Centro de Custo: o que é, como funciona e importância para sua empresa


Atualizado em 10/04/25 - Escrito por Thiago Leão com colaboração de João Pedro na(s) categoria(s): Custos e Finanças

Centro de custo é uma forma de categorizar os gastos de uma empresa na gestão financeira para melhor entender suas naturezas. Segmenta-se seus custos por áreas para entender quantos recursos cada uma delas demanda.

Ter essas informações permite à sua empresa encontrar as áreas que geram mais custos, planejar orçamentos para seus próximos meses e anos, e repensar suas estratégias de investimento financeiro para cada área.

Aprender sobre o centro de custo trará mais controle e gestão financeira para a sua empresa. É por isso que o artigo abaixo foi escrito com bastante cuidado e pesquisa: garantir que você aprende de uma vez por todas o que esse termo significa.

Faça uma boa leitura!

Centro de Custo: o que é, como funciona e importância para sua empresa

O que é o centro de custo?

O Centro de Custos é uma forma de enxergar seus gastos no controle financeiro segmentada pelas áreas da sua empresa. Assim, entende-se que departamentos estão gerando quais e quantas despesas, permitindo projetar orçamentos, encontrar gastos excessivos etc.

Por exemplo, vamos supor que você é o gerente da hipotética Indústria Sucesso:

Sua produção precisa de mais aço para fabricar suas peças e o RH demanda recursos financeiros para a próxima ação de endomarketing. Fazer a gestão por centro de custos permite entender, no final do mês, para onde foi cada centavo investido.

No entanto, é importante reforçar que, diferente do que muitos afirmam, o centro de custos não é parte da estrutura da DRE (Demonstração de Resultado do Exercício). Embora os dados possam ser utilizados para compor relatórios financeiros, o centro de custos não faz parte da estrutura contábil do documento.

Para que serve um centro de custo?

O centro de custo serve para juntar, segmentar e organizar os dados de gastos financeiros da sua empresa por área, departamento, etc. É uma forma de planejar o orçamento da sua empresa, encontrar oportunidades de melhorias e calcular o retorno sobre investimento da sua gestão.

Dessa forma, o centro de custo é, então, um sistema de gestão financeira. Encontrar e entender os custos de cada área trará mais controle e também clareza para as tomadas de decisão.

Assista a este vídeo para compreender melhor:

Tipos de centro de custo

Os centros de custos podem ser divididos em vários tipos conforme as necessidades da empresa. Uma das possibilidades mais comuns é de dividir entre operacional, investimentos, produção e administrativo.

No entanto, sua estratégia financeira e de organização pode demandar segmentações mais acuradas. Por exemplo, uma fábrica que venda dois tipos de produtos apenas pode querer separar os processos dos mesmos em dois centros de custos diferentes.

Exemplos de Centro de Custos

Confira 3 fábricas de pães hipotéticas que separam seu centro de custos de formas diferentes:

  1. Separação por Departamentos (Panificadora Pão Dourado)

Nessa empresa, se dividem os centros de custos por departamentos.

  1. Produção: custos com ingredientes, mão de obra da cozinha, energia elétrica dos fornos.
  2. Vendas: salários dos atendentes, embalagens, comissões, despesas com cartões de crédito.
  3. Administrativo: salários da gerência, contabilidade, materiais de escritório.
  4. Logística: custos com entregas, combustíveis, manutenção de veículos.
  5. Separação por Tipo de Produto (Panificadora Sabor Caseiro)

A separação, dentro dos departamentos, é mais segmentada e, na produção, fica assim:

  1. Pães: farinha, fermento, mão de obra da produção de pães, consumo de gás.
  2. Confeitaria: bolos, doces, tortas; envolve ingredientes como açúcar, chocolate e creme de leite.
  3. Cafeteria: custos com grãos de café, leite, bebidas complementares, equipamentos como máquinas de espresso.
  4. Salgados: coxinhas, empadas e folhados, incluindo óleo para fritura e massas especiais.
  5. Separação por Etapas do Processo Produtivo (Panificadora Arte do Trigo)

A terceira e última empresa do exemplo separa o centro de custos de forma ainda mais específica. Na produção, fica categorizada cada etapa do processo produtivo:

  1. Preparação da Massa: custos com ingredientes básicos (farinha, fermento, ovos), tempo de fermentação.
  2. Modelagem e Assamento: gastos com mão de obra especializada, fornos, gás ou eletricidade.
  3. Finalização e Embalagem: custos com recheios, coberturas, embalagens e decoração.
  4. Distribuição e Atendimento: custos de entrega, exposição dos produtos e operação do ponto de venda.

Como montar e organizar seu centro de custo

Montar e organizar um centro de custos, sem qualquer ferramenta avançada como o Nomus ERP Industrial ou apenas com planilhas eletrônicas, pode demandar tempo. No entanto, é possível sim fazer em um Excel.

O primeiro passo é definir como você vai organizar os centros de custos da sua empresa. Considere sua estrutura organizacional atual, as atividades recorrentes, projetos específicos, suas áreas de maior gasto e suas linhas de produção.

Com essas informações, pondere objetivos estratégicos, debata com os gestores de departamento e junte com critérios de similaridade. Por fim, avalie a estrutura contábil e você conseguirá chegar em como categorizar os custos em diferentes centros.

O segundo passo é separar suas contas entre aquelas relacionadas entre as classificações definidas para os centros de custos. Você pode colocar em uma planilha, pastas do computador ou deixar para um sistema avançado fazer a separação para você.

No entanto, é importante reforçar que, quanto maior a empresa e mais complexa a estrutura de custos, maior a necessidade de um ERP para automatizar o processo.

Centro de custo em um ERP Industrial

É possível fazer a separação e gestão por centro de custos de forma integrada entre todos os departamentos da empresa. Dessa forma, suas operações de compra, venda, marketing, produção etc já categorizam cada custo conforme o centro correto.

Para isso, você precisa de um sistema de gestão integrada que ofereça a funcionalidade. O Nomus ERP Industrial é capaz de oferecer gestão por centros de custo conectados a todas suas áreas e operações.

Veja, por exemplo, como funciona a gestão por centros de custos integrada ao processo de compras e estoque no Nomus ERP Industrial.

Gestão completa e por centro de custo para indústrias

Se quiser ver de forma prática e objetiva como a gestão da sua indústria pode ser mais rápida, organizada e inteligente, conheça o Nomus ERP Industrial. Essa ferramenta permite observar e analisar dados da sua indústria em tempo real, de forma geral ou por centro de custo.

Assista à demonstração grátis do Nomus ERP Industrial:



Compartilhe agora mesmo:

Avatar photo

Autor do Artigo

Thiago Leão

Engenheiro Mecânico Industrial formado na UERJ, Sócio e diretor comercial da Nomus. Thiago já atuou em fábricas de diversos setores, como: Embarcações, perfuração submarina, metal mecânica, materiais de escritório, alimentício, cosméticos e tubulação.

Encontre Thiago Leão nas redes sociais:


Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: