Atualizado em 25/09/25 - Escrito por Thiago Leão com colaboração de João Pedro Brutschin na(s) categoria(s): Fiscal
A nota fiscal de ajuste é um documento fiscal usado para retificar notas fiscais emitidas anteriormente quanto a informações de valores de impostos, assim como ajustes tributários quando não foi possível cancelar esse documento original.
A NF de ajuste possui dados e formas de emissão próprias, sendo diferente da nota fiscal complementar e da carta de correção eletrônica. É importante conhecer a diferença entre todos esses documentos para não cometer erros ao realizar suas emissões.
Você entenderá tudo sobre nota fiscal de ajuste no artigo abaixo, onde constam todas as informações básicas desse tipo de documento. Dessa forma, você evitará problemas com o Fisco quanto com suas próprias gestões financeira, contábil e fiscal.
Faça uma boa leitura.
Índice do artigo
A nota fiscal de ajuste é um documento fiscal emitido para retificar notas anteriores quanto a informações fiscais quando não foi possível cancelar o documento original no prazo correto. Não é possível emitir NF de Ajuste quando houver mudanças quanto à identificação e à circulação de mercadorias.
Dessa forma, a Nota Fiscal de Ajuste pode ser usada para:
No entanto, não pode ser usada para alterar:
IMPORTANTE: a nota fiscal de ajuste não é um tipo oficial de notas fiscais conforme legislação fiscal. Trata-se de um termo usado por conveniência pelo mercado para a Nota Fiscal modelo 55″.
No momento da emissão da nota fiscal (independente da plataforma usada), será necessário inserir a chave de acesso da nota fiscal original, as informações a serem ajustadas e a justificativa dessa alteração, além de repetir os dados que se mantêm iguais.
É importante lembrar que alterar a finalidade da nota fiscal para nota fiscal de ajuste e se atentar para não cometer erros novamente.
A nota fiscal de ajuste também pode ser usada para estornar uma venda faturada quando não foi possível cancelar a nota fiscal de venda dentro do prazo legal e a mercadoria ainda não saiu para entrega nem ocorreu o fato gerador de tributos.
Sob esse uso, essa nota também recebe o nome de Nota Fiscal de Estorno e o processo de preenchimento e emissão é o mesmo usado para qualquer NF de Ajuste, mudando apenas a justificativa e o CFOP, que seria invertido.
A nota fiscal de ajuste não tem um CFOP único, cada caso pedirá um código diferente. A escolha correta depende da nota fiscal original.
Se for realmente apenas um ajuste, repete-se o CFOP da nota original ou utiliza-se um dos códigos específicos de ajuste (veja a tabela no artigo sobre CFOP), mas se for um estorno, utiliza-se o CFOP inverso.
Por exemplo, se o CFOP da nota original era 5.101 (Venda de produção do estabelecimento), você deverá usar 1.101 na nota fiscal de ajuste para estorno.
As instruções de emissão da nota fiscal de ajuste são as mesmas de como emitir nota fiscal no geral. A única coisa que muda é que você deve identificar a natureza da nota (como de ajuste) na hora de gerar o documento.
Por exemplo, assista a este vídeo de como emitir notas fiscais no Nomus ERP Industrial:
A Nota Fiscal de Ajuste, a Nota Fiscal Complementar e a Carta de Correção eletrônica são três documentos diferentes de retificação da nota fiscal emitida. No entanto, as três são usadas para fins e condições diferentes, conforme você pode ver abaixo:
Há muitos tipos de documentos fiscais com os quais o gestor ou profissional de uma empresa deve lidar. Decorar detalhes de cada um é uma tarefa quase impossível, por isso, é melhor contar com materiais ricos de fácil conferência. Por isso, criamos este guia.
Confira o que são, para que servem e como emitir os diversos documentos fiscais de uma empresa:
É possível reduzir as chances de erro e as necessidades de notas fiscais de ajuste, assim como automatizar a emissão de todos os documentos fiscais da sua indústria. Através do Nomus ERP Industrial, você conecta todos os dados da sua empresa e em apenas 5-10 minutos emitir todos os docs pendentes.
Por ser um sistema de gestão integrado, às operações de compra, venda e transporte estão conectadas e a emissão de qualquer documento pode ser realizada junto ao evento relacionado.
Facilidade em escala industrial para a sua gestão: conheça o Nomus ERP Industrial.
Acesse a demonstração grátis do Nomus ERP Industrial
Aprender sobre gestão fiscal é um processo constante. Por isso, este blog industrial é o seu maior parceiro nos estudos. Recorrentemente, eu, meus colegas e convidados publicamos matérias de gestão industrial em todas as esferas: fiscal, financeira, produtiva, logística e mais.
Inscreva-se no blog para ser notificado sempre que uma nova matéria for ao ar e siga nossas redes sociais para receber pílulas de conhecimento:
Engenheiro Mecânico Industrial formado na UERJ, Sócio e diretor comercial da Nomus. Thiago já atuou em fábricas de diversos setores, como: Embarcações, perfuração submarina, metal mecânica, materiais de escritório, alimentício, cosméticos e tubulação.
Encontre Thiago Leão nas redes sociais:
Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: