Mudar a programação da produção: qual o lado negativo?

18/01/18 - Escrito por Pedro Parreiras na(s) categoria(s): Estratégia / Logística / Processos e Organização / Produção

Custos industriais

As melhoras da Programação da Produção podem ser muito significativas. Mudar a programação da produção causa impacto nas entregas e isso pode gerar muitos danos para a sua indústria. Neste artigo vamos mostrar para você o prejuízo que não ter esse conhecimento pode gerar na sua produção. Uma vez que tem ciência da gravidade fica mais fácil pensar em uma forma de buscar uma forma de melhoria.

Neste artigo você pode conferir em vídeo, seguindo a série Dores da Indústria, onde trazemos tratamentos para seus problemas.

VEJA MAIS – Primeiros passos para implantação da programação da produção industrial (PPCP)

Talvez você nem saiba como esse problema possa estar afetando sua indústria. Assista o vídeo abaixo e veja como sua empresa pode estar perdendo dinheiro e como tratar essa dor:

Gostou do vídeo? Receba em seu email.

Inscreva-se gratuitamente a receba em primeira mão os vídeos do Blog Industrial Nomus.

Espero que este vídeo tenha ajudado a abrir seus olhos para este problema, seus impactos e também como resolvê-lo. Se você gostou deste material, curta, compartilhe e deixe seu comentário. Vamos criar uma comunidade de gestores e profissionais que se ajudam e aprendem juntos. Participe!

Aguarde o próximo vídeo da série Dores da Indústria, toda quinta-feira, no Blog Industrial. Enquanto aguarda, assista uma demonstração do nosso ERP Industrial e também acompanhe o Papo de Produção.

Veja os outros vídeos da série Dores da indústria

8 problemas comuns no planejamento da produção e compras e o impacto financeiro que eles causam

5 problemas no controle de estoque que causam prejuízo financeiro para sua indústria

Apontamento da produção: 5 problemas que podem estar tirando dinheiro da sua indústria

Mudar a programação da produção causa impacto nas entregas

O que pode acontecer quando o comercial muda as programações sem saber os impactos nas entregas? Já viu isso em algum lugar? O responsável pelas vendas pode chegar na fábrica e pedir para parar a produção, indicando mudanças de posicionamento da ordem dos produtos. Não se assuste, isso acontece.

Muitas vezes essa pessoa do comercial é dono ou sócio da empresa e pode até fazer ameaças caso as mudanças exigidas não aconteçam, mesmo que não sejam as adequadas e cause impacto nas entregas. Isso pode acontecer para satisfazer a demanda de um cliente específico, assim, levando a um atraso de outro cliente, ou até uma outra entrega do mesmo consumidor.

Isso é perigoso e já vi ocorrer várias vezes ao longo da minha experiência. Essa é uma dor que deve ser levada a sério.

Dores da Indústria

Essa série fala sobre o impacto financeiro que determinada dor causa na empresa. Você sabendo que está perdendo esse dinheiro aumenta a chance de se movimentar e investir para resolver seu problema. O tratamento adequado para a dor que ocorre quando o comercial muda as programações sem saber os impactos nas entregas é a programação da produção.

Perda financeira

Você pode perder muito dinheiro se não pensar nos impactos de suas entregas e fazer mudanças descabidas na programação. Temos alguns exemplos que podem mostrar claramente essa questão. Vou citar um transtorno grave e também fácil de ser visualizado: tempo de preparação de máquina.

Você programou a produção, fez o SetUp da máquina, a peça está processada ou em processo e as ações são paradas para trocar o item de produção. Desta forma é perdido o tempo de SetUp de máquina.

Tempo perdido

Qual o custo da sua hora? Qual o custo de hora da sua máquina? Existem várias formas de fazer o cálculo deste valor, podendo utilizar conceitos da teoria das restrições. Para simplificar, vamos supor que o preço da hora de máquina seja R$ 100. Cada caso será um caso, o importante é para fazer as contas do seu contratempo e solucioná-lo.

Utilizando a quantia para o exemplo, agora é preciso pensar quantas vezes no mês o comercial faz essas interrupções. Imaginando que seja uma vez por dia (20 no mês), a mudança de programação e o SetUp médio seja de uma hora.

Assim, a perda é de uma hora de máquina por dia e 20 horas no mês. Se isso acontecer em duas máquinas os valores dobram, chegando a um prejuízo de R$ 40 mil por mês, porque o comercial muda as programações sem saber os impactos nas entregas.

Compartilhando conhecimento

Já dividi com vocês a minha dissertação de mestrado e farei novamente. na imagem abaixo, temos um modelo de gestão de capacidade. No exemplo, chamo de efetividade do recurso, juntando o CAM-i e o OEE. Confira:

VEJA MAIS – Setup de máquina é considerado custo de produção do meu produto?

Custo de produção

Na imagem não consideramos o tempo de regulagem da máquina como custo do produto. Essa interpretação é algo que deve ser debatido em sua empresa. Considerando de cara como custo do produto, pode ser que você perca o empenho para melhorar a gestão.

Tem um ditado em inglês que diz, que “caixa é fato e custo é opinião”. Tudo que envolve custo tem opinião de pessoas. O mais importante é saber o tipo de decisão que será tomada com a informação, assim como sua origem e saber fazer o cálculo.

Seguindo no email enviado pelo leitor:

– Quais outros paradas de processo entraria no meu custo de produção?

levando em consideração o conceito que o setup não entra como custo do produto, nenhuma parada de máquina deveria entrar também. mas você tem o custo, assim, entrando como custo de problemas.

Esses problemas devem ser tratados de acordo com a sua relevância, primeiro os que ocorrem com mais frequência.

Veja na prática

É essencial buscar a melhor solução para sua dor. Neste artigo mostramos que tratá-la com a programação da produção é uma forma simples e eficaz de conquistar resultados incríveis. A Nomus possui um software de gestão ERP especializado no segmento de indústrias, que tem um modo de programação fina da produção e te ajudará a prometer prazos de entregas realistas. Essas e outras praticidades podem ser vistas ao assistir uma apresentação do Nomus ERP Industrial, o software de gestão focado em indústrias e desenvolvido por engenheiros de produção.

Nomus ERP Industrial

Compartilhe esta matéria:


Tags: ,


Empreendedor Promessas Endeavor, Empreteco, Fundador da Nomus, Engenheiro de Produção pela UFRJ e Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE, trabalha desde 2000 em projetos relacionados à gestão da produção, tendo tido contato direto em mais de 100 indústrias.



Receba no seu email.

Os melhores artigos, ebooks e planilhas de gestão da produção industrial, gratuitamente, no seu email.





Junte-se a 47.312 gestores e profissionais da indústria

Receba dicas semanais de engenheiros de produção direto no seu email e turbine sua a gestão da sua indústria. Inscreva-se gratuitamente:


Seu email está seguro e você nunca receberá spam