Você sabe qual é o seu custo para atender clientes?

Atualizado em 25/06/18 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Custos e Finanças / Estratégia / Marketing e vendas

Custos industriais

Seguimos desbravando o mundo da Gestão de Custos. Saber o custo para atender clientes é essencial para a sua indústria. Neste artigo vamos mostrar para você o prejuízo que não ter esse conhecimento pode gerar na sua produção. Uma vez que tem ciência da gravidade fica mais fácil pensar em uma forma de buscar uma forma de melhoria.

Neste artigo você pode conferir em vídeo e a transcrição completa do vigésimo terceiro Dores da Indústria, onde falamos sobre não saber o custo de atender clientes. Mostramos como buscar a solução para esse grupo de dores da Gestão de Custos.

VEJA MAIS – Como formar o preço de venda de um produto e maximizar o lucro da sua fábrica

Talvez você nem saiba como esse problema possa estar afetando sua indústria. Assista o vídeo abaixo e veja como sua empresa pode estar perdendo dinheiro e como tratar essa dor:

Espero que este vídeo tenha ajudado a abrir seus olhos para este problema, seus impactos e também como resolvê-lo. Se você gostou deste material, curta, compartilhe e deixe seu comentário. Vamos criar uma comunidade de gestores e profissionais que se ajudam e aprendem juntos. Participe!

Aguarde o próximo vídeo da série Dores da Indústria, toda quinta-feira, no Blog Industrial. Enquanto aguarda, assista uma demonstração do nosso ERP Industrial e também acompanhe o Papo de Produção.

Veja os outros vídeos da série Dores da indústria

Obstáculos por não saber custo de atender clientes

A Gestão de Custos é um tema que as pessoas, muitas vezes, acreditam ser um bicho papão. Apesar disso, conseguimos simplificar usando as ferramentas e técnicas corretas, tornando acessível a todos. Isso, porque a série Dores da Indústria têm como objetivo ajudar você a refletir o quanto essas adversidades trazem de perda financeira para a sua empresa.  

Você sabe o seu custo para atender clientes?

Às vezes você tem aquele cliente que traz bastante receita para a sua empresa, mas talvez traga muitos custos também.

Perda financeira

Nosso grande desafio nessa série é calcular o quanto está se perdendo por não ter conhecimento aprofundado da sua dor. Na prática o que vemos, na maioria das situações, são as empresas buscando faturamento e fazendo de tudo para atingir as vendas. Em muitas situações, concedendo grandes descontos para atingir metas.

Trabalhei em uma grande multinacional de cosméticos, na central de distribuição, e era incrível como no último dia do mês não era possível entrar com o carro no estacionamento por ter uma fila enorme de caminhões, diferente dos outros dias. As vendas eram muito concentradas no final do mês, principalmente, pelo fato dos vendedores estarem focados em bater metas. Sabendo disso, o comprador buscava descontos neste período. Assim, você acaba vendendo com margens mais apertadas.

Ao medir o custo do produto, além do custo de processos de atendimento, você passa a saber o custo de atender clientes. Desta forma é possível determinar se um cliente é lucrativo ou não. Pode ser que aquele comprador que traz o maior faturamento para a sua empresa não seja um cliente lucrativo.

Custos industriais

Medição de custos

Calcule as perdas financeiras, faça uma lista dos seus clientes e a receita trazida por cada um. É preciso ser empírico, pois se você tem essa dor significa que não faz a Gestão de Custos, deixando de fazer as medições de maneira contínua, usando uma metodologia adequada.

Você pode fazer, eventualmente, uma medição de custos. Com ela faça uma estimativa com seus principais clientes investigando a razão entre receita e resultado. Você pode se surpreender. Pode ser que o seu cliente que venda mais não traga lucro para sua indústria. Essa perda financeira poderia ser evitada caso você soubesse disso. Você poderia, talvez, ser mais rígido na política de descontos, ter outra abordagem comercial, tendo uma empresa mais lucrativa, colocando o dinheiro direto para o seu bolso.

Veja na prática

É preciso que você leve para a realidade da sua indústria para descobrir o quanto você está perdendo por não saber o custo de atender clientes. A Gestão de Custos pode mudar o rumo da sua empresa, levando a resultados fantásticos. Essas e outras praticidades podem ser vistas ao assistir uma apresentação do Nomus ERP Industrial, o software de gestão focado em indústrias e desenvolvido por engenheiros de produção.

Nomus ERP Industrial

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Engenheiro Mecânico Industrial formado na UERJ e especialista em implantação de sistemas de gestão Industrial na Nomus. Thiago já atuou em fábricas de diversos setores, como: Embarcações, perfuração submarina, metal-mecânica, materiais de escritório, alimentício, cosméticos e tubulação.


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