A razão para escolher a produtividade em uma pequena indústria


Atualizado em 14/05/21 - Escrito por Marcos Chaves na(s) categoria(s): Produção

O artigo de hoje é sobre um tema muito interessante para você que é empreendedor e possui uma pequena indústria. A importância da produtividade de uma pequena indústria.

A produtividade é um dos assuntos mais em alta no atual cenário competitivo das indústrias brasileiras, já que melhorando seu desempenho, você consegue ter mais resultados com a mesma capacidade.

O desafio constante das pequenas indústrias

Uma das características mais marcantes das pequenas indústrias é a necessidade constante de gerar lucro e apresentar resultados no final do mês. Diferente das grandes empresas, que possuem uma margem maior para períodos de crise, a pequena indústria precisa “matar um leão por dia”, sempre apresentando resultados. É muito difícil encontrarmos pequenas indústrias que tenham uma margem de lucro muito expressiva, exceto as que estão trabalhando com alguma tecnologia de ponta ou casos similares.

Justamente por este desafio constante, os empresários que empreendem em pequenas indústrias tem que se desdobrar para conseguir seus objetivos básicos, como ter uma empresa saudável, sustentável e com uma margem de lucro condizente com o risco que ele está assumindo.

A alta produtividade é a única saída concreta para pequenas indústrias

Para você alcançar um nível de lucratividade que atenda as suas expectativas e consolide a empresa no mercado, há duas saídas: aumentar os preços praticados pela sua indústria ou elevar a eficiência produtiva da sua empresa.

Como você já deve saber, o caminho do aumento do preço raramente está disponível, já que a concorrência está cada vez mais acirrada e a crise diminuiu o poder de compra de empresas e consumidores. Sendo assim, o empresário gestor de uma pequena indústria de manufatura só tem uma saída: aumentar sua produtividade e gerar mais resultados com a mesma capacidade.

Caso você pense em aumentar a capacidade da sua indústria, para aumentar sua margem de lucro enquanto ainda aumenta o seu tamanho, essa pode ser uma saída perigosa, se não bem estruturada. Como falei no vídeo e no artigo em que discute a diferença entre investir para aumentar a capacidade e em gestão para melhorar a utilização da capacidade, o investimento em novas máquinas e o crescimento desestruturado pode ser prejudicial para a indústria, já que aumenta o capital investido sem necessariamente aumentar a produção, se não forem observados os gargalos e os fluxos de produção.

Como aumentar a produtividade de uma pequena indústria?

Para atingir o objetivo de aumentar a eficiência produtiva da sua fábrica e começar a gerar mais resultados com a mesma capacidade, ou ainda manter os mesmos resultados com uma capacidade menor, você tem três opções.

  • A primeira opção é estudar sobre conceitos e boas práticas com conteúdos como os apresentados aqui no Blog Industrial Nomus.
  • A segunda é contratar uma consultoria de gestão, como a MC7 Consultoria ou ainda um software de gestão como os oferecidos pela Nomus.
  • A terceira requer um investimento um pouco maior e é complementar as duas primeiras: contratar um profissional capaz de otimizar sua produção, como um engenheiro de produção.

É claro que você precisa avaliar primeiro quais são os pontos em que a sua indústria mais pode melhorar em termos de produtividade e por isso uma consultoria é a forma ideal de alcançar este conhecimento, porém, irei listar aqui alguns artigos que irão ajudar você a dar os primeiros passos no caminho da alta produtividade. Confira:

Agora que você sabe qual caminho seguir, chegou a hora de agir

Agora que você já sabe que para uma pequena indústria se consolidar no mercado e alcançar as metas de seus gestores é preciso uma alta produtividade, capaz de utilizar toda a capacidade que a mesma pode oferecer, seu próximo passo é colocar este conhecimento em prática.

Por isso, gostaria de convidar você a assinar o Blog Industrial da Nomus para receber artigos como este duas vezes por semana, direto no seu email. Fique a vontade também para deixar um comentário neste artigo caso tenha dúvidas em como melhorar a produtividade da sua indústria.

Para finalizar, também o convido a assistir uma breve apresentação do sistema de gestão da Nomus criado especialmente para aumentar a produtividade de indústrias, o Nomus PCP.

Nomus ERP Industrial

Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: