Indústrias, preparem sua produção e estoques para a Black Friday e outros picos de demanda


Atualizado em 1/12/23 - Escrito por Pedro Parreiras na(s) categoria(s): Cobertura / Notícia

Gestao de estoque

Não, os produtos da Nomus não estão em promoção devido à Black Friday. Embora várias empresas do nosso segmento usem a Black Friday para promoções e conquista de novos clientes, na Nomus não vemos sentido nessa prática para o nosso negócio. Em vez disso, decidimos escrever e compartilhar nossas experiências e conhecimentos sobre como uma indústria pode lidar com períodos de pico de demanda.

Afinal, o que é a Black Friday?

A Black Friday foi criada pelos varejistas dos Estados Unidos para inaugurar o período de vendas antes do Natal, oferecendo promoções excepcionais. Existem várias explicações para a origem do nome, mas o mais importante é que ela ocorre no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, um feriado nacional dos EUA, na quarta quinta-feira de novembro.

O principal objetivo da Black Friday é liquidar estoques de produtos mais antigos e de menor giro, criando espaço para novos lançamentos com maior valor e apelo para as vendas de Natal.

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Atualmente, a Black Friday acontece em diversos países e enfrenta problemas como longas filas em lojas, falhas em sites de e-commerce, disputas entre consumidores por ofertas, e lojas que elevam preços antes da data para simular descontos, aproveitando a empolgação dos compradores.

Por outro lado, as promoções da Black Friday trazem benefícios, como a renovação de estoques, o estímulo à economia, e a oportunidade para consumidores de menor poder aquisitivo comprarem produtos que normalmente seriam inacessíveis, entre outros.

E o que isso tem a ver com a vida das indústrias?

No Brasil, a Black Friday é um fenômeno relativamente novo, mas se junta a outras datas tradicionais que impulsionam a demanda, como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal. Ela serve como exemplo de como gerenciar esses picos de demanda.

As datas citadas refletem necessidades de consumo criadas pelo varejo, que está na ponta de uma cadeia de suprimentos. Em geral, essa cadeia inclui fornecedores de matérias-primas, indústrias fabricantes, atacadistas distribuidores e lojas de varejo no contato direto com o consumidor.

Um exemplo clássico de pico de demanda

Embora nem sempre a criação de um evento de pico de demanda tenha repercussão imediata na indústria, um exemplo simplificado pode ilustrar essa situação. Se a fábrica A de chocolates tiver estoques suficientes para atender à demanda do varejo nas semanas que antecedem a Páscoa, ela atenderá a essa demanda e se tornará mais conhecida.

Se a sua concorrente, fábrica B, não tiver estoques, o varejo venderá apenas produtos da A, que ganhará mais reconhecimento e vantagens em relação à B.

Porém, se a fábrica A não conseguir vender todos os seus estoques, precisará fazer promoções após a Páscoa, vendendo com margens reduzidas e, em alguns casos, descartando o produto que não conseguir vender por ser perecível.

Veja mais: 5 dicas para um controle de estoque eficiente

Neste exemplo, vemos alguns custos clássicos associados à falta e ao excesso de estoques. Há vários outros custos, que podem ser discutidos em outras ocasiões, mas o importante é enfatizar que o principal desafio na gestão de estoque é encontrar o equilíbrio: não comprar ou produzir mais, nem menos, do que se vai vender. Para atingir esse desafio, existem diversas técnicas, e um bom software de gestão pode ajudar a sua indústria.

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Vamos por partes, seguindo o passo a passo abaixo:

1. Faça previsões de vendas

Se a sua indústria vende para o varejo, é preciso ter um método de previsão de demanda, em vez de confiar em uma bola de cristal para prever o que o varejista comprará.

Geralmente, o varejo não faz pedidos de compra com prazos suficientes para a produção, então as indústrias precisam prever a demanda para definir o que será produzido.

Existem muitas ferramentas e métodos para previsão de demanda, e, dependendo das necessidades de cada negócio, um método pode ser mais adequado que outros. Períodos de pico de demanda geralmente apresentam dificuldades adicionais para a previsão de demanda, mas isso não a torna inviável. As experiências dos donos de empresas e de seus profissionais de vendas ajudam muito a ajustar as previsões.

Veja mais: Descubra 5 motivos para investir na gestão da informação no seu empreendimento

2. Planeje a produção e as compras

Com a demanda prevista, a indústria precisa planejar a produção e as compras. Com o apoio de um software de gestão da produção, essa tarefa fica muito mais fácil.

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5 benefícios da Programação Fina que melhoram o desempenho da sua indústria

3. Defina a engenharia do produto

A indústria precisa de uma definição clara da engenharia de seus produtos, ou da receita do bolo. Ou seja, é necessário definir os ingredientes e o passo a passo para produzir o bolo.

Em um software de gestão, esses aspectos são tratados como lista de materiais e roteiro de produção.

A lista de materiais muitas vezes é chamada de “bill of materials”, estrutura de materiais, árvore do produto ou ficha técnica, e precisa incluir as quantidades necessárias de cada material, considerando possíveis perdas na fabricação do produto acabado.

O roteiro de produção deve prever todas as etapas de produção, os equipamentos, a mão de obra e os respectivos tempos de processamento.

Veja mais: 8 motivos para sua indústria investir na configuração da lista de materiais

4. Defina os tempos de ressuprimento de compras

Cada material comprado deve ter um tempo de ressuprimento previsto, isto é, o tempo que o fornecedor leva para entregar após receber um pedido. Frequentemente, esse tempo apresenta grandes variações, e o software deve permitir o registro dessa variação.

Veja mais: Como reduzir custos e aumentar o lucro usando conceitos do Just in Time

5. Gere o plano mestre de produção

A partir da previsão de demanda e da definição da engenharia dos produtos, o software deve gerar o plano de produção, ou seja, as ordens de produção para os produtos acabados, com uma previsão de início que permita a conclusão a tempo de atender à demanda prevista.

Veja mais:

6. Rode o MRP

A partir do plano de produção, o software deve rodar o MRP, ou seja, o planejamento das necessidades de materiais. Isso irá gerar ordens de produção para produtos semiacabados ou intermediários, e ordens de compra para as matérias-primas ou itens adquiridos.

Essas ordens de compra e produção serão emitidas com antecedência suficiente para garantir que não faltem materiais para as ordens de produção geradas no passo 5, e, consequentemente, para assegurar que não falte produto acabado para o consumidor na ponta da cadeia de suprimentos.

Veja mais: Como saber o que, quando e como comprar na sua indústria com o PCP e MRP

Tenha disciplina e procure a ajuda certa

Cumprir os passos acima não é trivial e requer disciplina e determinação. A boa notícia é que a Black Friday de 2015 ocorrerá daqui a 365 dias, dando tempo suficiente para sua fábrica se preparar. Esperamos poder ajudá-los com novos artigos e dicas sobre a contratação de um software de gestão adequado para suas necessidades.

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