Indústria 4.0: Dicas importantes para aplicar tecnologias no setor industrial

Atualizado em 22/06/20 - Escrito por Lucas W. Pelisari na(s) categoria(s): Processos e Organização

Chão de fábrica

Se você já pesquisou sobre tecnologias para o setor industrial, provavelmente deve ter ouvido falar sobre indústria 4.0. Mas, o que isso significa e quais são os benefícios que proporciona para o setor industrial?

Quando falamos em implementação de tecnologias em indústrias é comum que existam diversas dúvidas relacionadas ao assunto. Algumas pessoas que possuem poucos conhecimentos técnicos pensem que a tecnologia está relacionada apenas a  criação de um site, por exemplo.

Por esse motivo, se preocupam em contratar um bom serviço de design e programação, uma consultoria SEO, uma hospedagem de site de qualidade, mas não sabem que tecnologia em indústria vai muito além disso.

O conceito de Indústria 4.0 basicamente consiste na implementação de sistemas físicos e virtuais em indústrias. Estamos passando pela quarta revolução industrial, que é composta por tecnologias revolucionárias, como a inteligência artificial, além de sistemas de automação, por exemplo.

Todo esse avanço tecnológico vem proporcionando grandes resultados em indústrias de diversos segmentos, o que chama a atenção de empreendedores.

Se você quer saber mais sobre indústria 4.0, leia este post até o final e confira quais são as tecnologias que estão mudando o mercado!

A importância da indústria 4.0 no mercado

Os avanços da tecnologia ocorrem com o objetivo de proporcionar soluções. Quando falamos em indústrias, essas tecnologias conseguem oferecer melhorias em procedimentos que, até então, eram desorganizados, demorados ou pouco produtivos.

Quanto mais processos são organizados e automatizados, maiores são os benefícios não somente para a indústria, mas também para funcionários de fábricas.

Através da tecnologia é possível ter acesso a máquinas e dispositivos inteligentes, que conseguem realizar suas funções de forma automática, além de gerar dados que são essenciais para o crescimento do negócio.

Também é possível ter acesso a softwares que organizam processos e oferecem soluções para a indústria como um todo. Com isso, o impacto da indústria 4.0 é visível em qualquer tipo de empresa moderna. 

Ao fazer a integração de soluções tecnológicas, é possível observar um aumento de eficiência do trabalho das equipes, reduzindo possíveis custos. Além disso, as indústrias possuem acesso a ferramentas inovadoras, principalmente os softwares inteligentes, que tornam a execução de tarefas muito mais eficazes e rápidas.

Dicas de tecnologias da indústria 4.0

Por mais que a Indústria 4.0 possa parecer algo muito distante para alguns gestores, não tem como negar que ela está cada vez mais presente em fábricas, oferecendo ótimos resultados. E não pense que a tecnologia é aplicada somente em grandes organizações. 

As tecnologias para micro e pequenas empresas também estão cada vez mais chamando a atenção de empreendedores devido às vantagens que proporcionam. 

Logo abaixo, confira algumas dicas de tecnologias decorrentes da indústria 4.0!

Big Data analytics

A solução de Big Data analytics é importante para que exista a análise e filtro de dados. Um erro que costuma acontecer com a implementação de tecnologias é a falta de um processo para integrar, fazer análises e classificar informações de forma precisa. 

Quando se trata de indústrias, a solução de Big Data analytics é considerada recente, mas as fábricas já estão usufruindo de seus benefícios. A coleta e análise de dados pode ser feita com sistemas voltados para esse objetivo, sendo responsáveis por obter e organizar informações corporativas, além de dados de clientes. 

Utilização de robôs autônomos 

A utilização de robôs vem se tornando cada vez mais comum em empresas, principalmente quando falamos em indústrias. Os processos de fábricas tendem a ser muito repetitivos, como o setor de linha de produção, por exemplo. 

Com robôs autônomos, é possível tornar esse trabalhar mais ágil e organizado, sem precisar colocar a saúde de colaboradores em risco, que podem ser prejudicados devido a grande quantidade de movimentos repetitivos durante a execução da tarefa. 

Isso quer dizer que os robôs vão substituir os humanos nas indústrias? Não mesmo! O trabalho de pessoas e robôs autônomos deve ser realizado em parceria, para que os processos sejam cada vez mais aperfeiçoados. 

No entanto, com a utilização de robôs pode ser que determinados setores tenham uma redução de funcionários. Isso porque as indústrias possuem menos gastos ao utilizarem robôs, além de terem maiores resultados – já que um robô está programado para trabalhar de forma ágil.

Integração de sistemas

Hoje em dia, donos de negócios podem ter acesso a todas as informações que precisam em apenas um lugar. Se antes os dados ficavam separados em computadores, HDs externos e pen drives, hoje basta apenas ter um sistema que faça a integração de tudo. 

Uma das opções mais utilizadas é a de nuvem, onde é possível carregar dados, permitir a colaboração de funcionários e a integração com diversos departamentos da empresa. 

A equipe de marketing, por exemplo, pode trabalhar em parceria com gerentes da área comercial de forma muito mais simples. Basta que todas as informações necessárias estejam compartilhadas em uma pasta na nuvem onde ambas equipes tenham acesso. 

Segurança virtual

Com máquinas, sistemas, dispositivos, dados e robôs integrados, é essencial que exista uma ótima segurança virtual nas indústrias. Isso significa que a segurança é necessária para evitar possíveis problemas como a invasão de hackers, por exemplo. 

Esse fator é vital, já que uma possível invasão e coleta de dados confidenciais pode provocar diversos problemas para uma empresa. 

Utilização de realidade aumentada

Imagine que algumas das suas máquinas apresenta algum problema e é necessário fazer uma análise detalhada de seus componentes. Com a realidade aumentada, seus funcionários poderão obter informações em seu campo de visão sobre qual é o real problema, de forma muito mais assertiva e rápida.

Muitas fábricas estão utilizando óculos de realidade aumentada com essa finalidade, para que consigam identificar e solucionar possíveis problemas técnicos de forma muito mais eficaz. 

Porque você deve começar a pensar em investir em Indústria 4.0

A tecnologia está presente em nosso dia a dia e vai continuar em desenvolvimento para oferecer novas soluções para todos. Dessa forma, investir em Indústria 4.0 nada mais é do que agilizar processos que são burocráticos para potencializar negócios.  

Tarefas como organizar, enviar e fazer pesquisa de documentos eram realizadas de forma que demandava muito tempo. Hoje, graças a sistemas, isso não é mais assim, já que os documentos são armazenados de forma digital. 

A indústria 4.0 é vista como uma forma evolucionária para a mudança de produção e negócios. Isso quer dizer que você precisa buscar por soluções inovadoras para sua indústria, caso contrário, terá que ver seu negócio ficar para trás no mercado. 

Não se trata apenas da utilização de máquinas, mas sim de uma estrutura organizada, prática e eficaz para a otimização de processos no geral. 

Então, você está pronto para a Indústria 4.0?

Agora que você já conferiu nossas dicas sobre algumas das tecnologias que mais estão sendo aplicadas no setor industrial, compreenda melhor cada uma delas e escolha as que melhor atendam às suas necessidades. 

Nomus ERP Industrial

Compartilhe esta matéria:


Tags:


Lucas W. Pelisari é escritor, atuante no marketing digital e estudante de direito com foco em proteção de dados digitais.


Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: