Como programar a produção e ter resultados incríveis


Atualizado em 17/06/22 - Escrito por Pedro Parreiras na(s) categoria(s): Estratégia / Processos e Organização / Produção

Programação da produção

As melhoras da Programação da Produção podem ser muito significativas. Não saber como Programar a Produção pode trazer muitos danos para a sua indústria. Neste artigo vamos mostrar para você o prejuízo que não ter esse conhecimento pode gerar na sua produção. Uma vez que tem ciência da gravidade fica mais fácil pensar em uma forma de buscar uma forma de melhoria.

Neste artigo você pode conferir em vídeo, seguindo a série Dores da Indústria, onde trazemos tratamentos para seus problemas.

VEJA MAIS – Primeiros passos para implantação da programação da produção industrial (PPCP)

Talvez você nem saiba como esse problema possa estar afetando sua indústria. Assista o vídeo abaixo e veja como sua empresa pode estar perdendo dinheiro e como tratar essa dor:

Espero que este vídeo tenha ajudado a abrir seus olhos para este problema, seus impactos e também como resolvê-lo. Se você gostou deste material, curta, compartilhe e deixe seu comentário. Vamos criar uma comunidade de gestores e profissionais que se ajudam e aprendem juntos. Participe!

Aguarde o próximo vídeo da série Dores da Indústria, toda quinta-feira, no Blog Industrial. Enquanto aguarda, assista uma demonstração do nosso ERP Industrial e também acompanhe o Papo de Produção.

Veja os outros vídeos da série Dores da indústria

Como programar a produção e ter resultados incríveis

Uma programação da produção perfeita, que atenda o anseio de todas as pessoas, não existe! Em uma boa programação da produção temos que escolher prioridades. Alguns itens podem e vão trazer mais lucro para sua empresa e isso deve ser analisado. Alguns objetivos de desempenho estão por trás dos critérios de priorização, como: reduzir atraso, tempo de máquina parada, o leadtime, aumentar faturamento.

Até mesmo dentro da mesma empresa podem ter pessoas com objetivos diferentes, vide que dois vendedores podem focar suas atenções e prioridades em empresas distintas. O ideal é pensarmos na empresa como um todo.

Veja também:

Desafio

Programar a produção não é tarefa nada fácil. É preciso ter ferramentas de sequenciamento da produção em seu sistema de gestão, principalmente para ambientes complexos. Com duas máquinas, mais de um cliente, uma linha de produtos, aumenta ainda mais a necessidade de exercer de maneira correta os critérios de programação mais avançados.

Programação da produção

Trata-se de informar, para os colaboradores, o que vai entrar em máquina. Funciona como um calendário de um médico, por exemplo, onde tem os horários de pacientes que vão ser atendidos. Ao programar a produção de maneira correta vai ser possível conferir, que em uma determinada hora e data um item vai passar por um processo específico, com um bom nível de detalhamento.

https://www.youtube.com/watch?v=ey7aJIzvPk4&t=2s

Gostou do vídeo? Receba em seu email.

Inscreva-se gratuitamente a receba em primeira mão os vídeos do Blog Industrial Nomus.

Como programar a produção

Não saber programar a produção, certamente, vai te causar danos. É preciso pensar no impacto financeiro, que essa dor causa para efetuar o tratamento correto o quanto antes. Ao saber o quanto está perdendo de dinheiro, sua motivação será muito maior para sanar esse problema.

Sua produção é uma bagunça? Não sabe o que vai entrar em máquina? Quanto tempo de máquina você perde? Os problemas são inúmeros por não saber programar a produção. Vamos usar o exemplo de ter a máquina parada. Com esse impasse você acaba perdendo tempo com seus colaboradores se reunindo para saber o que vai entrar em máquina.

Supondo que você perca uma hora de máquina por dia, com dez máquinas, o resultado é a perda de dez horas de máquina por dia e 200 horas por mês. Quanto custa o tempo da sua máquina? Se o valor for R$ 100 reais, neste exemplo, você está perdendo R$ 20 mil por mês.

E ainda existem várias perdas causadas por não saber programar a produção de maneira correta. Consequentemente, muitas formas de melhorar suas etapas e passar a transformar esses problemas em lucro.

Veja na prática

A programação da produção pode mudar o rumo da sua empresa, levando a resultados fantásticos. Essas e outras praticidades podem ser vistas ao assistir uma apresentação do Nomus ERP Industrial, o software de gestão focado em indústrias e desenvolvido por engenheiros de produção.

Nomus ERP Industrial

Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: