6 tendências de ERP importantes para os próximos anos


Atualizado em 12/03/24 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): ERP

A tecnologia tem avançado em passos largos e os sistemas ERPs estão acompanhando essas mudanças para tornar a gestão empresarial cada vez mais completa e fácil de usar.

Os gestores de empresas que desejam se destacar e continuar evoluindo precisam acompanhar as tendências de ERP para os próximos anos e assim saber, mesmo que uma ideia, do que vem por aí.

Pensando nisso, montamos uma lista com uma visão realista das tendências para ERPs no mercado nacional. A ideia é que você possa avaliar o conteúdo e assim decidir que tipo de sistema é o ideal para o seu negócio.

Confira:

1. Popularização do ERP no Brasil

O que antes era uma ferramenta quase que exclusiva das grandes empresas, o ERP tem se tornado cada vez mais popular entre os pequenos e médios negócios.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Capterra, 44% das empresas com até 250 funcionários utilizam algum tipo de sistema ERP em seus processos.

Esse movimento está muito alinhado com a evolução tecnológica que presenciamos nas últimas décadas. No final dos anos 1990 e início dos anos 2000, os sistemas ERPs eram poucos e custavam milhares, se não milhões, de reais. Atualmente existem centenas de sistemas disponíveis, com preços acessíveis até mesmo à MEIs.

Então é seguro dizer que o primeiro item das tendências de ERP é a popularização da ferramenta, já que cada vez mais empresas utilizarão esse tipo de sistema.

2. Sistema ERP em nuvem

Outra tendência incontestável é a utilização de sistemas de gestão em nuvem. Esse tipo de sistema sofreu uma resistência para se tornar popular pois muitas empresas no interior possuíam internet instável e não confiável.

Porém, com a fibra ótica, dados móveis 5G e até mesmo internet via satélite como a Starlink, cada vez mais a internet de se torna acessível e estável mesmo nas regiões mais remotas do Brasil.

Além disso, existe também a questão da segurança, já que quando uma empresa opta por ter um servidor local, caso algo aconteça com o seu banco de dados interno, todos os dados da organização são perdidos.

Então, a tendência para os próximos anos é que os sistemas ERP que precisavam ser instalados e funcionavam em servidores locais se tornem lembranças antigas, dando lugar aos sistemas web com dados em nuvem.

Guia do ERP para indústrias

3. Acesso em qualquer dispositivo

Dando sequência em nossa lista de tendências de ERP para os próximos anos, está o acesso por diferentes dispositivos.

A pandemia do início dos anos 2020 acelerou a digitalização dos processos e também a necessidade por mobilidade nas empresas. Então fica claro que cada vez mais gestores querem acompanhar o andamento dos seus negócios da onde estejam e com os dispositivos que tenham disponíveis, como um smartphone.

Então, para acompanhar esse movimento tecnológico, os sistemas ERPs mais modernos são capazes de funcionar em qualquer dispositivo que tenha pelo menos um navegador conectado a internet.

4. Sistemas cada vez mais especializados em setores da economia

Como diria a música do Titans, “A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte”, as empresas também querem sair do básico para ter um controle completo dos seus processos.

Então o quarto item da lista de tendências de ERP para os próximos anos, é a especialização dos sistemas. Ou seja, os sistemas precisam entender cada vez mais seu público alvo para atender todas suas demandas. Não basta fazer o básico, é preciso ir além.

Um bom exemplo disso é o Nomus ERP Industrial, que nasceu no chão de fábrica e é especialista em indústrias, capaz de atender os mais diferentes processos desse setor, como engenharia de produto, programação da produção, qualidade etc.

Exemplo do sistema Nomus ERP Industrial funcionando em uma televisão alocada na cozinha de uma fábrica de alimentos

Então se você estiver buscando um sistema para sua empresa, o ideal é buscar algum que entenda do seu negócio e seja capaz de atender as peculiaridades dele.

5. Coleta e analise de dados

Um dos grandes benefícios de um bom ERP é concentrar todos os dados da empresa em um só sistema, que é capaz de gerar dados importantes para a tomada de decisão.

Então outra tendência para ERPs nos próximos anos é a popularização de dashboards e dados detalhados dos resultados das empresas. O termo data driven tem se popularizando e representa a tomada de decisão baseada em dados e não em achismos e sentimentos dos gestores.

Hoje em dia já existem inclusive profissionais especialistas em coletar, trabalhar e extrair informações de dados para auxiliar as empresas a se tornarem data driven. Então esse é um caminho sem volta, já que os dados estarão disponíveis em cada vez mais quantidade e qualidade.

Exemplo de coleta de dados no sistema Nomus ERP Industrial

6. Inteligência artificial

Por fim, atualmente estamos vivendo uma corrida pelo controle do mercado de inteligência artificial, com grandes empresas investindo nesse setor e criando produtos surpreendentes, como é o caso do ChatGPT.

Apesar de talvez essa tecnologia não estar tão próxima dos ERPs por enquanto, é razoável prever que, em um futuro não tão distante, essas inteligências artificiais ajudarão gestores a controlarem melhor seus negócios através de uma integração com o ERP.

Acompanhe o Blog Industrial da Nomus

Se você gostou dessas tendências de ERP, recomendo que se inscreva no blog industrial da Nomus para receber emails semanais com dicas de gestão para sua empresa.

Essa é uma excelente forma de se manter atualizado nas novidades de mercado e também nas melhores práticas de gestão.


Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: