ERP Composable: o que é, diferenças e benefícios


Atualizado em 9/10/25 - Escrito por Rafael Netto colaboração de João Pedro Brutschin na(s) categoria(s): ERP

Guia do ERP para indústrias

O ERP Composable é um tipo de ERP com alta capacidade de integração que permite que você o conecte com outras soluções até personalizar o ERP em um ecossistema que atenda às suas necessidades específicas. Essa integração geralmente é realizada através de API (Interface de Programação de Aplicações).

Os sistemas de gestão integrada (ERP), por mais que evoluam e tenham um Roadmap extenso, precisam de tempo para serem desenvolvidos. As integrações permitem preencher as lacunas de funcionalidades que a plataforma não cobre ou pelo menos ainda não cobre.

Com isso, é preciso manter em mente que, segundo o relatório da Gartner, o futuro dos ERPs é ser composable. Só que o relatório foi publicado em 2020 e o futuro de 2020 é o seu presente de agora. Você pode entender melhor esse tipo de sistema no artigo abaixo.

Faça uma boa leitura!

O que é um ERP Composable?

O ERP Composable é um ERP com alta capacidade de integração com outros sistemas e soluções tecnológicas que ofereçam funcionalidades que supram as suas lacunas. Nenhum sistema conseguirá fornecer 100% dos mecanismos digitais necessários para gerir uma empresa e a capacidade de integração vem reverter esse problema.

Isso é, muitas empresas hoje em dia enfrentam o problema de ter que ficar trocando entre seus programas. Fecha o ERP, abre o Teams ou Slack, fecha Teams, abre CRM, fecha CRM, abre… e por assim vai.

E nessa troca de telas, se perde muito tempo porque não é só uma questão de minimizar uma janela, há dados, documentos e informações a serem trocados entre esses meios.

O ERP composable vem resolver essa questão, pois permite a integração com sistemas e ferramentas que antes funcionavam de forma isolada.

Também, é possível integrar com soluções como Power BI, para ter um domínio ainda maior sobre a visualização e a gestão de dados da sua empresa.

Dessa forma, segundo o relatório The Future of ERP Is Composable da Gartner, o ERP Composable é uma tendência que revoluciona como as empresas combinam os melhores módulos e plataformas do mercado para atender às suas necessidades específicas.

Essa abordagem de desenvolvimento e uso do ERP oferece flexibilidade e agilidade totalmente superiores aos sistemas ERPs comuns, tradicionais e monolíticos. Permitir a junção de diversas peças, softwares diferentes, você compõe o ERP conforme a sua necessidade.

O Nomus, por exemplo, é um ERP Industrial composable, pois conta com API de Integração para combinar diversas soluções do mercado, além do Ecossistema Nomus, um grupo de parceiros de tecnologia já preparados para integrar as plataformas em poucos cliques.

Diferença entre ERP Tradicional e ERP Composable

A diferença entre o ERP Tradicional e o ERP Composable está na capacidade de integração com outras soluções digitais.

O ERP Tradicional é bastante engessado, com limitações na hora de integrar com outras soluções, ou até impossibilidades conforme o sistema. O ERP Composable oferece recursos para integração e conexão a outras plataformas com segurança e integridade dos dados.

Benefícios do ERP Composable

  • Alta capacidade de integração – conecta-se facilmente com outras soluções e ferramentas do mercado, formando um ecossistema personalizado;
  • Preenchimento de lacunas funcionais – complementa funcionalidades que o ERP ainda não possui, sem precisar trocar de sistema;
  • Centralização das informações – elimina a necessidade de alternar entre vários softwares, unificando dados e processos;
  • Maior produtividade – reduz o tempo perdido com trocas de telas e transferências manuais de dados entre sistemas;
  • Flexibilidade e agilidade – permite compor o ERP conforme as necessidades específicas da empresa;
  • Melhor gestão de dados – integra-se com ferramentas como Power BI, oferecendo controle avançado sobre indicadores e relatórios;
  • Atualizações contínuas e evolutivas – acompanha o roadmap do ERP enquanto mantém a empresa integrada a novas soluções;
  • Conexões seguras e confiáveis – realiza integrações com segurança e integridade dos dados via APIs;
  • Fácil integração com parceiros – sistemas composable, como o Nomus ERP Industrial, permitem conectar plataformas parceiras em poucos cliques;
  • Acesso a um ecossistema tecnológico – amplia as possibilidades de automação e inovação ao integrar soluções de diferentes especialidades.

ERP Composable e APIs de Integração

Uma das formas de um ERP ser composable, ou seja, oferecer capacidade de combinação a outros sistemas é através de APIs – Interfaces de Programação de Aplicações. Inclusive, essa é o principal meio para integração.

As APIs de integração são ferramentas digitais que determinam como um software funcionará quando estiver integrado com outro, permitindo a troca de informações e a sincronização de operações de forma coerente, inteligente, dinâmica e funcional.

Saiba mais: ERP com API de Integração: o que é, como funciona e benefícios de conectar os sistemas

ERP Composable: exemplo prático

Um bom exemplo de ERP Composable na indústria é o Nomus ERP Industrial. É um sistema de gestão desenvolvido especificamente para indústrias, com possibilidade vasta de parametrização das funcionalidades nativas, e com um Roadmap extenso.

Junto a isso, vem sua capacidade de integração sólida e ágil com outras plataformas. Inclusive, o Nomus ERP Industrial já é capaz de se integrar rapidamente com vários sistemas parceiros, sem exigir de você conhecimentos de API e conexão de softwares.

Com poucos cliques, você já conecta o Nomus a sistemas de CRM, Força de Vendas, Contabilidade, MES e muito mais.

Veja um exemplo prático, acesse a demonstração grátis:



[Grátis] Ferramenta definitiva para comparar ERPs

Existe um tipo de ferramenta que serve como resposta definitiva para qual ERP contratar com base nas funcionalidades. Trata-se de um RFI, Pedido de Informações/Request for Information, uma tabela comparativa de soluções a serem contratadas. E temos uma gratuita para você usar na comparação de ERPs.

Aprenda mais sobre a ferramenta no artigo RFI para ERP: o que é, como usar e download grátis do modelo e baixe grátis abaixo:

RFI para ERP
Compartilhe agora mesmo:

Avatar photo

Autor do Artigo

Rafael Netto

Engenheiro de Produção formado na UFRJ com especializações nas áreas de gestão estratégica, custos, financeira, fiscal e de projetos de software. CEO e fundador da Nomus. Rafael tem mais de 20 anos de experiência como gestor nas áreas de Estratégia, Desenvolvimento de software, Suporte, Implantação, Financeiro, Recursos Humanos, e com implantação de sistemas de PCP e ERP em fábricas de diversos setores, como Alimentos, Metal/mecânico, Plástico, Químico, Farmacêutico, Gráfico, Equipamentos, Náutico, entre outros.

Encontre Rafael Netto nas redes sociais:


Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: