Chat online para indústria vale a pena?


Atualizado em 1/06/21 - Escrito por Rafael Garcia na(s) categoria(s): Marketing e vendas

Custos industriais

Oferecer um excelente atendimento ao cliente é um dos pilares para o sucesso de negócios em diferentes ramos, como para empresas no varejo, negócios SaaS e certamente, na Indústria.

Sabendo disso, é importante considerar que os canais de atendimento ao cliente já evoluíram significativamente e, no mercado de hoje, atender apenas através do e-mail ou telefone pode já não ser o suficiente para satisfazer seus clientes.

Por isso, trouxemos este conteúdo dedicado à apresentar se o chat online para indústria vale a pena, assim como quais são seus principais diferenciais e recursos que podem ajudá-lo a gerar mais oportunidades de negócios.

Benefícios do chat online para indústria

Primeiramente, vamos apresentar alguns números. De acordo com diversas pesquisas relacionadas à este canal de atendimento oferecido nos websites de negócios online, assim como através de outros meios como aplicativos para smartphones e redes sociais, alguns números chamam atenção:

  • 73% dos consumidores afirmam que o chat online é a melhor forma de comunicar-se com um negócio nos dias de hoje. Enquanto isso, apenas 51% ficam satisfeitos com o atendimento por e-mail e, no telefone, este número cai para 44%.
  • 44% dos compradores dizem que ter suas perguntas respondidas por um atendente humano em tempo real enquanto navega pelo website é um dos maiores diferenciais que uma empresa pode oferecer em relação ao atendimento online.
  • 97% dos consumidores afirmam que o atendimento ao cliente é um fator determinante para que exista lealdade à marca;

Já em relação ao ROI (Return on Investment, ou retorno sobre o investimento) do chat online, considere o seguinte:

  • Oferecer um chat online resulta em uma melhoria de 20% na taxa de abandono de contato com o cliente;
  • O canal de atendimento online impulsiona o índice de satisfação de clientes com os serviços prestados em 34%, anualmente;
  • A economia sobre a retenção de clientes aumenta em pelo menos 2.6 vezes.
  • Sua equipe de atendimento é 9.3 vezes mais eficiente ao trabalhar com um chat online.

O que significa que não, investir no chat online para indústria não é caro – especialmente porque existem soluções profissionais e gratuitas que você pode instalar em seu website, como é o caso do JivoChat.

Recursos e diferenciais oferecidos pelo chat

Agora que você já conhece alguns dos dados mais importantes sobre como este canal de atendimento pode influenciar não apenas a satisfação de seus clientes, mas também o desempenho de sua equipe e os resultados obtidos, podemos falar do porquê um chat online vale a pena.

Confira alguns recursos do chat online para indústria que você pode aproveitar para impulsionar suas vendas.

Veja também: NPS (Net Promoter Score): o que significa, como calcular e como aplicar

Convites proativos para abordagem na página

Este é um dos principais recursos oferecidos por ferramentas profissionais de chat online. Com ele, é possível abordar visitantes em sua página através de pop-ups com mensagens personalizadas.

O grande diferencial é que os convites proativos normalmente funcionam em conjunto com outro recurso crucial: o monitoramento de visitantes. Com isso, é possível identificar em qual página do website o cliente se encontra.

Assim, caso um visitante esteja acessando sua página de produto, poderá imediatamente chamá-lo para uma sessão de chat, aplicando técnicas de vendas já na primeira mensagem – onde o mesmo terá a oportunidade de tirar todas suas duvidas com sua equipe, sem sair da página.

Confira um exemplo de convite proativo para abordagem na página de produto:

  • “Olá, está com alguma dúvida sobre o produto ou precisa de ajuda para encontrar a melhor opção para seu negócio? Fale comigo aqui no chat!”

Transferência de arquivos em tempo-real

Sabemos que na Indústria, negociações podem ser muito mais complexas que uma simples compra em uma loja virtual de produtos esportivos, por exemplo.

É comum existir o envolvimento de contratos, emissão de orçamentos e propostas, entre outros documentos relacionados à uma venda.

Normalmente o compartilhamento deste tipo de material é realizado por e-mail. Porém, caso ofereça um chat online para conversar com seus clientes em potencial, será possível realizar transferências de arquivos e obter retorno durante uma sessão de atendimento.

Isso aumenta a eficiência de sua equipe e evita que oportunidades sejam perdidas por falta de acompanhamento e comunicação entre a equipe de vendas e o consumidor.

Formulários de atendimento

Outro grande diferencial do chat online para indústria é a possibilidade de recolher dados para contato e outras informações de seus clientes através de formulários.

Para exemplificar, mesmo quando sua equipe de atendimento estiver indisponível, clientes ainda poderão inserir seus dados para contato, como e-mail, telefone e sua dúvida através de um formulário offline.

Assim que o primeiro operador ficar disponível, esta mensagem será visualizada – possibilitando o retorno mesmo que você não esteja disponível 24/7.

Integrações

Por fim, não poderíamos deixar de falar sobre como você pode aproveitar este canal de atendimento para melhorar o desempenho de outras ações, como suas próprias campanhas de e-mail marketing, por exemplo.

Os melhores chats no mercado te permitem integrar o canal à ferramentas de e-mail marketing, assim como o Google Analytics e outros pontos de comunicação, como o próprio telefone, e-mail, ferramenta de callback, redes sociais, aplicativos mobile, etc.

Para exemplificar, com o JivoChat, sua equipe pode obter endereços de e-mail através de conversas no chat, qualificar e cadastrar clientes em sua base, além de poder acompanhar chamados iniciados em diversos locais em uma única plataforma omnichannel.

Atenda clientes em tempo real e feche mais negócios

Estes são apenas alguns dos recursos que você pode encontrar em um chat profissional. Existem ainda outras funcionalidades que não podemos deixar de mencionar, como:

  • Possibilidade de transferir chats entre departamentos;
  • Tradutor automático para diversas línguas;
  • Respostas gravadas e atalhos para agilizar o atendimento;
  • Possibilidade de ler o que o visitante está escrevendo antes de ser enviado;
  • Relatórios de desempenho por operador e análise de satisfação de clientes;
  • E muito mais.

Agora que você sabe que o chat é um canal muito bem recebido pelos consumidores e foi apresentado à alguns dos principais recursos que poderá aproveitar para gerar mais oportunidades de negócios, está na hora de instalar gratuitamente um chat online para indústria em seu website.

Lembre-se, a velocidade do atendimento têm grande impacto na satisfação dos clientes. E não existe outro canal que oferece tanta conveniência para quem está acessando a página de seu negócio quanto um chat profissional.

Nomus ERP Industrial

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