All Work Should Be Play

10 passos para o sucesso do pequeno negócio

Por Beatriz Goulart

QUAL É SEU NICHO DE MERCADO

01.

Busque conhecer o comportamento do mercado dentro do seu nicho (como a concorrência e os consumidores agem, preços praticados, perfil ideal de funcionário etc.

QUEM É SEU PÚBLICO-ALVO

02.

Entender suas dores e necessidades é uma peça-chave para projetar e/ou melhorar seus produtos de forma a supri-las e satisfazê-las da melhor maneira possível.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

03.

É preciso ter os pés no chão ao montar um planejamento estratégico e ter a noção de onde seu negócio se encontra e onde é possível que chegue no momento atual.

EQUIPE COMPATÍVEL COM OS VALORES

04.

Nas entrevistas de recrutamento e seleção, deve ser avaliado se os candidatos apresentam compatibilidade, principalmente, com os valores da empresa, assim como com sua missão e sua visão.

TREINAMENTO DA EQUIPE

05.

A capacitação dos colaboradores é fundamental para obter bons resultados e para a manutenção de um bom relacionamento com os clientes.

GESTÃOFINANCEIRA

06.

A saúde financeira de um pequeno negócio exige muita atenção. A dica de ouro para organizá-la é substituir as planilhas por um sistema de gestão integrada, já que as planilhas são muito suscetíveis a erros.

CONTROLE DO ESTOQUE

07.

O ideal é realizar um controle de estoque que torne possível um alto giro dos produtos, de modo que sempre haja produtos disponíveis para a venda, sem que estes precisem ficar parados por longos períodos.

AÇÕES DE MARKETING

08.

O time de marketing deve pensar estratégias que sigam as tendências das redes e do mercado e que, ao mesmo tempo, se enquadrem no perfil do público-alvo da empresa.

PARCERIA COM FORNECEDORES

09.

Ter os fornecedores como parceiros possibilita uma negociação amigável de preços e prazos, favorecendo o pequeno negócio e seus objetivos.

SISTEMA ERP

10.

Investir em um sistema ERP permitirá a organização de todas os dados da empresa (de atingimento de metas, de estoque, financeiras, de clientes etc.) em um mesmo banco de dados, comum a todos os setores.