Produção em terceiros: o que é, como funciona e como controlar


Atualizado em 27/11/25 - Escrito por Thiago Leão com João Pedro Brutschin na(s) categoria(s): Produção

Chão de fábrica

Aprender como controlar produção em terceiros, isso é, aquela que você terceiriza para fornecedores de serviços, é essencial para uma indústria. Monitorar os prazos de entrega, o estado de conservação dos materiais, os problemas na produção etc é imprescindível.

Realizar esse controle exige ferramentas tecnológicas avançadas. Só assim você consegue centralizar dados e informações sobre o processo realizado por terceiros para ficar de olho nos mesmos. Do contrário, estará sujeito a extravios de material, atrasos nas suas próprias entregas e aumentos no custo de produção.

É por isso que não basta aprender sobre como controlar a produção em terceiros. Você precisa conhecer as ferramentas disponíveis no mercado e como explorá-las ao máximo do seu potencial. Assim, você terá muito mais eficiência produtiva.

Entenda melhor abaixo, faça uma boa leitura!

Produção em terceiros

O que é produção em terceiros?

Entende-se como produção em terceiros (ou por terceiros) as operações produtivas terceirizadas por uma indústria. Por exemplo, vamos imaginar uma fábrica de bolos que precisa usar geleias em seus recheios, mas terceiriza a produção desse ingrediente.

Nesse caso, ela compra as frutas e o açúcar e os envia diretamente para a fábrica de geleias terceirizada. A receita tende a ser própria da empresa contratante, seguindo seus padrões de qualidade, sabor, cor, etc. 

Uma vez que você está contratando alguém para produzir para você (diferente de comprar o produto pronto), a responsabilidade por abastecimento de estoque, por exemplo, é sua. O mesmo vale para a gestão de compras e, em algum nível, os controles de produção, qualidade, e logística.

Por isso, é importantíssimo ficar de olho. São o seu produto e as suas entregas para o cliente final que está em jogo.

O controle de produção em terceiros é indispensável. Cabe ainda notar que os principais KPIs para produção em terceiros incluem lead time médio de industrialização, taxa de retorno dentro do prazo e índice de sobras.

Diferença entre produção em terceiros e para terceiros

Os dois termos são bem parecidos, mas a preposição muda tudo. Produção em terceiros é aquela em que você está terceirizando o processo de produção, você contrata outra empresa para realizar o serviço. Produção para terceiros é o inverso, trata-se de quando a sua empresa é contratada para prestar serviços de produção.

Quais os riscos da falta de bom controle de produção em terceiros?

  • Atrasos nas entregas de produtos ao cliente final;
  • Aumento do custo de produção por falhas de controle e retrabalho;
  • Dependência excessiva de processos manuais (como planilhas) suscetíveis a erros humanos;
  • Dificuldade de garantir o cumprimento de prazos e padrões definidos pela contratante;
  • Dificuldade para controlar o estoque de materiais em poder de terceiros;
  • Dificuldade para planejar corretamente as compras de matérias-primas e serviços de terceiros;
  • Erros nas entradas e saídas de notas fiscais (remessa, retorno, sobras, etc.), podendo gerar autuações fiscais por movimentação de mercadoria sem cobertura documental
  • Extravios de materiais enviados para o fornecedor terceirizado;
  • Falhas na integração entre compras, produção e logística;
  • Ilegalidades: mesmo que o processo ocorra fora da fábrica, a responsabilidade fiscal, contábil e de qualidade do produto continua sendo da empresa contratante;
  • Inconsistências no registro e acompanhamento da produção realizada por terceiros;
  • Perda de eficiência produtiva devido à falta de visibilidade do processo terceirizado;
  • Problemas de rastreabilidade e controle de sobras de materiais;
  • Recebimento de mercadorias danificadas ou fora do padrão de qualidade;
  • Redução da confiabilidade nas informações operacionais e de custo;
  • Riscos financeiros por pagamentos incorretos a fornecedores.

Como eu controlo a produção em terceiros?

O controle de produção em terceiros pode ser realizado com planilhas de Excel configuradas para isso, mas também por sistemas de gestão integrada (ERP) voltados para a indústria. Optar por ferramentas especializadas é o mais indicado.

Com um sistema de gestão integrada industrial, você pode:

  • Abastecer o estoque de materiais em poder de terceiros com precisão a partir da emissão da NF-e de remessa de materiais por seu cliente;
  • Baixar o estoque de materiais em poder de terceiros com precisão a partir da entrada da NF-e de retorno de materiais emitida pelo fornecedor;
  • Controlar as sobras de materiais em poder de terceiros com precisão a partir da entrada da NF-e de retorno de sobras emitida pelo fornecedor;
  • Controlar os pagamentos dos fornecedores integrado a entrada da NF-e de industrialização por encomenda emitida pelo fornecedor;
  • Evitar falhas no controle de estoque em poder de terceiros;
  • Planejar as compras dos serviços de terceiros e matérias primas remetidas para terceiros integrado aos processos de compras e MRP;
  • Registrar a produção efetuada pelo fornecedor e calcular o custo dessa produção agregando o custo dos materiais remetidos para o fornecedor e o custo do serviço efetuado pelo fornecedor.

Ferramenta de controle de produção em terceiros

A ferramenta mais indicada para controlar a produção em terceiros com certeza é o Nomus ERP Industrial, sistema de gestão especializado em indústrias que conecta todos os seus dados com relatórios e telas dinâmicas que mostram dados em tempo real.

Entre as funcionalidades de controle de produção em terceiro do Nomus, você encontra:

Geração de ordem de produção em terceiros:

Emita ordens de produção e controle o processo realizado por terceiros empenhando materiais que serão remetidos para o fornecedor do serviço, assim como indicando quais serviços serão contratados.

Compra do material remetido para terceiros:

Controle todas as etapas do processo de compras de materiais e insumos que serão remetidos para produção em terceiros de forma integrada ao planejamento da produção.

Compra do serviço contratado de terceiros:

Tenha controle completo da contratação de serviços de industrialização do terceiro de forma integrada ao planejamento da produção.

Controle dos materiais em poder de terceiros:

Faça o controle completo do seu estoque que estiver em poder de terceiros, integrando a gestão ao seu faturamento.

Controle da produção efetuada por terceiros

Controle a produção efetuada por terceiros, os materiais consumidos por terceiros, atualizando o controle de estoque de materiais em poder de terceiros.

Controle de sobras de materiais remetidos para terceiros:

Faça a gestão de sobra de materiais que foram remetidos para a produção em terceiros, integrando esses dados ao controle de estoque de materiais também em poder de terceiros.

Integração de MRP com PCP:

Integrar a produção em terceiros ao PCP e ao MRP permite prever o momento exato das remessas, retornos e sobras, otimizando o planejamento de compras e prazos de entrega.

Acesse a demonstração grátis do Nomus ERP Industrial:



Saiba mais sobre controle de produção

A gestão de produção é uma das tarefas mais importantes em uma indústria, uma vez que a eficiência produtiva é o objetivo central das mesmas. Fabricar mais usando menos recursos é um horizonte a ser buscado na melhoria contínua.

Por isso, planejar, gerir, executar e controlar a produção deve ser feito com base em estudos sérios e sólidos. Você, como profissional ou estudante da indústria, pode adquirir os conhecimentos necessários para essa gestão aqui mesmo no blog industrial da Nomus.

Eu, colegas e convidados estamos sempre publicando matérias de interesse da gestão industrial. Você aprende sobre produção, ferramentas, recursos humanos, matérias-primas, reforma tributária e muito mais.

Convido você a inscrever-se no blog para receber as matérias diretamente no seu e-mail e, também, nos seguir nas redes sociais e acessar pílulas diárias de conhecimento industrial:

Obrigado e vamos em frente!

Apontamento de produção
Compartilhe agora mesmo:

Avatar photo

Autor do Artigo

Thiago Leão

Engenheiro Mecânico Industrial formado na UERJ, Sócio e diretor comercial da Nomus. Thiago já atuou em fábricas de diversos setores, como: Embarcações, perfuração submarina, metal mecânica, materiais de escritório, alimentício, cosméticos e tubulação.

Encontre Thiago Leão nas redes sociais:


Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: