Inspeção de qualidade: o que é, como realizar e modelo de checklist grátis


Atualizado em 2/09/25 - Escrito por Thiago Leão colaboração de João Pedro Brutschin na(s) categoria(s): Qualidade

Guia de Normas de Qualidade

Inspeção de qualidade é uma etapa do processo industrial onde se verifica se uma peça, amostra, lote, produto, documentação etc, atende às especificações do cliente, das regulamentações de qualidade e critérios da própria empresa, sendo parte do controle de qualidade.

Realizar o trabalho de inspeção promove o bem-estar, a satisfação e a segurança de clientes e funcionários, o alcance de metas produtivas e qualitativas, mais eficiência no uso de recursos e a conquista de certificações que valorizam ainda mais a sua marca.

No entanto, o trabalho de inspeção de qualidade não pode ser feito de qualquer forma. É por isso que elaborei o artigo abaixo. Nele, você aprenderá a manter a qualidade da sua produção em dia e ainda poderá contar com um checklist grátis de inspeção de qualidade.

Faça uma boa leitura!

O que é uma inspeção de qualidade? Para que serve?

Inspeção da qualidade é a tarefa da gestão de qualidade que valida produtos, itens, peças, amostras, lotes, etc perante os requerimentos de qualidade da fábrica. Os critérios são baseados nas expectativas do cliente, na qualidade pela qual a indústria preza, e também as regras apontadas por órgãos regulamentadores e normas técnicas. 

Por exemplo, a inspeção de qualidade pensada no Selo Anvisa não apenas permite à fábrica atuar de forma legal como também proteger seus clientes de riscos à saúde. Já quando se considera os critérios do cliente, estamos garantindo a satisfação daquele que faz sua empresa funcionar.

No passado da indústria, o trabalho de inspeção de qualidade era realizado única e exclusivamente no final da produção, decidindo o que passava e o que não passava. Hoje, todas as etapas tendem a ser submetidas à validação e há até propostas como o jidoka, onde cada parte do processo da indústria passa por uma inspeção.

Além disso, a inspeção de uma empresa deve ser sempre parametrizada pelo SGQ – Sistema de Gestão de Qualidade. Trata-se do conjunto de elementos interligados e integrados de uma empresa organizados para que se atenda à Política de Qualidade e objetivos da empresa.

Quais são os tipos de inspeção de qualidade?

A inspeção de qualidade pode ser agrupada em tipos conforme diferentes critérios. Essa classificação pode ser por etapa do processo industrial, por escopo, por critério, ou por parte que realizará a inspeção. Veja cada um desses tipos abaixo:

Inspeção pré-produção

Também conhecida como inspeção inicial de produção, é realizada diretamente na matéria-prima e nos insumos de produção. Começa logo no descarregamento da carga que seu fornecedor enviou, economizando tempo e dinheiro de armazenagem e de pedido de novos produtos, se for necessário.

Dessa forma, a importância dessa etapa é a prevenção e não está restrita aos materiais recebidos. Também está aqui a inspeção da qualidade dos produtos armazenados, dos primeiros passos do setup dos processos produtivos e a revisão dos insumos a serem usados.

Inspeção durante a produção

Trata-se do trabalho de inspecionar a qualidade durante os processos produtivos. São tarefas como averiguar se os materiais estão sendo trabalhados corretamente, aplicar FMEA, verificar se as máquinas estão funcionando conforme o esperado, entre outras.

Essa etapa é crucial para a qualidade. Um erro aqui pode comprometer todo um lote produtivo. Sem contar que produtos defeituosos podem ser sintomas de mão de obra desqualificada ou exausta, máquinas desgastadas, entre outros diagnósticos.

Inspeção pós produção

Sua última chance de garantir que seu cliente receberá exatamente aquilo pelo que pagou ou ainda se surpreender. É a inspeção dos produtos logo após a etapa de saída das últimas máquinas de produção até pós embalagem, quando se está colocando os produtos no caminhão.

Nessa etapa, o uso de etiquetas industriais e realização de controle de lote é importante. Se você encontrar algo errado, a rastreabilidade trará todos os demais itens com o mesmo defeito e permitirá encontrar as falhas que levaram a esse resultado.

Inspeção 100% x por amostra

É possível fazer a inspeção de qualidade vendo cada item da sua produção ou pegando apenas amostras do lote.

Geralmente, indústrias com produtos personalizados, ou de maior valor agregado, ou com poucas unidades entregues por cliente fazem a inspeção 100%.

Já a inspeção por amostra geralmente é aplicada em produções de maiores escalas e/ou mais padronizadas, fazendo a validação de uma parte do lote para validá-lo por inteiro. Inclusive, pode-se usar a norma técnica ISO 2859-1 (planos de amostragem por atributos) para garantir uma inspeção de maior qualificação.

Inspeção interna

Realizada pelos próprios técnicos e gestores da fábrica. Garante que tudo esteja dentro dos requisitos do pedido, de normas regulamentadoras e dos critérios próprios daquela indústria. Sempre será recomendado realizar uma inspeção interna.

Inspeção do cliente

É feita por aquele que recebe o produto. Pode ser interessante oferecer ao seu cliente a oportunidade de uma inspeção acompanhada de um representante da sua indústria.

Assim, a validação é realizada em conjunto, com maior transparência nos resultados e confirmando ou não se as expectativas foram atendidas. É comum nos setores automotivo, aeroespacial e farmacêutico, e pode ocorrer na fábrica ou no recebimento do cliente

Inspeção por terceiros

Oferecida por empresas de consultoria de qualidade ou então aquela realizada por auditores que representam entidades reguladoras. Isso é, auditores ISO, ANVISA, INMETRO, ABNT, etc.

Fique atento ao SGQ – Sistema de Gestão de Qualidade

O SGQ é o conjunto de elementos interligados e integrados de uma empresa organizados para que se atenda à Política de Qualidade e objetivos da empresa. Logo, ele quem estabelece os critérios que a inspeção de qualidade deve avaliar.

Quem é o responsável pela inspeção de qualidade?

A responsabilidade da inspeção de qualidade em uma fábrica não é exclusiva de nenhuma formação ou cargo. Cabe à empresa decidir como fará a delegação das competências e tarefas da gestão de qualidade como um todo.

No entanto, as boas práticas de gestão de qualidade e normas, como a ISO 9001, estabelecem a necessidade de atribuição clara de responsabilidades e autoridades, isso inclui a definição formal de quem fará a inspeção.

A minha indicação é que você opte por profissionais que tenham conhecimentos de fato de como fazer a verificação da qualidade, como a leitura e interpretação de normas técnicas e conhecimento técnico do processo produtivo específico.

Eu digo profissionais, no plural, não apenas um profissional, porque cada etapa e tipo de fábrica pede conhecimentos específicos para garantir os melhores resultados.

Por exemplo, em uma indústria que opera com processamento de carne, como em uma defumação, contar com um veterinário é essencial. Ele conseguirá identificar se há sintomas de doenças, vermes e outros riscos à qualidade do produto.

Monte uma boa equipe de gestão de qualidade e, ao contar com um líder capacitado, conseguirá identificar quais colaboradores da fábrica podem realizar a inspeção ou se há a necessidade de contratar pessoas especificamente para funções como essa.

Como fazer inspeção de qualidade?

A inspeção de qualidade pode ser feita com diferentes parâmetros e para diferentes objetivos. Elaborei um passo a passo de como fazer a inspeção de qualidade para verificar se sua empresa atende especificamente aos critérios das auditorias do ISO 9001:

  1. Estabeleça o que será avaliado na inspeção de qualidade com base no seu Sistema de Gestão de Qualidade;
  2. Segmente a inspeção de qualidade por escopo e/ou setor da sua fábrica;
  3. Decida a frequência de auditorias;
  4. Escolha os responsáveis pelas auditorias internas do ISO 9001 em cada escopo ou setor da fábrica, ou um responsável geral para todas as auditorias;
  5. Capacite os responsáveis para a identificação de inconformidades com o SGQ e com o ISO 9001;
  6. Crie uma planilha de Excel para acompanhar a inspeção ou baixe nosso modelo. A planilha deve conter estas informações:
    1. Identificação
      1. Nome do responsável
      2. Setor e cargo do responsável
      3. Contato do responsável
      4. Data e horário de início e de fim da inspeção
    2. Inspeção
      1. Escopo
      2. Local
      3. Observações importantes
    3. Avaliação Geral
      1. O escopo do SGQ está determinado? Qual é?
      2. As interferências internas ou externas que impactam o alcance dos objetivos e metas do SGQ são conhecidas? Quais?
      3. As interferências internas e externas, os requisitos das partes interessadas e os produtos e serviços com impacto na organização foram considerados no escopo do SGQ?
      4. Os processos necessários para a aplicação do SGQ foram aplicados?
      5. Essas interferências têm sido respondidas? Como?
    4. Política de qualidade
      1. A política de qualidade está estabelecida?
      2. A política de qualidade está coerente com a gestão estratégica da empresa?
      3. A política de qualidade faz sentido no contexto da indústria?
      4. A política de qualidade permite definir objetivos estratégicos?
      5. A política de qualidade prevê o cumprimento das diretrizes e requisitos aplicáveis?
      6. A política de qualidade está de acordo com a melhoria contínua do SGQ?
    5. Liderança
      1. A liderança se responsabiliza pelo SG?
      2. A liderança sincroniza a Política de Qualidade estabelecida e os objetivos definidos para a qualidade com sua gestão de estratégia e táticas?
      3. A liderança garante a integração dos requisitos do SGQ com os processos de negócio da empresa?
      4. A liderança promove a abordagem por processos?
      5. A liderança pensa com base nos riscos?
      6. As equipes e a estrutura recebem os recursos necessários para o cumprimento do SGQ?
      7. As equipes e a gestão estão cientes dos requisitos do SGQ e as importâncias legais e regulamentares do seu cumprimento?
      8. Os indicadores de desempenho do SGQ estão definidos?
      9. Os indicadores de desempenho do SGQ estão sendo medidos e acompanhados?
      10. A liderança atua proativamente e toma iniciativas para a melhoria contínua da conformidade com o SGQ?
      11. A liderança garante que os critérios dos clientes e do estatuto estão sendo atendidos de forma consistente?
      12. A liderança reconhece e trata os riscos e oportunidades que afetam a conformidade da entrega e a satisfação do cliente?
    6. Responsabilidades
      1. A distribuição de responsabilidades e autoridades está de acordo com a Norma?
      2. A distribuição de responsabilidades e autoridades garante o cumprimento dos processos?
      3. A distribuição de responsabilidades e autoridades ocorre com foco no cliente?
      4. A distribuição de responsabilidades e autoridades garante a conformidade com o SGQ quando realizadas alterações nos processos?
      5. Os resultados da medição permitem avaliar a necessidade de melhorias do SGQ?
    7. Auditoria Interna
      1. Existe planejamento de auditorias internas?
      2. Esse planejamento de auditorias possui determinação de frequência, métodos, responsabilidades, requisitos de planejamento e reporte adequados à importância dos processos envolvidos e coerentes com os resultados de auditorias anteriores?
      3. As auditorias internas são realizadas com critérios adequados ao SGQ da empresa?
      4. Os critérios das auditorias internas estão adequados aos critérios da Norma?
      5. As auditorias possuem critérios e âmbitos bem definidos?
      6. Os auditores internos escolhidos são capazes de objetividade e imparcialidade?
      7. Há a aplicação de correções apropriadas e em tempo adequado às inconformidades encontradas?
      8. Os documentos do programa de auditoria e seus resultados são armazenados?
    8. Melhoria contínua
      1. A gestão identifica e aplica oportunidades de melhoria?
      2. A gestão atua na melhora contínua na adequação e eficácia do SGQ?
      3. O SGQ recebe atualizações em frequência e escopo adequados?
      4. Quando a gestão identifica não conformidades, atua para evitar que outras similares ocorram?
      5. Há atuação com objetivo de eliminar as causas das não conformidades?
      6. Há a revisão constante de ações aplicadas?
      7. Há registro e armazenamento de documentações relacionadas à natureza das inconformidades e as respostas tomadas?
      8. Há registro e armazenamento de documentações relacionadas às ações corretivas tomadas?
    9. Problemas detectados
      1. Que inconformidades foram identificadas?
      2. Que ações corretivas foram tomadas?
    10. Observações
      1. Persistem as inconformidades encontradas na última auditoria realizada? Se sim, quais?
      2. Que ações corretivas foram tomadas em resposta às inconformidades da última auditoria?
      3. As ações tomadas corrigiram as inconformidades por completo?
    11. Assinatura
      1. Assinatura do responsável
      2. Assinatura da liderança
  7. Envie cópias do arquivo para os responsáveis preencherem durante a inspeção e auditoria interna

[Grátis] Checklist de Inspeção de Qualidade ISO 9001

A inspeção de qualidade pode ser feita com diferentes escopos e objetivos. Eu preparei um checklist pensando especificamente no cenário da certificação ISO 9001 e me baseando nas normas técnicas que a organização publica. Desta forma, você poderá realizar auditorias internas e aprimorar seus processos até obter o certificado.

Baixe agora o checklist de inspeção de qualidade ISO 9001:

Nomus checklist qualidade

Sistema automatizado de inspeção de qualidade

É possível ter um sistema de inspeção de qualidade aplicado a qualquer critério, certificação, norma reguladora e SGQ existente. Basta que você use o Nomus ERP Industrial, uma plataforma ERP totalmente parametrizável.

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Com os módulos de qualidade da Nomus, você ainda acompanha os processos da sua empresa em tempo real, ganhando tempo na inspeção e verificando de imediato os resultados das suas tomadas de decisão corretivas.

Veja como funcionam o Controle de Qualidade do Nomus ERP Industrial:


Nanoindústria obtém ISO 9001 com sistema de inspeção de qualidade

A Nanoscoping, uma fábrica de nanotecnologia, descobriu um sistema que oferece uma gestão completa e minuciosa de qualidade. Entre as funcionalidades, estão a inspeção de qualidade, que permite uma auditoria otimizada e coerente com qualquer certificação. 

Mesmo o setor nanoindustrial sendo tão detalhista e complexo, a Nanoscoping conseguiu obter o ISO 9001 e essa história pode ser conferida na entrevista fornecida por Leonardo Vick, analista de PCP. Confira:

Gestão industrial integrada com inspeção e controle de qualidade

A inspeção de qualidade e toda a gestão qualitativa de uma empresa ficam muito mais eficientes, realistas e protegidas contra erros quando se usa um sistema de gestão integrado e automatizado.

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Nomus planilha de inspeção no chão de fábrica
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Autor do Artigo

Thiago Leão

Engenheiro Mecânico Industrial formado na UERJ, Sócio e diretor comercial da Nomus. Thiago já atuou em fábricas de diversos setores, como: Embarcações, perfuração submarina, metal mecânica, materiais de escritório, alimentício, cosméticos e tubulação.

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