5 benefícios em fazer conciliação bancária frequentemente


Atualizado em 16/12/20 - Escrito por Pedro Parreiras na(s) categoria(s): Custos e Finanças

A conciliação bancária é muitas vezes considerada como uma tarefa administrativa pesada e lenta, com pouco valor ao negócio. Entretanto, na verdade ela é uma ferramenta de gestão e controle que pode fornecer informações importantes sobre o negócio. Por isso, achei super pertinente compartilhar com você 5 benefícios principais dessa ferramenta para seu negócio. Confira a seguir.

1. Mais precisão em relação às entradas e saídas futuras

Conciliar todos seus movimentos bancários é fundamental por vários motivos. Um deles é o caso de existirem transações que ainda não foram enviadas para sua conta. Por exemplo, se você só baseá-lo no rastreamento do internet banking e você se esquecer de que precisa escrever um cheque ou emitir um boleto, você pode estar operando no pressuposto de que você tem mais dinheiro do que você realmente tem. Isto poderia levar a pagamentos recusados, taxas de cheque especial e outros encargos.

2. Maior controle sobre taxas e juros bancários

Confiar apenas no internet banking é uma má idéia, para a gestão do seu negócio pode ser desastroso. Por mais que possa ser óbvio, mas o registro de taxas e juros é muito importante e normalmente as empresas que não fazem conciliação bancária acaba deixando “passar” as taxas, juros, rotativos, etc. Isso tem um impacto enorme na lucratividade de seus negócios. Muitas vezes quando fazemos um trabalho de levantamento de custo dos produtos de uma indústria vemos que a indústria imaginava ter um lucro de 20%, por exemplo, mas na verdade o lucro é 8 % pois 12% que acha ser lucro a indústria pagava por juros e encargos para o Banco. Faça a gestão correta do seu negócio! NÃO DEIXE O BANCO SER O SÓCIO MAJORITÁRIO DA SUA INDÚSTRIA!!!

3. Detecção de erros e fraudes facilitada

Nem sempre os erros humanos são uma fraude, mas você precisa criar uma rotina financeira para combater tanto os erros humanos quanto fraudes ao seu negócio. Se não conciliar seu extrato bancário, você pode perder quaisquer erros ou cobranças fraudulentas. Por exemplo, é necessário verificar se o pagamento de um fornecedor foi conforme ao “Pedido de Compra” lançado no sistema, ou se houve uma movimentação que não existe no seu Sistema de Gestão. Em geral, é uma grande vantagem conciliar seu extrato bancário para se certificar de que você e o banco estão na mesma “página”.

4. Melhor controle dos recursos financeiros

Verificando periodicamente os extratos bancários confrontando com os lançamentos financeiros, nos permite ter controle sobre o estado das contas da empresa. Estamos confiantes de que a nossa informação financeira é verdade, e, portanto, reflete uma imagem fiel da situação económica e financeira da empresa. Isso permite alocar os recurso de forma mais ordenada e planejada.

5. Mais informação de qualidade na tomada de decisões

A informação é um recurso estratégico valioso. Quanto mais e melhor as informações que temos, possam ser tomadas as melhores decisões. Portanto, conciliação bancária nos assegura que dependem de uma informação precisa e real, mais atualizado possível.

Comece agora mesmo

Se interessou pelo assunto e gostaria de saber um pouco mais sobre conciliação bancária? Assista agora mesmo a uma demonstração do Nomus ERP Industrial e saiba como podemos auxiliar a sua empresa a obter resultados incríveis na gestão industrial.


Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: