação em coaching. Formado em Medicina, Economia, Administração, também é maestro. Fiquei curioso para saber o que ele estava fazendo no curso, onde o conheci e a resposta me surpreendeu bastante: “estou me preparando para começar uma nova carreira”.

Trata-se de uma pessoa inteligente, que sabe dos anos que tem pela frente e entende a necessidade de não estagnar. Poderia, muito bem, buscar uma aposentadoria e ficar acomodado, mas isso vai te definhando, tirando seu prazer de viver.

Atitude para vencer

Hoje vemos muitas pessoas reclamando das circunstâncias, dizendo que “ninguém contrata engenheiro”. Você não pode mudar o mercado, deve se adequar a ele. Preocupe-se naquilo em que você pode controlar: dê o seu melhor!

VEJA MAIS – Como conseguir um estágio em Engenharia de Produção

Se uma empresa tem em seu plano de carreira contratar o estagiário, efetivá-lo como analista, desenvolvê-lo na função, para chegar até um cargo de gerência, será difícil mudar essa realidade. Ao contratar como engenheiro existem regras que direcionam as empresas a pagarem salário mínimo referente a tal cargo. Tire o foco disto, pois será muito difícil mudar esse fato. Pare de reclamar e pensar que isso é um problema e foque nas verdadeiras adversidades de sua empresa, para resolvê-las e crescer.

Na minha empresa valorizo as pessoas que trazem soluções.  Se você fizer isso estará dando mais de 100%.

Engenharia de Produção e sua generalidade

A tendência é que as opções no mercado de engenheiros sigam aumentando, pelo fato de existir cada vez mais a demanda de profissionais da área pelas empresas. Essa procura se dá, principalmente pelas características de um profissional com uma formação genérica, com perfil técnico.

VEJA MAIS – Descubra qual o futuro do profissional de engenharia de produção

Ao longo dos períodos da Engenharia de Produção pode-se notar a presença de disciplinas de outras engenharias, o que confere uma característica multidisciplinar ao curso. Formação que indica a generalidade como especialidade do profissional da área, além das bases matemáticas, econômicas e estatísticas. Dessa forma, torna-se mais fácil a adaptação em diferentes atuações do mercado de trabalho.

Esperamos te ajudar

Dúvidas como essas sempre são bem vindas. Entre em contato, sempre será um prazer ajudar e dividir nosso conhecimento. Nós que agradecemos a confiança. Espero de coração, que possa ter contribuído para você e todos que puderam acompanhar. Veja também uma demonstração do ERP Industrial da Nomus, o sistema de gestão especializado em indústria desenvolvido pela Nomus.

Nomus ERP Industrial

16 Comentários

  1. Aline disse:

    Adorei este texto. Pessoas de 30 e 40 são jovens mesmo. Poxa, se uma pessoa pode chegar até quase 100 anos, uma de 30 é bem jovem mesmo. Da mesma forma que se uma se 75 anos está procurando emprego, uma de 40 é bem jovem também. Acho errado esse preconceito de idade, porque 30 e 40 anos são pessoas jovens. O importante e ideal é se qualificar, independente da idade.

  2. Adriano disse:

    Não gostei muito dos exemplos utilizados. Todos foram de pessoas antigas, que já trabalhavam bastante e com uma boa experiência, em uma época completamente diferente, de um mundo desconectado e em descoberta, onde ideias idênticas em lugares diferentes obtinham sucesso. O exemplo do Ray Croc, particularmente, eu achei infeliz, porque a mudança foi tão somente na taxa de sucesso dele, visto que ele já trabalhava muito naquele meio e até era muito ambicioso, mas encontrava-se em uma mesmice e uniu o útil ao agradável (pra ele). Através de uma série de atitudes moralmente questionáveis (e deveras predatórias), ele conseguiu chegar onde queria.

    Mas o ponto de trazer soluções é crucial: todo mundo sabe reclamar e também consegue dizer como gostaria que as coisas fossem. Agora, colocar a mão na massa para tornar isso realidade e mostrar o que se deve fazer, passo a passo, para chegar lá, aí é o grande desafio.

    Para mim, a verdade é que o mercado de trabalho após os 30 anos de idade envolve engolir muito do orgulho e dignidade da pessoa, pois deverá aceitar trabalhar com pessoas muito mais jovens, que estão iniciando a vida laboral e talvez sejam melhores (ou até muito melhores) que você, apesar da idade. É preciso ficar sempre esperto e atento para aproveitar a sabedoria de vida que os anos te forneceram e aprender ao máximo com todos, na tentativa de diminuir o gap de aptidões entre você e os mais jovens, além de se aproximar ao máximo as pessoas da sua faixa de idade que provavelmente estarão acima, com uma carreira mais consolidada.

    Não é fácil, mas é um plano de médio-longo prazo. Será necessário “levar desaforo pra casa” e “transcender” muitos períodos de frustrações, principalmente se você quiser subir muito na carreira. Não é uma tarefa sem fim, porém: quando você se sentir confortável ao ponto onde chegou, ou sentir que sua “sede de poder” já foi sanada, é saudável aproveitar mais o momento e focar mais na manutenção do que foi conquistado.

    O resto, a partir daí, vem naturalmente.

  3. Camila da silva disse:

    Tenho 32 anos nunca trabalhei com registro na carteira agora quero muito e preciso estou sendo chamada para muitas entrevistas mais nenhuma me contrata tem horas que fica desesperador ,Mais contínuo tentando .

  4. Wellington Telles disse:

    Não é tão simples assim, as empresas fazem um corte drástico em relação a idade sim… Engenharia de Produção…. é o nome dado bonito para Administração…. não vi nenhum curso sério no Brasil que um Engenheiro de Produção saiba bem de uma determinada área…. Engenharia Elétrica de Produção, Engenharia Mecânica de Produção ai sim… mas o genérico só serve para administrar pessoas….O mercado busca por especialização (um itens em específico, exemplo: automação de tampinha de garrafa) do profissional, ou seja, você tem que se focar em algo que depois é um tiro no pé… pois limita as vagas para aquele foco específico….No Brasil idade é um fardo….poucos locais/empresas te veem como experiente…as empresas de RH só querem saber se você é ambicioso

  5. Jose Carlos disse:

    Texto fantasioso, pura bobagem. Só quem vive a realidade sabe que as coisas não são assim.

  6. nomusadmin disse:

    Olá Jose, obrigado pela sua opinião.

    Concordamos que precisamos melhorar esse texto e colocamos no calendário para reescrever este artigo.

    Um abraço

  7. Valéria abadia Resende de sousa disse:

    Infelizmente o texto está um tanto quanto fora da realidade, citar como exemplo Roberto Marinho foi até absurdo. Tenho hoje 35 anos, formada em direito há um ano e meio. Antes de iniciar a faculdade sempre assistente administrativa ou financeira, mas deixei essas funções desde o início da faculdade e fazia estágios. Ocorre que os estágios não ensinavam a profissão em si, o estagiário é mais uma espécie de faz tudo, quebra-galho. E então , durante os 6 anos que levei para fazer o curso fiquei nessa de estágios, desemprego, vendas em call center. Ao terminar o curso, começou a luta, envio currículo para todos os escritórios de advs, e são muitos, e não consigo nada, entrevista a gente consegue, mas quando vê a gente, e olha que tenho boa aparência; mas eles dão a vaga para pessoas de 20 a 25 anos. Consegui um emprego ano passado em um escritório de advocacia, área bancária, assim mesmo, para fazer aquele tipo de serviço difícil e que ninguém quer fazer, nesse escritório, a pessoa da área jurídica mais velha era eu, minha coordenadora tinha, 26 anos!!!! Mas, agora, segundo eles, em razão da pandemia e sem muita demanda de serviços, me dispersaram, mas sei que a pessoa que foi chamada para fazer meu serviço e outros mais tem 22 anos. E já tentei voltar a trabalhar na área administrativa, mas essa nem para entrevista me chamam, visto que depois de tanto tempo, obviamente fiquei desatualizada da área. É desolador, e tipo a gente fica sem saber o que fazer, porque parece que nao adianta nem fazer mais cursos, especializar em algo, porque não vai mudar muito.

  8. nomusadmin disse:

    Olá Valéria, reescrevemos parte do artigo baseado no feedback dos comentários. Espero que goste das mudanças. Um abraço!

  9. Sam disse:

    Tenho 32 anos, mas meu passado foi difícil por causa da depressão, n conseguia ficar em trabalho nenhum, n consegui estudar. Hj com 32 anos n tenho quase nenhuma experiência na carteira e nenhum curso completo, e todas as empresas me ignoram, pra ser bem sincero, acho q n tenho mais chances, já era pra mim.

  10. montanhês disse:

    Gostei da matéria, parece que foi atualizada.. Enfim, tenho 33 anos, facul, mestrado mas tá fogo pra arrumar um emprego que seja na minha área de formação. Tenho algumas cartas na manga, como por exemplo dar aulas, mas sem experiência profissional na área vai ser complicado.. hoje, eu mto deprê, tento me consolar que apesar de estarmos desempregados, somos boas pessoas, não roubamos, não machucamos e tentamos fazer o bem, então não devemos ficar sentindo dó de nós mesmos mais do que o necessário.. Legal a matéria citar que precisamos ter esforço… Acho importante dizer que se se tem um Sonho, tudo fica mais fácil, basta esforço e paciência… Alguns sonhos eu esqueci, estou tentando reimaginar um bom sonho e que com esforço consiga conquistar. Abraço a todos

  11. Vanessa disse:

    Sinceramente, tem uma frase que diz “emprego tá difícil, porém trabalho tem de sobra”. Muitos não conseguem ser chamados pra trabalhar, nem sempre é por conta da idade, mas sim porque não aceitam pegar qualquer coisa. Se a pessoa é formada no curso tal, ela só vai querer emprego somente naquela área. Porém não quer procurar no mercado, na loja ou algo do tipo apenas para não ficar parado. Eu sei que quando uma pessoa se forma ela deseja (é óbvio) emprego naquela área que ela levou anos estudando, porém, tem que levar em consideração que ninguém merece ficar nas costas de ninguém, dependendo de ajuda, morando com pai e mãe, já que não tem serviço. E também entra em questão da pandemia, a pessoa precisa se reinventar. Chegou uma época da minha vida que tive que vender perfume na rua pra sobreviver, e eu sou formada. Foi difícil mas fazer o que… Hoje trabalho na área que estudei, porém tive que prestar concurso. Só assim fui chamada e sem preconceito com idade. Depender de empresa chamar pra alguma coisa hoje em dia, a gente morre é de fome.

  12. Fernando disse:

    mas se já está ruim para a pessoa com 35 com um diploma, vai estar mais ainda para a pessoa com 35 sem um diploma*

  13. cadmio48cd disse:

    acredito que fica mais difícil de arrumar emprego depois dos 30 anos porque é uma cultura do passado, pois como a expectativa de vida era mais baixa antigamente, davam-se preferência aos mais jovens por acreditar que eles seriam mais produtivos que os mais velhos, porém hoje em dia é fato que os jovens são mais qualificados e ganham melhores salários do que os jovens de 10 anos atrás, por outro lado, as pessoas mais velhas hoje são, em média, menos qualificadas e exigem um salário maior para vagas onde os jovens aceitariam facilmente por um salário mais baixo, além do fato de muitas já terem filhos, o que pode ser desanimador para os recrutadores. as pessoas também precisam parar de ficar mudando de empregos como se muda de roupas pois isso pode ser um ponto negativo.

  14. Julio César disse:

    Acontece que as pessoas não estão conseguindo se manter nas suas respectivas áreas e migram para outras. É normal, é um extinto de sobrevivência, ou muda, ou espera o ostracismo vim, e aí como fazer?
    As pessoas não tem culpa do mundo cão ser desse jeito, o capitalismo arruinar a vida das pessoas e não oferecer a elas oportunidades, pois, além de não gerar oportunidades, corta funcionários para obter lucros estratosféricos.
    Se existisse um balaço nas carreiras das pessoas, elas não mudariam tanto assim.

  15. Marcos disse:

    Infelizmente essa é a realidade; tenho 41 anos e há cinco procuro “trabalho”, mesmo se atualizando, correndo atrás não dá.

  16. Marcos disse:

    Infelizmente essa é a realidade; tenho 41 anos e há cinco procuro “trabalho”,

Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: