Planilha de Controle de Estoque

Baixe uma planilha gratuita para controlar seu estoque de forma eficiente, reduzindo desperdícios de tempo e dinheiro.

Baixar planilha de controle de estoque

Veja a explicação do material abaixo ↓


Planilha de controle de estoque [GRÁTIS]


Atualizado em 24/09/25 - Escrito por Thiago Leão com colaboração de João Pedro na(s) categoria(s): Estoque

Planilha

Uma planilha de controle de estoque eficiente é capaz de controlar estoque atual, movimentações, tipos de produtos e necessidades de conta e produção. Esta ferramenta gratuita pode ser a chave para você diminuir em muito seus custos em aquisição e manutenção de estoque.

Muitas empresas perdem dinheiro recorrentemente por falta de organização de estoque. Os relatórios mal elaborados, informações duplicadas e problemas de comunicação são algumas das causas. Com isso, sua produção poderá ficar com falta de insumos para atender seus clientes enquanto o almoxarifado está cheio do que não precisava ter sido comprado.

Evite desperdício de dinheiro na hora de compra e manutenção de estoque, assim como na ordem de produção. Ao saber o que seu almoxarifado tem guardado, fica fácil identificar produtos que precisam ser fabricados ou não para atender às demandas.

Abaixo você encontra a planilha de controle de estoque eficiente grátis e as instruções de como usá-la. Faça uma boa leitura!

Planilha de controle de estoque eficiente [GRÁTIS]

Por que usar uma planilha de controle de estoque?

Usar um sistema ou planilha de controle de estoque eficiente é essencial para administrá-lo e tornar seus processos mais eficazes, previsíveis e de maior qualidade. Essa ferramenta permite você aperfeiçoar o planejamento e a gestão de compras e produção.

Os resultados são otimização de tempo, redução de custos, acesso rápido ao inventário, geração de relatórios inteligentes e dinâmicos, e automatização de processos. Assim, o gestor responsável poderá tomar decisões mais rápidas e acertadas.

Quanto há hoje de matéria-prima, produtos semiacabados e produtos finalizados para envio em seu estoque? Muitos empreendedores precisam ir até o almoxarifado contar os itens para responder a essas perguntas. Otimize seu tempo, para que baste abrir a planilha para ter essas informações.

Além de deixar de desperdiçar dinheiro com compras e produção, você também economiza tempo e tempo é custo. Por fim, ainda traz outros benefícios, como a entrega facilitada do Bloco H, controle de matéria-prima e de qualidade, entre outros.

[Curso completo] Gestão Essencial de Estoque

Mais à frente, você confere as instruções escritas e com imagens de tela da planilha de controle de estoque para aprender de forma rápida para usá-la. Só que o uso da ferramenta ficará muito melhor se você aprender sobre gestão de estoque.

Por isso, trouxe abaixo um curso rápido, simples e prático chamado “Gestão Essencial de Estoque”, ministrado por Arthur Leão, Engenheiro Mecânico Pós Graduado em Engenharia de Produção.

Além de aprender sobre gestão de estoque, você descobrirá como usar a planilha com passo a passo em vídeo e dicas extras do engenheiro. Assista ao curso:

Como usar a planilha de controle de estoque

A planilha de controle de estoque é muito simples de usar e os passos fáceis de se entender. Ela fará toda a diferença na sua indústria e a maior parte do trabalho vai ser só o cadastro correto dos produtos na planilha.

No final, confira também o passo a passo em vídeo.

1. Abra o arquivo da planilha e leia atentamente às instruções de uso, principalmente os passos 1 e 2, que são alertas para garantir que as fórmulas não serão apagadas, conforme tela abaixo:

2. Abra a aba de cadastro de produtos, onde você pode conferir vários produtos já inseridos como exemplos. Substitua pelos seus:

2.1 Identifique corretamente os produtos conforme o tipo (Matéria-Prima, Semi-Acabado, Produto Acabado, ou Uso e Consumo):

2.2 Classifique cada item conforme o método de ressuprimento adequado:

2.3 Insira as unidades de medida de compra e de estoque e seus respectivos valores para conversão:

3. Após o cadastro das planilhas, abra a tela de movimentações. Você verá que já há 7 movimentações cadastradas, que são as normalmente usadas pelas indústrias. Se você tiver outra para usar, cadastre conforme o padrão:

4. Após conferir os tipos de movimentação e cadastrar as que faltarem, vamos para as movimentações de estoque. Abra a aba com esse nome:

5. Agora, vamos conhecer a aba de posição de estoque. Ela serve como relatório que traz seu estoque atual, saídas previstas, entradas previstas, estoque projetado etc. Tudo o que você cadastrar na aba de movimentações de estoque, impactará na aba de posição de estoque. Veja a tela e também experimente na planilha:

6. Da posição do estoque, vamos para outro relatório, o da aba de necessidade de compra. Ele mostra o que precisa ser adquirido pelo comercial:

7. Então, vamos para a aba de necessidade de produção, que mostra o que precisa ser fabricado para suprir o estoque:

Passo a passo da planilha em vídeo

Abaixo você confere as instruções em vídeo da planilha de controle de estoque junto com dicas de como fazer a gestão do seu almoxarifado. Quem apresenta o passo a passo é Arthur Leão, que traz conhecimentos muito importantes para esse setor da sua indústria:

Controle de estoque avançado: indicadores de desempenho a usar

O próximo passo que sua empresa pode dar para avançar no controle de estoque é começar a usar KPIs. Esse tipo de ferramenta trará claridade sobre a situação da sua gestão de estoque e mostrará caminhos que podem ser seguidos na sua gestão.

Entre os indicadores de desempenho de estoque, estão:

  • Rotatividade ou giro de estoque: serve para entender quantas vezes um estoque é renovado dentro de um período, para contabilizar eficiência de uso, planejar compras, gerir armazém e outras questões;
  • Índice de ocupação do armazém: métrica que mostra o quanto se usa um espaço de armazém em relação ao total disponível, para medir a eficiência do uso do espaço e as necessidades e possibilidades de manter, armazenar mais, expandir ou reduzir;
  • Acuracidade do inventário: é um indicador de logística e de estoque para avaliar a diferença entre o estoque registrado no seu sistema de gestão e o que realmente está nos almoxarifados e CDs da sua empresa, onde se busca ter 100% na proporção entre o estoque físico e o estoque registrado;
  • Estoque de segurança: indicador que mostra a quantia de prdutos, insumos e mercadorias que devem estar sempre em estoque para garantir que sua empresa continue respondendo às suas demandas e suas flutuações;
  • Custos de armazenagem: serve para calcular o quanto você tem gastado para armazenar seus materiais, máquinas, insumos de produção, subprodutos, produtos prontos, equipamentos de EPI etc, a fim de entender se seus métodos e estratégias de armazenagem estão custando o quanto deveriam ou sendo um gargalo financeiro.

[GRÁTIS] Baixe a planilha de controle de estoque

Baixar a planilha de controle de estoque leva apenas alguns segundos. Você só precisa clicar na imagem abaixo para acessar a página de download. Depois disso, basta implantar e mudar completamente sua forma de gerir toda a gestão de estoque da sua empresa.

Faça o download gratuito agora:

Planilha

Compartilhe agora mesmo:

Avatar photo

Autor do Artigo

Thiago Leão

Engenheiro Mecânico Industrial formado na UERJ, Sócio e diretor comercial da Nomus. Thiago já atuou em fábricas de diversos setores, como: Embarcações, perfuração submarina, metal mecânica, materiais de escritório, alimentício, cosméticos e tubulação.

Encontre Thiago Leão nas redes sociais:


Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: