5 sinais de que chegou a hora de refazer o preço de venda dos seus produtos


Atualizado em 16/03/22 - Escrito por Pedro Parreiras na(s) categoria(s): Engenharia de produto / Estratégia

Mesmo sabendo que definir bem o preço de venda dos produtos fabricados seja fundamental para o sucesso de qualquer negócio, a maioria das empresas tem dificuldades na precificação dos produtos e serviços.

Se você ainda não calculou o preço de venda dos seus produtos, ou não tem certeza que calculou de forma ideal, sugiro que leia o artigo escrito pelo Engº Romulo Henrique aqui no Blog Industrial: Como formar o preço de venda de um produto e maximizar o lucro da sua fábrica.

Entretanto, mesmo com os preços de venda de seus produtos formados, muitas vezes é preciso modificar e atualizar os valores devido a diversos fatores externos e internos que podem afetar seu cálculo. Por isso, listei abaixo alguns alertas que indicam que chegou a hora de refazer seu preço de venda e preparar seu produto para uma nova realidade. Confira:

1. Mudança no parque industrial

Investimentos de grande porte em melhoria do chão de fabrica podem impactar de várias formas no preço do produto.

Um novo equipamento, por exemplo, pode dar mais produtividade para sua fábrica, diminuindo o tempo produtivo, consequentemente, o custo de produção irá cair quando aumentar a produtividade.

Ou seja, muitas vezes investir em novos equipamentos que aumentam sua produtividade é a chave para ter um produto mais competitivo no mercado, pois você poderá manter ou aumentar sua margem de lucro e diminuir o preço do produto, com isso, o mercado irá reagir a seu favor.

Porém, você deve levar em conta na formação de preço de venda do produto, o custo para manter esse novo equipamento. Há um tempo escrevi um artigo que poderá te ajudar a calcular o custo hora máquina dos seus equipamentos, confira: 6 passos para apurar o custo máquina com apoio do PCP

Outro exemplo seria um investimento em gestão na sua produção, que também iria aumentar sua produtividade e reduzir o custo de produção do seu produto. Para saber o que vale mais a pena, comprar uma máquina ou investir em gestão, recomendo a leitura do artigo: Investir para aumentar a capacidade ou em gestão para melhorar a utilização da capacidade?

2. Mudança significativa no preço da matéria prima

No segundo ponto, devemos analisar dois cenários:

  • Quando o custo de matéria prima não é tão relevante no custo do produto, então não há necessidade de ter muito controle, a não ser que o mercado entre em crise de tal forma que o custo de matéria prima passa a se tornar relevante.
  • Já quando o custo de matéria é relevante no custo do produto, então você deve ficar em alerta para cada variação da matéria prima, para então ajustar o valor dos seus preços de venda de acordo.

Uma dica é classificar suas matérias primas na curva ABC, assim você poderá definir controles mais rígidos com as matérias primas que encarecem mais o seu produto.

3. Queda nas vendas

Outro termômetro que indica que está na hora de refazer o preço de vendas dos seus produtos é a queda nas vendas. Se isso ocorrer, com certeza o mercado está mudando e seu preço está deixando de ser competitivo.

Importante lembrar que calcular o preço de venda é gerencial, porem definir o preço de venda é estratégico. Então não podemos levar em consideração apenas dados quantitativos para definir o preço, deve-se ter o feeling do mercado.

Ou seja, a definição do preço de venda precisa ser definida em quatro mãos, com a equipe de análise de custo e a equipe de marketing.

4. Mudança do Regime Tributário

No Brasil existem três regimes tributários: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

Já falamos aqui sobre as vantagens da indústria estar no Simples Nacional no artigo: O que é o simples nacional para uma indústria?

Porém, muitas das vezes, devido ao faturamento superior a 3,7 milhões ao ano, a empresa se vê obrigada a mudar seu regime para o Lucro Presumido ou Real. Com isso, a carga tributária muda significativamente e os cálculos do custo da venda impactam diretamente na formação do preço de venda do produto.

5. Mudanças significativas na estrutura administrativa

As despesas administrativas também devem ser consideradas para avaliar se é necessária o recalculo do preço de venda.

Por exemplo, se sua indústria investe na contratação de um ERP, faz uma grande reforma na estrutura administrativa, contrata mais funcionários administrativos ou qualquer outra despesa não ligada a fabricação, então deve-se rever o preço de venda dos produtos. Ou seja, Os seus produtos devem lhe “ajudar” a pagar as despesas administrativas.

Esteja sempre atualizado para garantir sua sobrevivência

Estes sinais deverão ajudá-lo a identificar que sua indústria precisa rever o preço de venda de seus produtos. De forma resumida, para continuar sempre competitiva no mercado, sua indústria deve estar sempre atualizada com seus gastos e custos operacionais, considerar melhorias de produtividade, observar níveis de vendas, se preparar para mudanças no regime tributário e na estrutura administrativa da fábrica.

Para auxiliá-lo com esta tarefa, o ideal é contar com o apoio de uma equipe que entenda muito bem o assunto e possua as ferramentas certas para este controle. Convido você a conhecer o Nomus PCP, que é o sistema de gestão da Nomus e conta com uma consultoria feita por engenheiros de produção, que poderão avaliar seu negócio e definir os preços de venda ideais para o seu negócio.

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