Dicas essenciais para superar a crise em 2018


Atualizado em 8/07/21 - Escrito por Pedro Parreiras na(s) categoria(s): Custos e Finanças / Estratégia / Processos e Organização / Produção

Guia

Chegamos ao final do ano de 2017. O cenário da economia nacional já foi pior, mas não vive seu melhor momento. Neste período de retomada, chegada de um novo ano, muito se pergunta sobre o que esperar do futuro. Para isso, neste artigo, mostramos qual deve ser o principal foco para superar a crise em 2018.

Você pode conferir esse material no vídeo abaixo, da série Papo de Produção:

Gostou do vídeo? Receba em seu email.

Inscreva-se gratuitamente a receba em primeira mão os vídeos do Blog Industrial Nomus.

A realidade das indústrias é fazer mais com o mesmo, com a meta de atingir resultados superiores, com restrição de recursos ou até com a diminuição do mesmo. Nosso intuito, com a geração de conteúdos gratuitos, é auxiliar gestores de todo o Brasil a elevar a produtividade, superando as adversidades.

VEJA MAIS – 40 empresas (e organizações) que a sua indústria precisa conhecer para sair da crise

É preciso colocar mãos a obra e buscar suas metas. Motive-se, pois a crise é um momento de oportunidades, como na chuva, enquanto alguns se molham, outros vendem guarda-chuvas.

Desde 2014 vivemos um momento de crise política e econômica no Brasil que até hoje está rondando o país. Será que essa instabilidade melhora em 2018?

Como a crise acontece e chega até nós?

Esta definição foi escrita por Eduardo Moura, aqui no Blog Industrial, dizendo que este tipo de movimento pode se dar de duas maneiras diferentes: ativa ou reativa. A crise por exemplo, pode nos ser apresentada de maneira radical sem que tenha sido nossa intenção aderirmos a ela, assim como alguma atitude tomada por nós pode nos levar de fronte a crise. A crise pode ser de mercado ou interna, enfim, pode ser criada por uma atitude ou decisão própria ou ter sido imposta a nós.

É bastante evidente e óbvio que todo movimento que for antecipado, ou seja, todo movimento que decorre de uma ação própria, pode ser melhor controlado e previsto. Pode ser previamente pensado de forma a ter maior sucesso.

Em se tratando de crise, podemos nos antecipar a ela, e conduzirmos um movimento interno de redução de custos na organização. Com isto estaremos preparados para quando ela chegar ou nos atingir em cheio. Se pensarmos de maneira individual, no plano pessoal, esta máxima também é verdadeira. Podemos nos antecipar a crise, investindo em nós mesmos, e estarmos preparados para quando a crise chegar.

O guia para sua indústria superar a crise

Publicado em setembro de 2016, nosso eBook, focado na crise, traz dicas importantes de 53 especialistas para sua indústria vencer os desafios da gestão em momentos de adversidade.

As indústrias se preocupam em desenvolver estratégias para minimizar o impacto em seus resultados e ainda destacarem-se em meio à concorrência cada vez maior. Trazendo essas ideias fantásticas, o objetivo é ajudar sua indústria a driblar essa fase difícil.

VEJA MAIS – Compilado com mais de 50 dicas de especialistas para a gestão da sua indústria

O resultado desse enorme brainstorm está neste ebook sensacional que abrirá sua mente com pontos de vistas de profissionais de setores bem diversificados dando seus conselhos para superar desafios.

Supere a crise com o pé direito

Comecei a trabalhar com consultoria de gestão em 2000, ainda cursando engenharia de produção e trabalhando na Fluxo. Durante quase 5 anos, fiquei encantado com as melhorias que podem ser alcançadas a partir da aplicação de conceitos simples.

Tudo isso motivou a fundação da Nomus em 2005, juntamente com Rafael Netto, meu primeiro sócio. Desde então, meu maior objetivo é justamente ajudar indústrias a superar os seus desafios de gestão, levando a engenharia de produção para empresas de médio e pequeno porte.

Eu acredito muito que o melhor caminho para qualquer empresa é investir em ganhos de produtividade, independentemente de estarmos passando por um período de crise ou em um ciclo de crescimento. Uma maior produtividade permite fazer mais com menos, cortar os custos que podem ser cortados sem comprometer o desempenho do negócio, investir nos recursos que precisam de investimento, entre vários outros benefícios.

VEJA MAIS – “A gente não é bobo”, entenda porque investir em gestão na crise

Sem investir em produtividade, a empresa corre o risco de cortar custos reduzindo a capacidade de seu gargalo, ou da estrutura de vendas, por exemplo, trazendo o risco de “matar” o negócio antes da crise acabar. Sendo mais produtiva, além de superar a crise, a indústria irá aproveitar melhor o próximo ciclo de crescimento que está por vir.

Supere a crise de dentro para fora

Não sei o que o presidente irá fazer, o resultado das eleições e nem o que pode influenciar os caminhos para 2018. O que tenho certeza é que temos a possibilidade, capacidade de nos mexer.

Foque no que está em seu alcance. Você não pode ir para Brasília e mudar uma decisão do governo. O importante é direcionar suas atitudes para o que é possível fazer. A sugestão para 2018 e os próximos anos, independente do período de crise ou bonança, é esquecer as coisas que você não tem o menor controle e focar no que é possível ser feito.

Se você estiver desempregado, estude, procure as empresas que precisam de profissionais com seu perfil. Empreendedores com dificuldades em vender devem pesquisar e buscar novas formas de venda, comercialização, buscar novos canais. É preciso se reinventar!

O que vem de fora para dentro, em sua maioria, não pode ser mudado. Então, capacite sua equipe, traga novos estudos, inove.

História real: como superar a crise?

No primeiro episódio do Caso de Sucesso apurado com a empresa SH Fôrmas, o Diretor Comercial, Luis Claudio Monteiro, relatou como estão fazendo fazendo para superar a crise utilizando o ERP Industrial da Nomus. Abaixo a fala de Luis Claudio, que pode te ajudar a seguir os mesmos passos:

Vivemos um momento muito peculiar na história. Estamos entrando, efetivamente, no terceiro ano de crise, o setor que atuamos, talvez seja o mais afetado na economia. Temos uma visão muito realista que isso não vai melhorar esse ano, trabalhando que em 2018 as coisas comecem a entrar no eixo. Ano que vem é ano de eleição presidencial no Brasil e a partir de de 2019 entendemos que começa a ter um movimento de retomada.

VEJA MAIS – [Estudo de caso] Como a gestão da produção é vantajosa tanto na crise quanto na bonança

Acho que o Brasil sai dessa crise muito mais fortalecido. Falando pela nossa empresa, trabalhamos duas vezes mais para tentar fazer a mesma coisa, com menos pessoas. Vamos sair fortalecidos, porque passamos alguns anos de um crescimento desorganizado, que fez com que subissimos muito rápido, mas também a queda foi grande.

Falando pela SH, vamos sair da crise muito mais fortalecidos, a empresa está muito mais produtiva. Tínhamos três uma pessoa para fazer uma atividade e hoje temos uma pessoa. É muito interessante, porque tínhamos um conceito de ter em cada unidade um gerente e hoje, nas quatro unidades que sou responsável no Nordeste não tem nenhum gerente. Isso é uma coisa que se olhássemos naquela época era impossível de pensar, e hoje funciona. Não acredito que é um modelo que vai perenizar, mas a crise mostra, gera oportunida, que você tem muita coisa interna que você pode melhorar.

Veja na prática

Organização, gestão, planejamento e controle. Essas são palavras de ordem para chegar a resultados incríveis e superar a crise. Uma forma eficaz de galgar esse caminho de sucesso é a implementação de um software de gestão. Aqui você pode assistir uma apresentação do Nomus ERP Industrial, focado em indústrias e desenvolvido por engenheiros de produção.

Nomus ERP Industrial

Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: