Atualizado em 14/01/25 - Escrito por João Pedro na(s) categoria(s): Engenharia de produto / Processos e Organização / Produção
Os sites de indústria e empreendedorismo, no geral, anunciam as mesmas tendências todos os anos: automação, sustentabilidade, eficiência e coisas similares. Não vou questionar esses autores, mas ajudarei você com informação mais específica e qualificada.
O que eu chamo de tendências secretas não é resultado de espionagem industrial, mas garimpei sim informações mais apuradas, específicas e interessantes. É importante, no entanto, lembrar que tendência não é regra.
A partir do que eu trouxer aqui, você deve avançar nas pesquisas para ver como se aplica ao seu negócio e se a tendência cresce ou morre. O que eu fiz foi me basear nos últimos anos e o que se proliferou nos mesmos entre as indústrias e os consumidores.
Entenda melhor abaixo, faça uma boa leitura.
Índice do artigo
Nos anos de 2023 e 2024, houve um boom de produção e consumo de alimentos utilizando o pistache e seus processados. E isso é curioso, já que o Brasil não produz o ingrediente no próprio solo. O que levou a tendência a ser tão grande foi uma jogada de mercado vindo do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
Segundo a matéria da BBC News, o USDA tem investido na divulgação do ingrediente pistache pelo Brasil desde 2020. Os EUA estavam com grande produção da noz e precisavam exportar para algum lugar. As terras tupiniquins foram escolhidas.
Isso demonstra que padrões de consumo e tendências da indústria não vêm de baixo para cima apenas. É um jogo de mercado e consumidor, com principalmente o mercado investindo na promoção daquilo que quer vender, gerando demandas.
A partir disso, podemos entender que existe algo antes de algo virar tendência. E identificar esse algo é o que te coloca um passo à frente do mercado. Não há respostas certas, mas há possibilidades e sugestões de por onde será a próxima febre – e é daí que vem essa matéria.
O trabalho de estudar tendências e prever o que será sucesso na indústria para os próximos anos é uma tentativa de “previsão de futuro”. Só que não há bola de cristal ou tarô que preveja esta ou aquela matéria-prima como a mais importante da década. O que há são relatórios, baseados em estudos ou no que se quer que seja sucesso.
É preciso ter um olhar crítico quando se estudam tendências e relatórios da chamada futurologia. Muitas empresas vão apontar seus próprios produtos, de forma direta ou indireta, como sendo a grande revolução econômica para o ano.
Por isso, os estudos que trouxemos abaixo foram baseados na nossa pesquisa por fontes confiáveis. Isso não quer dizer que você deve seguir à risca. Nossa sugestão é que você estude mais a fundo e, se fizer sentido aplicar essas tendências, testar águas antes de “cair de cabeça”. Lance produtos e faça mudanças experimentais.
As tendências secretas da indústria são aquelas que não estão tão evidentes assim e que se perdem nas matérias dos portais mais populares que se limitam a falar a mesma coisa todos os anos sobre o assunto.
O que eu mirei em trazer abaixo foi o próximo pistache, a próxima matéria-prima ou processo que pode ser um boom na indústria – e que mesmo que não seja o grande protagonista de 2025-2026, ainda pode trazer grandes vantagens para sua produção.
Vamos à lista:
Cozinhar em casa os diferentes pratos de diversos países é um hobbie desejado por muita gente que não coloca em prática por não saber onde encontrar os ingredientes. A indústria alimentícia responde a esse anseio com os kits de preparo, uma tendência em que você vende produtos com todos os ingredientes necessários para um prato.
Fonte: Divulgação da Sra. Inovadeira sobre a SIAL – Feira Bianual de Tendências do Setor Alimentício
A cor arroxada/azulada é a previsão que a WGSN fez em parceria com a Coloro e previu como a cor do ano no ano de 2024. A WGSN é uma empresa de pesquisa de produtos, insights e inovações que há anos desafia a Pantone ao apontar a cor do ano conforme seus relatórios.
A Future Dusk vem no código 129-35-18 e se parece com mais ou menos isto:
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Probióticos são bactérias que trazem benefícios para as pessoas e são usados como ingredientes em alimentos industriais. Já é possível conferi-las em macarrões, bolachas e até mesmo ameixas secas.
Fonte: Divulgação da Sra. Inovadeira sobre a SIAL – Feira Bianual de Tendências do Setor Alimentício
Em 2025, a tendência de marcas se reunindo para criar novos produtos, muitas vezes limitados, continuará forte. Isso porque houve um aumento significativo da “funflation”, comportamento onde consumidores prorizam gastos com experiências. O que deve-se ver, no entanto, é que as pessoas estão mais acostumadas com as collabs e exigirão ideias mais inovadoras.
As embalagens cartonadas, feitas de papel, têm sido tendência lá fora. É uma forma de reduzir o impacto ambiental (ESG) e ainda trazer mais praticidade para o consumo de alimentos. O que ainda não é tendência, mas vai na mesma direção, e ainda usa matéria-prima brasileira, é o uso de restos de frutas para produzir embalagens. Saiba mais sobre 15 matérias-primas inovadoras.
Fonte: Divulgação da Sra. Inovadeira sobre a SIAL – Feira Bianual de Tendências do Setor Alimentício
Segundo o estudo Panorama Mercado Software 2024, 33,3% das empresas no Brasil pretendem adquirir ou trocar seus sistemas ERPs nos próximos 2 anos e, isso significa, em 2026 e 2026.
A tendência é que o uso da ferramenta se torne cada vez mais básico em uma gestão, deixando de ser uma inovação e se tornando uma necessidade da gestão moderna. É como a internet: uma empresa sem conexão está praticamente “morta” hoje. O ERP é o que será um dos próximos grandes filtros.
O ERP Industrial é uma versão desse tipo de sistema que oferecer funcionalidades específicas para a indústria. Saiba mais sobre ERP clicando aqui e assista a uma demonstração grátis para ver um ERP Industrial em funcionamento:
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As tendências para os próximos anos já estão presentes em alguns relatórios, mas ocmo dissemos, é importante ver quem os publicou e com que intuito. Aqui na Nomus, buscamos sempre ser honestos e divulgar aquilo que tenha pesquisa para embasar de fato o que dizemos.
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