Modelo de Matriz de Habilidades

Conheça melhor e desenvolva sua equipe com este modelo de Matriz de Habilidades

Baixar a Matriz de Habilidades

Veja a explicação do material abaixo ↓


Matriz de Habilidades: o que é, como fazer e modelo grátis


Atualizado em 14/01/26 - Escrito por Thiago Leão com colaboração de João Pedro Brutschin na(s) categoria(s): Liderança / Recursos Humanos

A matriz de habilidades é uma ferramenta de recursos humanos usada para visualizar as habilidades específicas de cada pessoa e equipe cruzadas com seus níveis de proficiência. Sua função é acompanhar a evolução profissional dos colaboradores e times, comparar candidatos em uma seleção, entre outras.

Dessa forma, profissionais usam matriz de habilidades para identificar potenciais de melhoria, oportunidades de mudança de carreira ou selecionar profissionais para tarefas específicas. E não é uma ferramenta exclusiva para profissionais de RH, pelo contrário.

Apesar de ser uma ferramenta de recursos humanos, é usada por líderes para avaliar liderados imediatos. Da mesma forma, qualquer profissional pode usar a matriz de habilidades para fazer auto-análise e planejamento de carreira.

Entenda melhor e baixe um modelo grátis da ferramenta abaixo.

planilha de matriz de habilidades

O que é uma matriz de habilidades? Para que serve?

A matriz de habilidades é uma ferramenta de avaliação e classificação de habilidades de um profissional ou equipe de profissionais.

Pode ser usada para:

  • auto-avaliação e planejamento de carreira;
  • selecionar candidatos a vagas;
  • selecionar membros para um grupo de trabalho ou projeto;
  • distribuir tarefas entre colaboradores;
  • propor capacitações;
  • mapear as deficiências e potenciais de profissionais e equipes;
  • etc.

Essa matriz consiste de uma tabela onde você lista as habilidades a serem avaliadas, os nomes dos colaboradores, seu nível de proficiência e seu nível de interesse em desenvolvê-las.

Não é uma ferramenta complexa, mas você definitivamente deve pensar bastante enquanto está usando para saber como avaliar corretamente e como ler os dados.

Como fazer e usar uma matriz de habilidades?

Você pode montar sua matriz de habilidades usando uma planilha ou tabela do Google Planilhas, Excel, Notion ou qualquer outra ferramenta. Nela, você precisará ao menos de 1 coluna para as competências mais 2 para cada colaborador a ser avaliado.

Na primeira coluna, chamada “Habilidades”, serão listadas as habilidades, competências, enfim, soft e hard skills. Depois, para cara colaborador, você deve criar duas colunas, uma chamada “Proeficiência” e outra “Interesse”, encabeçadas por células mescladas com o nome do colaborador.

Uma vez que você tenha todas as competências listadas na coluna de “Habilidades” e todos os colaboradores cadastrados, o modo de uso é simples. Trarei abaixo o passo a passo indicado em nosso modelo grátis de matriz de habilidades:

  1. Liste as habilidades essenciais na coluna “Habilidades”: Ex.: perspicácia comercial, análise básica, análise avançada, visualização, conhecimento de processos industriais.;
  2. Defina a escala de proficiência: Ex.: 0 = sem capacidade, 1 = básico, 2 = intermediário, 3 = avançado;
  3. Avaliar cada pessoa em seus níveis de habilidades atuais: Isso pode ser feito de forma muito simples, apenas pedindo-lhes. Isso também pode ser feito de maneira mais rigorosa. Por exemplo, por meio do teste de competência da pessoa e de seus colegas diretos e gerente;
  4. Registrar interesse: Para cada habilidade, marcar se a pessoa não tem interesse ou tem interesse em aplicar/desenvolver aquela competência;
  5. Montar a matriz: Estrutura: colunas = pessoas, linhas = habilidades; células = nível (e ícone/coluna extra para interesse);
  6. Analisar gaps e priorizar ações: Identificar lacunas críticas (habilidades necessárias sem pessoas com nível suficiente) e pessoas com alto potencial/interesse;
  7. Agir
    • Para a equipe, as ações envolvem treinamentos coletivos, redistribuição de tarefas, mentorias internas e contratações direcionadas.
    • Para o indivíduo, são definidos planos de desenvolvimento, capacitações específicas, mentorias e ajustes de responsabilidades conforme interesses e competências.
    • No nível da organização, as ações incluem investimentos estratégicos em treinamento, realocação de talentos, contratações pontuais e planejamento de sucessão.
    • Por fim, para clientes internos e externos, as melhorias passam pela qualificação do atendimento, redução de erros, aprimoramento de processos e maior consistência na entrega dos serviços.

No entanto, é importante ser bastante cuidadoso ao avaliar os colaboradores – quanto mais subjetiva uma habilidade, mais difícil de trazê-la a uma escala matemática.

Também é importante saber diferenciar capacidade e desempenho, que podem levar a avaliações incorretas sobre o funcionário.

Vamos supor um cenário onde um corredor amador chamado Fulano desafia Usain Bolt para uma corrida no sábado.

Capacidade: praticamente nenhuma pessoa no mundo tem capacidade superior de corrida e velocidade ao Usain Bolt.

No entanto, na sexta-feira, por algum motivo, Usain Bolt resolve beber e ainda se machuca. Ele corre contra fulano sob o estado de ressaca e lesões. Isso o leva a perder a corrida.

Desempenho: é o resultado entregado. Usain Bolt perdeu porque não estava em condições de correr. 

Ao avaliar seus colaboradores, lembre-se disso.

[Grátis] Modelo de Matriz de Habilidades

O modelo gratuito de Matriz de Habilidades abaixo é ideal para você mapear as habilidades necessárias ou desejadas de sua equipe, de seus colaboradores, de candidatos e suas próprias, para planejar capacitações, contratações e planos de carreira.

Baixe agora:

Quais as habilidades da matriz?

Uma matriz de habilidades pode ser usada para avaliar qualquer skill, seja soft ou hard, no entanto, cabe trazer algumas observações.

Essa ferramenta avalia as habilidades em escala numérica e objetiva, enquanto seres humanos são subjetivos e relativos.

A sua avaliação deve ser feita com cuidado porque quanto mais subjetiva a habilidade for, mais difícil será trazê-la em números.

Saiba mais sobre recursos humanos em indústrias

O blog industrial da Nomus é especialista em gestão de indústrias em todas as suas áreas. Produção, recursos humanos, manutenção, finanças, tributos – tudo que se pode imaginar sobre gestão industrial já virou ou se tornará tópico de assunto por aqui.

Por isso, eu convido você a assinar o blog para ser notificado sempre que uma nova matéria for ao ar. Ah, e siga nossas redes sociais para receber pílulas de conhecimento:

Obrigado e vamos em frente!

Compartilhe agora mesmo:

Avatar photo

Autor do Artigo

Thiago Leão

Engenheiro Mecânico Industrial formado na UERJ, Sócio e diretor comercial da Nomus. Thiago já atuou em fábricas de diversos setores, como: Embarcações, perfuração submarina, metal mecânica, materiais de escritório, alimentício, cosméticos e tubulação.

Encontre Thiago Leão nas redes sociais:


Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: