A importância do profissional de administração em uma indústria


Atualizado em 4/07/23 - Escrito por Pedro Parreiras com colaboração de Karina Gomes na(s) categoria(s): Estratégia / Recursos Humanos

Glossario

O administrador no mercado de trabalho

O curso de administração é o que mais gradua profissionais por ano. Entretanto, apesar desse número elevado de administradores no mercado de trabalho, a necessidade de progresso nos processos produtivos das empresas e a instabilidade econômica atual fazem com que esse profissional seja essencial em muitas organizações e, com isso, mantêm sempre em alta as vagas para esses especialistas.

Apesar disso, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a área de atuação do administrador e como o mesmo pode auxiliar nas melhorias de uma indústria. Por esse motivo, criamos esse artigo para esclarecer todas as questões sobre essa profissão.

O que faz um administrador?

O administrador é o profissional que coordena recursos humanos, financeiros e materiais de uma empresa. Pode também atuar como autônomo, realizando consultorias, ou até mesmo tendo o seu próprio empreendimento.

Ele pode trabalhar em praticamente todos os setores de uma organização, além de apoiar a avaliação, definição e execução das metas. Confira as principais áreas de atuação do administrador em uma organização:

  • Compras: É responsável pela obtenção de matérias-primas e produtos, pela negociação com os fornecedores e pelo controle de estoques.

Leia mais: 6 dicas práticas para melhorar o setor de compras da sua indústria

  • Vendas: É incumbido de negociar com clientes e supervisionar as ações de marketing e publicidade.

Leia mais: 7 ações para aumentar as vendas da sua indústria em 2016

  • Recursos humanos: É encarregado de gerenciar o relacionamento da empresa com os colaboradores e sindicatos, as contratações e os desligamentos, assim como os planos de carreira e direitos dos funcionários.

Leia mais: Como motivar e conquistar a parceria dos colaboradores de uma fábrica

  • Financeiro: Administra os honorários e recebimentos, o registro de impostos e as cobrança dos clientes.

Leia mais: 7 passos para o sucesso da gestão financeira da sua fábrica

O que faz um administrador em uma indústria?

O administrador tem a função de desenvolver processos que irão produzir melhoras na qualidade dos produtos e na produtividade dos setores da indústria. Trabalha no controle de mercadorias finalizadas e na checagem da qualidade.  

Independente da área de atuação, esse bacharel lida fundamentalmente com números e planilhas(embora seja mais produtivo com um software de gestão) e tem que estar sempre atualizado com a economia tanto exterior quanto nacional, com as tendências do mercado consumidor e a legislação na área de atuação da indústria. Além disso, para estar atento às necessidades do mercado, precisa manter uma proximidade com a equipe de marketing.

A presença desse profissional nas fábricas é fundamental, pois todas as providências a serem tomadas para alavancar o setor industrial são intensificadas com uma maior contribuição de administradores competentes, o que gera um aumento da produção de bens de maior valor adicionado e permite a acomodação dos custos mais altos, confirmando a capacidade das fábricas para a competição no mercado nacional e internacional.

O profissional de administração ainda pode executar as seguintes tarefas:

  • Definição das políticas corporativas, gerenciando por exemplo projetos sustentáveis e de responsabilidade social;
  • Orientação no entendimento de processos;
  • Desenvolvimento e execução de operações da indústria e de serviços, inicialmente sem muitas alterações e investimentos;
  • Manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos;
  • Coordenação dos profissionais que atuam na produção;
  • Gerenciamento de estoques de insumos;
  • Estocagem de produtos semi-acabados e finalizados.

Veja também: Analista de custos: o que faz, formação, perfil, salário e sua importância para uma fábrica

Como é a graduação de um curso de administração?

A faculdade de Administração é uma graduação do tipo Bacharelado, da qual o profissional é formado com um conhecimento abrangente do mercado de trabalho, visão ética e empreendedora, senso crítico social e criatividade.

No tempo de 4 à 5 anos, o aluno aprende fundamentos das quatro grandes áreas da profissão, que já citamos anteriormente:

  • Recursos Humanos: definição de perfis de trabalho, métodos de seleção, planos de carreira, processos de capacitação e motivação, e demissão.
  • Finanças: administração de contas, recebimentos, tributos e impostos, contas correntes e investimentos.
  • Produção: gerenciamento de compra de materiais, do processo de produção, da escolha de fornecedores, assim como estocagem, qualidade dos produtos e entrega.
  • Marketing: estabelecimento do conceito e da identidade das novas mercadorias, modos de promoção, mercados e locais de venda.

A grade curricular básica abrange:

  • Introdução à informática
  • Estatística
  • Teorias da administração
  • Matemática financeira
  • Administração financeira
  • Gestão de recursos humanos
  • Economia e sociedade
  • Planejamentos e gestão de produção

Decisão para a carreira

Ao longo do artigo, mostramos a importância de administradores competentes nas indústrias. Caso você esteja cursando ou já tenha se formado em administração, procure oportunidades no setor industrial, pois terá muito a acrescentar e a aprender nesse segmento. E se você está em dúvida sobre a profissão, espero que o artigo tenha ajudado a ter uma concepção de como o administrador atua no mercado de trabalho.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância do profissional de administração em uma indústria, pode continuar aprendendo sobre o mundo industrial. Basta acessar outros artigos do Blog Industrial para ficar por dentro de diversas informações sobre o assunto.

Leia mais:

5 motivos por que o profissional da indústria deve se especializar

A importância do profissional da engenharia de produção em uma indústria

Nomus ERP Industrial

Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: