Atualizado em 2/10/25 - Escrito por Thiago Leão João Pedro Brutschin na(s) categoria(s): ERP
Um ERP com API de Integração permite você alcançar uma nova escala de conexão de dados e operações no seu sistema. Nem toda plataforma oferece APIs ou facilita oferece suporte na hora de implementar as conexões entre os seus sistemas.
Tal tipo de facilidade permite que você faça a gestão de 100% da sua fábrica a partir de uma única plataforma – do seu ERP. Se ele oferecer dashboards parametrizados com atualização em tempo real, então, seu controle sobre a empresa fica completo.
No entanto, nem todo mundo sabe o que é ou como funciona um API de Integração e seu comportamento quando conectado a um ERP. É por isso que escrevi o artigo abaixo, para ajudar você a entender com a conexão entre dois ou mais sistemas funciona e que tipo de resultados esperar.
Leia abaixo.
Índice do artigo
API é a sigla em inglês de Interface de Programação de Aplicações e a API de Integração é uma ferramenta digital que determina como um software funcionará quando estiver integrado com outro.
Assim, as informações dos programas podem ser trocadas e as operações sincronizadas de forma coerente, inteligente, dinâmica e, principalmente, funcional.
É uma forma de permitir o compartilhamento de informações e dados entre duas ou mais ferramentas sem revelar o código-fonte dos programas.
Um ERP Composable é a composição do ERP de acordo com as suas necessidades a partir da integração de diferentes softwares, montados modular e personalizadamente.
Você provavelmente usará um ERP central e então integrará, através de API ou outros métodos, mais sistemas até ter acesso a todas as informações, dados e operações integrados de que precisa.
Por exemplo, o Nomus ERP Industrial é um ERP Composable para indústrias. Além das diversas funcionalidades nativas que são especializadas nas necessidades industriais, você consegue integrar com ferramentas como sistema MES, e força de vendas.
Um ERP com API de Integração é um ERP (Sistema de Gestão Integrada) que permite expandir o alcance da sua plataforma na coleta e visualização de dados, emissão de ordens (de serviço, de compras, de vendas etc), início e acompanhamento de operações, entre outras funcionalidades.
Acontece que mesmo os ERPs mais completos no mercado ainda não conseguem cobrir 100% da gestão de uma empresa. Sempre será necessário contar com outros tipos de software para complementar nas suas operações, seja uma folha ponto digital para seu RH, uma régua de cobranças, ou planejamento e controle minuciosos de P&D.
Por isso, usar um ERP com API de integração permite conectar todos os dados e operações da sua empresa para visualizá-los de forma otimizada, dinâmica, sincronizada e integrada nos seus sistemas, painéis, dashboards e relatórios.
O funcionamento de um ERP com API de integração pode variar conforme o fornecedor do software. É por isso que, para fins de exemplo, vou usar o Nomus ERP Industrial. Saiba, no entanto, que os termos que usaremos são técnicos.
Se precisar de orientação ou ajuda prática na integração do seu API com o Nomus, fale conosco.
A contratação de um ERP com API de Integração não pode ser realizada apenas pensando na promessa dessa conexão. É preciso ficar atento a 4 pontos sobre o processo de integrar os sistemas antes de decidir qual ERP contratar e entender como ele se comporta com seus demais sistemas.
São eles:
É comum você encontrar ERPs com APIs de integração desatualizadas. Acontece que alguns fornecedores desenvolvem suas APIs para solucionar algum problema de integração específico ou atender a certa fase de desenvolvimento da empresa, mas “larga” de mão no avanço da ferramenta.
Isso leva à impossibilidade de conectar a API com mais opções de sistemas ou à perda de integração com sistemas às quais ela já se conectava.
Há fornecedores de ERP que até oferecem APIs avançadas, mas que, quando você precisar de apoio para implantar as integrações, eles deixam você a ver navios.
Acaba se tornando um trabalho exclusivamente seu conectar as ferramentas, o que pode ser custoso e exaustivo, além de levar a falhas de integração e conexão dos dados e operações.
Opte por ERPs cujas equipes de suporte e implantação são reconhecidas por fazer um bom trabalho. Nem todos profissionais terão todas as respostas, mas a dedicação em auxiliar você a encontrá-las é o que importa.
O ritmo do desenvolvimento da API é importante, mas ficar atento à sua manutenção e modificações eventuais, pertinentes, também deve ser observado.
Considere contratar ERPs cujas equipes de DEV e implantação realmente coloquem a manutenção e o gerenciamento da API como tarefas da sua rotina, garantindo que as ferramentas da sua empresa operem de forma dinâmica e objetiva.
APIs podem apresentar problemas de estabilidade e segurança. Isso leva à corrupção da integração, riscos de roubos de informação, vulnerabilidade dos dados de forma geral, além de informações alteradas por erros na sua transmissão.
É importante conhecer como tanto o ERP quanto o sistema que você deseja integrar tratam das vulnerabilidades, estabilidades e segurança das APIs., assim como seus suportes se dedicam à contenção de danos.
Sim, o Nomus ERP Industrial, que possui API para ser integrado com outras plataformas complementares, como força de vendas, sistema MES, entre outros. Dependendo do que você quer conectar ao Nomus, pode nem ser necessário usar o API, na verdade.
Acontece que a Nomus já possui um ecossistema inteiro de parceiros de integração ágil, tornando dispensável qualquer ação por parte do usuário (você). É necessário apenas ser cliente das duas plataformas (Nomus ERP Industrial + a que você quer integrar) e solicitar a conexão à nossa equipe de implantação.
Com o Nomus, você já consegue integrar ERP com MES, força de vendas, régua de cobrança, entre outros tipos de parceiros visados no Ecossistema Nomus e no Roadmap Nomus.
A depender da integração que você procura para o seu sistema, pode não ser necessário mexer com API e essas coisas técnicas todas. Isso porque o Nomus ERP Industrial já possui um ecossistema diverso e robusto com parceiros pequenos, médios e grandes que permitem a integração de dados e operações em pouco tempo.
Automatização de cobranças, força de vendas, sistema MES, CAD-ERP, gestão fiscal-contábil – há sistemas para todas as necessidades entre nossos parceiros.
O Nomus ERP Industrial já possui um potencial enorme de facilitar e otimizar a gestão e as operações da sua empresa, trazendo dados em tempo real para tomadas de decisões no tempo correto e com base em fatos – e quando você considera o API de Integração, essa potência recebe um novo nível.
Além disso, as equipes de implantação e suporte da Nomus são formadas por profissionais que realmente entendem de chão de fábrica e de tecnologia de gestão. Dessa forma, você terá todo o apoio necessário para rodar a integração entre os sistemas.
Acesse a demonstração grátis do Nomus ERP Industrial:
Engenheiro Mecânico Industrial formado na UERJ, Sócio e diretor comercial da Nomus. Thiago já atuou em fábricas de diversos setores, como: Embarcações, perfuração submarina, metal mecânica, materiais de escritório, alimentício, cosméticos e tubulação.
Encontre Thiago Leão nas redes sociais:
Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: