9 dicas para implantar o apontamento no chão de fábrica

Por Equipe Nomus

COMUNICAÇÃO INTERNA CLARA

01.

Para obter um retorno dos funcionários do chão de fábrica na hora de implementar um sistema de apontamento, é importante o envolvimento da gerência e supervisão da sua fábrica na comunicação desta nova rotina.

02.

A segunda dica para implantar um sistema de apontamento no chão de fábrica de maneira eficaz é investir em treinamentos “On the job”, ou seja, na estação de trabalho do funcionário e também em treinamentos em sala de reunião ou auditórios.

TREINAMENTO NA PRÁTICA

03.

Você precisa definir controles que possibilitem a supervisão agir de imediato quando os procedimentos de apontamento não estão sendo seguidos.

CONTROLE DO ANDAMENTO DO RECURSO

04.

Outra dica de resultado é criar um sistema que meça a produtividade dos seus funcionários e a transforme em um ranking, onde é possível visualizar desde o melhor colocado até o pior.

RANKING E INDICADORES SUPORTADOS

05.

Ser reconhecido é uma das melhores formas de motivação, portanto, a quinta dica é criar uma forma de reconhecimento para os melhores colaboradores do ranking da sua fábrica.

MOTIVAÇÃO DA EQUIPE

06.

Em processos de mudanças internas nas empresas, às vezes o desligamento de determinados empregados se faz necessário. É preciso que a gerência e supervisão estejam atentas às atitudes dos colaboradores quanto ao plano estabelecido.

DEMISSÕES NECESSÁRIAS

07.

O mercado apresenta muitas opções de softwares específicos para a coleta, tratamento e interpretação das informações coletadas no chão de fábrica, como o Nomus ERP Industrial.

AUTOMATIZAÇÃO DO APONTAMENTO COM USO DE UM SOFTWARE

08.

Mesmo com todo o benefício oferecido pelo procedimento automático, sua empresa pode optar pelas funcionalidades do apontamento manual.

ATENÇÃO COM O APONTAMENTO NO CHÃO DE FÁBRICA MANUAL

09.

A implementação dessa metodologia deve vivenciar melhorias contínuas, como qualquer boa prática de gestão. 

ATUALIZAÇÃO CONSTANTE DA MODELAGEM