Sistema de importação para indústrias: o que é e como escolher o melhor


Atualizado em 30/01/26 - Escrito por Thiago Leão colaboração de João Pedro Brutschin na(s) categoria(s): Logística / Processos e Organização

Nomus Guia Fiscal

Um sistema de importação para indústrias é uma plataforma ou um conjunto de funcionalidades de uma plataforma que dá controle total ao processo de compras de produtos importados, emissão de documentos importantes e apoio ao controle logístico.

Ao usar um ERP para indústrias com sistema de importação de produtos, você consegue alinhar as projeções, decisões e expectativas com dados importantes, como fluxo de caixa, giro de estoque, localização de caminhões, entre outros, e abaixo você entenderá por quê.

Com o novo acordo do Mercosul com a União Européia acontecendo, vem também muito incentivo para a importação de produtos. Se a sua indústria opera com importação, seja para uso próprio, revenda ou prestação de serviços, usar um bom sistema será ideal para aproveitar a oportunidade.

Faça uma boa leitura!

sistema de importação para indústrias

O que é um sistema de importação para indústrias?

Um sistema de importação de produtos para indústrias é uma ferramenta que, como diz o nome, auxilia na importação de produtos. Não é um marketplace de fornecedores.

É uma forma de você acompanhar as compras realizadas, as entregas que estão sendo feitas, deslocamento entre armazéns, comparar as compras com a projeção de estoque, e garantir os procedimentos legais para evitar problemas com o fisco.

Uma ferramenta como essa é o básico para se ter controle financeiro, produtivo, fiscal e de qualidade quando se opera com importações. O melhor, no entanto, é não usar um sistema de importação para indústrias independente, mas sim, um que seja parte de uma ferramenta maior.

É o caso dos ERPs, sistema de gestão integrada, para indústrias que oferecem esse tipo de funcionalidade. Dessa forma, todos os dados da sua empresa são centralizados para tomadas de decisão com base na realidade, evitando inserção manual de informações, automatizando a emissão de relatórios e garantindo a segurança e integridade desses dados.

Funcionalidades de um sistema de importação para indústrias

Um bom sistema de importação para indústrias precisa ter funcionalidades alinhadas com as necessidades dessa operação. Abaixo, você confere uma lista daquilo que pode ser encontrado ao menos no Nomus ERP Industrial. Isso é, sem considerar as demais funcionalidades, de integração e gestão de todas as áreas da empresa.

Solicitações de compra: Permite gerar solicitações de compra integradas ao plano de produção e ao MRP, indicando exatamente o que comprar, quanto comprar e para quando comprar, garantindo níveis de estoque equilibrados e maior controle sobre os materiais;

Cotações de compra: Permite realizar cotações de compra com fornecedores para atender às solicitações de compra, facilitando a comparação de condições e apoiando decisões mais eficientes no processo de aquisição;

Pedidos de compra: Permite gerar pedidos de compra a partir de solicitações ou cotações, enviar pedidos por e-mail aos fornecedores com layout personalizado e acompanhar o cumprimento dos prazos de entrega, garantindo mais controle e previsibilidade no processo de compras;

Recebimento de produtos importados: Permite gerar documentos de entrada específicos para produtos importados a partir de pedidos de compra, com integração ao controle de estoque e ao financeiro. Também possibilita o registro completo das informações da DI (Declaração de Importação), como valores de tributos, taxas e adições, garantindo conformidade e controle no processo de importação;

Rateio de frete, seguro e taxas da DI: Permite configurar o Nomus ERP Industrial para realizar o rateio de frete, seguro e taxas da DI entre todos os produtos e adições da Declaração de Importação, garantindo a correta composição de custos e a emissão adequada da NF-e de entrada de importação;

Conferência de DI: Permite realizar a conferência do rateio de frete, seguro e taxas, bem como dos cálculos dos tributos II, IPI, PIS, COFINS e ICMS, comparando as informações do sistema com a DI antes da emissão da NF-e de importação, assegurando maior precisão e conformidade fiscal

Emissão de NF-e de entrada de importação: Permite emitir NF-e de entrada de importação de forma integrada aos processos de compras, recebimento, estoque e financeiro, garantindo consistência das informações e maior controle em toda a operação;

Importação do XML da DI para emissão de NF-e de importação: Permite importar o arquivo XML da DI (Declaração de Importação), extraído do Siscomex, para otimizar a criação do documento de entrada e a geração da NF-e de importação, reduzindo retrabalho e aumentando a agilidade no processo.

Todas essas funcionalidades ainda precisam ser integradas à gestão da sua empresa para garantir conformidade, relatórios realistas, tomadas de decisão com base em dados verdadeiros e automação de emissão documentos de importação.

Para isso, é preciso usar um sistema de gestão integrada para indústrias com funcionalidades avançadas de sistema de importação.

Você encontra tudo isso e mais no Nomus ERP Industrial, que possui demonstração grátis: acesse agora mesmo.

Novo acordo do Mercosul com a União Européia, importação e reforma tributária

O novo acordo do Mercosul com a União Européia foi um ato político-comercial entre diversos países que afetam a taxação de importação e exportação de produtos conforme o setor. Por tanto, pode sofrer alterações e, com isso em mente, focarei em questões gerais.

O novo acordo prevê a redução de taxas e a facilitação de importação de produtos industrializados, além da exportação de matéria-prima e certa parte de produtos industriais.

Com isso, abriram-se oportunidades para empresas de importação avançarem nos seus investimentos, inclusive indústrias que importam peças, máquinas etc. Junto a esse acordo, também iniciou-se a Reforma Tributária, o que significa duas mudanças significativas no setor industrial.

Nós temos um curso inteiro gratuito sobre a Reforma Tributária para você assistir, no entanto, saiba que é importante, além de buscar conhecimento, usar ferramentas que auxiliem perante esses grandes eventos políticos-comerciais que afetam o setor industrial.

O Nomus ERP Industrial é um sistema de gestão que já está 100% sincronizado com as alterações que as regras tributárias sofrerão nessa transição gradual.

Além disso, a plataforma possui funcionalidades voltadas para facilitar e automatizar as operações de importação, incluindo emissão de documentos fiscais importantes para prestar contas e liberar os seus produtos o quanto antes.

Você pode entender melhor acessando a demonstração grátis do Nomus ERP Industrial.

O que preciso saber para importar?

Se você deseja começar a importar matérias-primas, ferramentas, peças ou até produtos para revenda, precisa obter alguns conhecimentos básicos. Parte deles está nos tópicos que eu trago abaixo:

O que é DSI Importação?

A DSI (Declaração Simplificada de Importação) é um documento que, assim como a DI (Declaração de Importação) era exigido na importação de mercadorias, sendo a primeira etapa do despacho e pré-requisito para que ele aconteça.

No entanto, tanto a DI quanto a DSI foram substituídas pela DUIMP. A Declaração Única de Importação é um documento com todas as informações da importação para que aconteça o despacho aduaneiro.

O que significa LPCO?

LPCO (Licenças, Permissões, Certificados e Outros Documentos) é o nome de um módulo do Portal Único Siscomex. Sua funcionalidade é otimizar a solicitação e análise de atividades por parte de órgãos regulamentadores como INMETRO, MAPA e ANVISA.

Dessa forma, muitos processos manuais foram digitalizados, reduziram-se etapas de envio e recebimento de documentos, e permitiu que várias análises agora fossem realizadas sobre um único pedido, contemplando diversas licenças.

O que é a nota fiscal de importação?

A Nota Fiscal de Importação é uma nota fiscal de entrada emitida por empresas brasileiras para nacionalizar os itens adquiridos de fornecedores estrangeiros. Através desse documento, você acusa perante o Fisco o recebimento de itens como mercadorias, insumos de produção e peças.

Saiba mais em: Nota Fiscal de Importação: o que é e como emitir na prática

Matéria completa sobre como começar a importar

Você pode aprender a importar produtos para sua indústria em pouco tempo com um artigo que temos aqui no blog. Trata-se de um passo a passo simples, prático e com conselhos de estratégia e tática.

Confira: Como importar produtos em 7 passos e ter sucesso

ERP de Gestão Industrial com Sistema de Importação para Indústrias

O Nomus ERP Industrial é um sistema completo para gestão integrada de indústrias.

Suas funcionalidades são capazes de conectar todos os dados e operações de importação com informações de fluxo de caixa, estoque, comercial, produção, logística, entre outros, além de realizar relatórios de projeção – indispensável na hora de tomar decisões sobre algo tão complexo quanto a importação.

Com o Nomus ERP Industrial, você:

  • Usufrui de todos os benefícios do módulo de Compras para gerenciar o processo de importação de produtos;
  • Faz o rateio de frete, seguro e taxas da DI entre todos os produtos de todas as adições da DI para emissão da NF-e de entrada de importação com agilidade e sem falhas;
  • Emite a NF-e de entrada de importação com agilidade diretamente pelo sistema sem precisar trabalhar com planilhas Excel para calcular valor em R$ dos produtos importados e bases de cálculo dos tributos;
  • Evita erros na emissão da NF-e de entrada de importação comparando os valores totais calculados pelo sistema com os valores da DI (Declaração de Importação).

Confira na prática, acesse a demonstração grátis do Nomus ERP Industrial:



Saiba mais sobre importação para indústrias

Operar com importação na indústria é uma tarefa complexa e delicada. Você lida com muitos fatores e interessados, além de fiscalização contra tráfico, contrabando e sonegação de impostos. Para se manter importando sem dificuldades, você precisa continuar estudando o assunto.

Queremos ajudar você nesses estudos e é por isso que eu, colegas e convidados publicamos recorrentemente neste blog. Nossas matérias envolvem importação, exportação, produção, enfim, todos os assuntos de interesse da indústria.

Convido você a inscrever-se no blog e ser notificado sempre que um novo artigo for ao ar, assim como obter pílulas de conhecimento nas nossas rede sociais:

Obrigado e vamos em frente!

Planilha
Compartilhe agora mesmo:

Avatar photo

Autor do Artigo

Thiago Leão

Engenheiro Mecânico Industrial formado na UERJ, Sócio e diretor comercial da Nomus. Thiago já atuou em fábricas de diversos setores, como: Embarcações, perfuração submarina, metal mecânica, materiais de escritório, alimentício, cosméticos e tubulação.

Encontre Thiago Leão nas redes sociais:


Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: