10 termosde gestão de projetos que você precisa conhecer

Por Celso Monteiro

BENCHMARKING

01.

É a busca por referências que possam conduzir a empresa a um melhor desempenho em determinado projeto.

CRITICAL PATH OU CAMINHO CRÍTICO

02.

É a sequência de atividades mais longa do início até o término do projeto, que leva em conta todas as dependências entre as tarefas.

MILESTONES

03.

São etapas de conclusão e checagem de um grupo de atividades, que geralmente são apresentados às partes interessadas do projeto, de modo que todos possam acompanhar o cumprimento dos prazos pré-estabelecidos.

STAKEHOLDERS

04.

Pessoas, empresas, patrocinadores, organizações executoras e o público (população), que estejam ativamente envolvidas no projeto ou que possam ser afetados de forma positiva ou negativa pela execução ou término do projeto.

SPONSOR

05.

É a pessoa ou organização que representa e que tem a “última palavra”, ou seja, a principal autoridade do projeto.

ESCOPO

06.

O escopo determina todo o trabalho a ser realizado pela equipe, bem como os requisitos/características básicos que precisam ser atendidos.

BUDGET

07.

O escopo determina  todo o trabalho a ser realizado pela equipe, bem como os requisitos/características  básicos que precisam ser atendidos.

BRAINSTORMING

08.

Exercício criativo no qual se solicita aos participantes que expressem rapidamente suas ideias sobre um tema ou uma pergunta definida, sem pensar imediatamente nas consequências.

CONSTRAINTS OU RESTRIÇÕES

09.

Qualquer fator que limite ou impossibilite a execução de uma atividade ou do projeto de forma geral.

GRÁFICO DE GANTT

10.

Diagrama que utiliza barras horizontais, colocadas dentro de uma escala de tempo. Seu uso proporciona um rápido entendimento do projeto e todas as suas etapas e atividades em função do tempo.

Conheça mais termos da gestão de projetos no artigo: