Melhores dicas para criar um Blog sobre Engenharia

6/02/18 - Escrito por Pedro Parreiras na(s) categoria(s): Processos e Organização / Produção

Glossario

A Daiana, leitora do blog industrial, pediu dicas para criar um blog sobre engenharia e respondi contando um pouco da história do Blog Industrial Nomus e quais desafios encontramos. 

Abaixo o vídeo que aborda o assunto:

Gostou do vídeo? Receba em seu email.

Inscreva-se gratuitamente a receba em primeira mão os vídeos do Blog Industrial Nomus.

 

Prezado Pedro Parreiras

Eu sou tua fã! Você e toda equipe da Nomus são minhas inspirações kkkkk.

Eu admiro demais o trabalho de vocês, acompanho o blog todos os dias, sempre que posso estou ouvindo, assistindo e lendo vocês pois temos muitas coisas em comum. Me sinto lisonjeada em escrever esse email.

O meu nome é Daiana, estou no sétimo período de engenharia de produção e moro em Macaé.

Eu amo a minha área de atuação, e não estou na engenharia pelo dinheiro ou status como muitos por aí.

Tento passar o máximo para as pessoas o lema “Viver de produção”, e tenho muitos projetos que pretendo colocar na prática.

Minha vontade é pedir vídeo de milhares de coisas hahaha, mas hoje estou enviando esse correio com objetivo de dois pontos. O primeiro gostaria de algumas dicas de blog, no seu vídeo que conta sua trajetória numa palestra em uma universidade você disse que a parte digital ajudou muito a Nomus e dar um Up no mercado e isso atraiu não só clientes como estudantes e profissionais com interesse em compartilhar o conhecimento na área.

O “Coisa de Engenheira” é um sonho mas ainda tenho muitas dúvidas em como começar e queria algumas dicas.

Blog Industrial

Os primeiros artigos que deram vida ao blog foram publicados no fim de 2014. Sua regularidade, com dois conteúdos novos por semana, só aconteceu em março de 2015. A criação da Nomus, há quase 13 anos, se deu com o sonho de democratizar o acesso a Engenharia de Produção e as ferramentas de gestão e a forma encontrada foi desenvolvendo softwares.

Para galgar esse caminho e atingir um maior número de pessoas começamos a estudar sobre marketing. Além disso, a democratização da melhor gestão passa pelas vendas, de maneira acessível. Passamos por um período de certa dificuldade e, neste momento, iniciamos com o marketing de conteúdo.

Percebemos que a nosso propósito de tornar mais acessível a Engenharia com a produção de conteúdo para o Blog Industrial trilhava o mesmo caminho. Conseguimos motivar nossa equipe a produzir materiais de valor, através de artigos, planilhas, eBooks, entre outros.

Crie seu Blog

Além da parte tecnológica, que é importante ter um suporte para gerenciá-la da melhor forma, é preciso colocar a mão na massa. A parte mais importante para ter esses conteúdos interessantes é começar a escrever e criá-los. Um projeto prévio ajuda bastante, mas planejar muito e não fazer nada não adianta. É fundamental um equilíbrio entre planejamento e execução.

Para criar seu Blog não esqueça dessas dicas:

  • Frequência de publicações: nossa produção do Blog Industrial é de dois artigos por semana. Sua geração de conteúdo deve ser feita de acordo como o que vai conseguir. A importância da frequência passa também pela expectativa do público pelos novos materiais, o que é um caminho para o sucesso.
  • Conteúdos de qualidade: é melhor ter dois artigos artigo bons por mês do que dois conteúdos ruins por semana. A qualidade ajuda as pessoas e agrega.

Ferramentas da internet

Os motores de busca do google entendem sempre que você coloca um novo conteúdo em seu blog. Com o tempo conseguirá rankear determinadas palavras chaves, o chamado SEO (Otimização para mecanismos de busca), levando o seu conteúdo a ficar melhor posicionado nas pesquisas do google.

Outra forma de impulsionar as visitas do seu blog é através das redes sociais. Youtube, Twitter, Facebook e Linkedin podem alavancar seus conteúdos. Sugerimos que foque em uma plataforma que te atenda melhor.

Busca do conhecimento

Esperamos ter ajudado bastante e mostrado o caminho correto que vá te dar um empurrão na construção do seu Blog. Conheça os nossos conteúdos e assista uma apresentação do Nomus ERP Industrial, o software de gestão focado em indústrias e desenvolvido por engenheiros de produção.

Nomus ERP Industrial

Compartilhe esta matéria:


Tags: ,


Empreendedor Promessas Endeavor, Empreteco, Fundador da Nomus, Engenheiro de Produção pela UFRJ e Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE, trabalha desde 2000 em projetos relacionados à gestão da produção, tendo tido contato direto em mais de 100 indústrias.



Receba no seu email.

Os melhores artigos, ebooks e planilhas de gestão da produção industrial, gratuitamente, no seu email.





Junte-se a 47.312 gestores e profissionais da indústria

Receba dicas semanais de engenheiros de produção direto no seu email e turbine sua a gestão da sua indústria. Inscreva-se gratuitamente:


Seu email está seguro e você nunca receberá spam