[Caso real] Benefícios de um software ERP para indústria Eletroeletrônica

Atualizado em 29/10/18 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Produção

Software ERP

Visitamos a KAWOA, que é uma fábrica especializada em iluminação subaquática, para entender quais são os benefícios de um software ERP para indústria Eletroeletrônica e qual a experiência deles com o Nomus ERP Industrial.

Na visita conversamos com o Bruno Colaço (Gerente geral), Paulo Roberto (Supervisor administrativo), Vanessa Blanc (Gerente administrativa) e eles compartilharam suas opiniões sobre o uso da ferramenta e seus impactos no vídeo abaixo, confira:

Um pouco sobre a KAWOA

A Kaowa é genuinamente nacional e foi fundada em março de 1988 no Rio de Janeiro.

Em 1997 iniciou uma nova linha de produtos e reformulou toda a sua estrutura e então nasceu a linha WATER LIGHT, voltada para equipamentos eletrônicos de uso residencial, comercial e industrial.

Iluminação Subaquática do Museu do Amanhã (RJ) realizada pela KAWOA

Escolhendo o software ERP para indústria Eletroeletrônica

O primeiro passo para começar a gerenciar uma indústria com o auxilio de um software ERP é escolher a ferramenta certa. É justamente nesse ponto em que o pessoal da KAWOA mais enfatizou nessa conversa.

Desde o início da operação da empresa, já possuíram três ferramentas de gestão:

  • A primeira era uma solução arcaica que não atendia as demandas da empresa
  • A segunda foi um software ERP que dizia ser capaz de atender as demandas de uma indústria, mas na prática se provou incapaz de atender a empresa.
  • A terceira é o Nomus ERP Industrial, solução que a empresa utiliza atualmente

Segundo Bruno Colaço, desde o início da migração foi notável a diferença entre o Nomus ERP Industrial e as antigas ferramentas que utilizavam. Se comparado ao primeiro software a diferença é colossal.

Paulo Roberto completa ainda dizendo que os sistemas anteriores nunca atendiam exatamente o que eles precisavam. Como são uma indústria e montam peças, dependem de um sistema que seja capaz de controlar toda essa área.

Durante essa busca da solução de gestão foram até enganados, já que investiram em um sistema que dizia atender indústrias mas na verdade não foi capaz de atender as demandas da KAWOA.

O problema é que durante esse período em que não possuíam a ferramenta ideal, a empresa enfrentava problemas dos mais diversos tipos e não operava com a produtividade que poderia. Para exemplificar melhor, Bruno diz:

No antigo sistema, se eu tivesse que refazer um problema, eu ficava quase o dia inteiro para consertar um errinho em que a pessoa requisitou um componente diferente. Na Nomus eu tenho a opção de reinicializar uma ordem e pronto, acabou o meu problema.

Cuidado com o atendimento ao escolher um software ERP para indústria Eletroeletrônica

Um erro comum ao pesquisar um software ERP é focar apenas nas funcionalidades básicas e esquecer o resto.

Entretanto, o atendimento da empresa fornecedora da solução é fundamental para manter sua indústria operando sem dificuldades.

Por isso, perguntamos para a equipe da KAOWA como era a experiência no atendimento da Nomus.

Segundo Bruno, ao comparar o atendimento da Nomus com as empresas anteriores, “é uma mudança da água para o vinho”.

Existe um chat dentro do próprio sistema e um número de telefone onde ele sempre foi atendido e tinha seus pedidos resolvidos.

Veja mais em:

Benefícios de utilizar um software ERP para indústria Eletroeletrônica

Os benefícios de implantar um software ERP capaz de gerenciar uma indústria são muitos, como por exemplo:

  • Aumento da produtividade máquinas e colaboradores
  • Redução de custos
  • Redução de erros e segurança de dados
  • Padronização dos processos da indústria
  • Redução do ciclo de vendas

Para conhecer mais sobre esses benefícios, recomendo que leia: Sistema ERP industrial: o que é, para que serve e quais seus benefícios

Já no caso específico da KAWOA, a Vanessa Blanc diz que o software reduziu bastante o tempo gasto em diversas atividades cotidianas, como por exemplo a geração de NF-e, que chegam a economizar até 10 minutos por documento gerado.

A vantagem disso é que o tempo que acaba sobrando utilizam para implantar diversas melhorias na fábrica, como melhorar a produção, os processos e rotinas.

Veja o Nomus ERP industrial funcionando

Agora que você viu os benefícios do software ERP para indústria Eletroeletrônica, recomendo que assista um vídeo de demonstração do Nomus ERP para entender como a ferramenta funciona na prática.

Para assistir, basta acessar o link:

Software ERP Para controle da producao

Compartilhe esta matéria:


Tags:


Engenheiro Mecânico Industrial formado na UERJ e especialista em implantação de sistemas de gestão Industrial na Nomus. Thiago já atuou em fábricas de diversos setores, como: Embarcações, perfuração submarina, metal-mecânica, materiais de escritório, alimentício, cosméticos e tubulação.



Receba no seu email.

Os melhores artigos, ebooks e planilhas de gestão da produção industrial, gratuitamente, no seu email.



Software ERP para sua indústria: Nomus ERP


Junte-se a 47.312 gestores e profissionais da indústria

Receba dicas semanais de engenheiros de produção direto no seu email e turbine sua a gestão da sua indústria. Inscreva-se gratuitamente:


Seu email está seguro e você nunca receberá spam