Sabe o que causa as não conformidades na sua indústria? Não? Então leia isso…

Atualizado em 25/06/18 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Estratégia / Processos e Organização / Qualidade

Gestão da Qualidade

As melhoras da Gestão da Qualidade podem ser muito significativas. Não saber o que causa não conformidade pode gerar muitos danos para a sua indústria. Neste artigo vamos mostrar para você o prejuízo que não ter esse conhecimento pode gerar na sua produção. Uma vez que tem ciência da gravidade fica mais fácil pensar em uma forma de buscar uma forma de melhoria.

Neste artigo você pode conferir em vídeo, seguindo a série Dores da Indústria, onde trazemos tratamentos para seus problemas.

VEJA MAIS – Como conseguir melhores resultados com a qualidade dos produtos?

Talvez você nem saiba como esse problema possa estar afetando sua indústria. Assista o vídeo abaixo e veja como sua empresa pode estar perdendo dinheiro e como tratar essa dor:

Espero que este vídeo tenha ajudado a abrir seus olhos para este problema, seus impactos e também como resolvê-lo. Se você gostou deste material, curta, compartilhe e deixe seu comentário. Vamos criar uma comunidade de gestores e profissionais que se ajudam e aprendem juntos. Participe!

Aguarde o próximo vídeo da série Dores da Indústria, toda quinta-feira, no Blog Industrial. Enquanto aguarda, assista uma demonstração do nosso ERP Industrial e também acompanhe o Papo de Produção.

Veja os outros vídeos da série Dores da indústria

Não conformidade

Não conformidade é algo que está fora da especificação do seu produto, diferente do padrão adotado. Podendo ser dimensional, físico-química, visual, entre outras diversas.

Causas da não conformidade

Existem várias coisas que podem causar. Vamos listar abaixo alguns exemplos que podem se aplicar a você:

  • Indústria de alimentos: assar mais do que deveria, passar do ponto. Ou até assando menos que o ideal, gerando um produto não conforme.
  • Indústria metal-mecânica: realizar a usinagem a mais ou a menos no momento do corte da peça.
  • Indústria química: diferença de pH, com erro na característica química do item.

Descobri a não conformidade: o que fazer?

É preciso tomar todas as medidas necessárias para que esse empecilho não volte a acontecer. Por exemplo, no caso da usinagem com excesso o problema pode ser no treinamento do operador ou no programa CNC.

Quando você descobre a causa toma todas as ações para não ter aquele problema. Na relação de causa e efeito, uma ferramenta muito útil é o Diagrama de Ishikawa ou Espinha de peixe.

A ideia de desvendar o motivo da não conformidade é se tornar uma ação preventiva para que esse problema não volte a acontecer por aquela causa.

Como controlar e reduzir o retrabalho

Alguns pontos são importantes para atingir o êxito nessa atividade. O primeiro ponto é fazer inspeção dos processos. Também é importante registrar as não conformidades perto do momento em que ela ocorreu. Na inspeção na linha é possível perceber os erros minutos ou horas depois de sua ocorrência, quanto mais rápido essa identificação, mais fácil investigar a causa raiz do problema, fator fundamental neste processo.

VEJA MAIS – A melhor forma de controlar e reduzir o retrabalho

É possível usar ferramentas, como a espinha de peixe ou diagrama de Ishikawa possibilitando chegar na causa raiz de determinados problemas. Outra sistema muito interessante é a ferramenta dos cinco porquês, perguntando “por quê” exaustivamente até encontrar qual foi a causa do problema em questão.

Pode ser que não tenha ocorrido negligência do operador, colocando como possibilidade a falta de treinamento ou erro no projeto. São várias possibilidades de causa do retrabalho. A partir do momento que são definidas as causas, elas precisam ser registradas em algum lugar, caderno, planilha no Excel ou em um Software de Gestão, que contemple a parte de gestão da qualidade. Assim, é preciso medir se o volume de retrabalho é relevante ou não, as causas que precisam ser tratadas, investindo para eliminá-las.

Perda financeira

Na Toyota, por volta dos anos 70, quando descobriam uma não conformidade eles paravam a fábrica toda. Todos investigavam juntos o motivo do contratempo para mostrar a dimensão do problema, para não repetir o erro novamente.

Qual seu custo de falta de qualidade? Quanto você perde pode ter não conformidade? Se você ainda não faz as medidas exatas dessas perdas e reflita o quanto desse custo são repetidas. Essa repetição vai ter fazer ter uma ideia do quanto foi perdido neste determinado espaço de tempo e poderia ser evitado com uma ferramenta de gestão.

Veja na prática

Ao investigar essas causas, suas chances de reduzir a não conformidade serão imensas e o resultado vai fazer diferença no seu bolso. A gestão da qualidade vai ser fundamental para alavancar seu negócio e tratar de dores de sua indústria. A Nomus possui um software de gestão ERP especializado no segmento de indústrias, que te ajudará a evitar as não conformidades. Essas e outras praticidades podem ser vistas ao assistir uma apresentação do Nomus ERP Industrial, o software de gestão focado em indústrias e desenvolvido por engenheiros de produção.

Nomus ERP Industrial

Compartilhe esta matéria:


Tags: ,


Engenheiro Mecânico Industrial formado na UERJ e especialista em implantação de sistemas de gestão Industrial na Nomus. Thiago já atuou em fábricas de diversos setores, como: Embarcações, perfuração submarina, metal-mecânica, materiais de escritório, alimentício, cosméticos e tubulação.



Receba no seu email.

Os melhores artigos, ebooks e planilhas de gestão da produção industrial, gratuitamente, no seu email.





Junte-se a 47.312 gestores e profissionais da indústria

Receba dicas semanais de engenheiros de produção direto no seu email e turbine sua a gestão da sua indústria. Inscreva-se gratuitamente:


Seu email está seguro e você nunca receberá spam