PCP e Engenharia na prática: parceria fundamental para sua indústria


Atualizado em 16/12/20 - Escrito por Pedro Parreiras na(s) categoria(s): Engenharia de produto / Processos e Organização / Produção

Nomus ERP Industrial

Fomos ao Rio de Janeiro, visitar e conferir a gestão da produção na prática, na empresa SH Fôrmas, que utiliza o software Nomus ERP Industrial. No local pudemos ver grandes mudanças que aconteceram a partir da aplicação do controle total e do foco nas pessoas, na produção industrial. Entre muitos funcionários, conversamos com o Supervisor de Engenharia, Thiago Munhoz e o Projetista, Adenildo Gomes, do Grupo SH e vimos como PCP e Engenharia têm papel fundamental em uma empresa.

Thiago Munhoz trabalha na SH Fôrmas há nove anos. Hoje Supervisor da Engenharia, começou sua trajetória como estagiário. Já Adenildo Gomes completa oito anos de empresa, com o início de ajudante de produção, passando pela área do PCP, até chegar a função de projetista.

Veja também: os principais benefícios do PCP

Sistema de gestão

Thiago destacou que o Sistema Nomus é parte do processo de produção. Os processos civis são gerados e, posteriormente, os mecânicos, levando a uma série de listas, que facilitam a fabricação das peças. Para ele, a Nomus auxilia no sistema de fôrmas de alumínio por ser focado na melhoria de processos. Neste sentido, agrega na produtividade, diminuição de custos, desenvolvimento, levando a uma posição de melhor competitividade no mercado.

Neste procedimento surge a Lista Nomus, cadastro passado ao setor de PCP, usada como base para fazer a preparação e produção dos itens desejados.

Adenildo também lembra que os processos eram arquitetados manualmente antes da chegada do Sistema Nomus, que para ele trouxe muitos ganhos para a empresa. Pontuou que, com a mudança, os processos se tornaram mais práticos e produtivos, pois de forma manual a probabilidade de erros são maiores.

Hoje projetista da SH Fôrmas, trabalhou diretamente com a emissão de ordens de produção e afirma que a Nomus é uma ferramenta que revolucionou muito os processos de fabricação e gerenciamento.

Melhorias no processo

A assertividade nas peças produzidas é a melhor mudança trazida pelo Sistema de Gestão, segundo Thiago Munhoz. Frisou a maior possibilidade de erros anteriormente, por se tratar de processos manuais, além de aumentar a produtividade. quando o equipamento sai do setor de processos desenhado, sai com uma quantidade ideal para que se faça aquele item.

Para o Supervisor de Engenharia, quando é feito um equipamento fiel ao projeto, sem que haja uma quantidade de desperdício, por ser uma ferramenta automatizada, os ganhos são incríveis. Executar essas atividade de forma manual, no excel ou planilhas, é um controle que pode haver muita falha, alertou.

Adenildo Gomes explicou melhor o processo na função de projetista na Engenharia e como essa dinâmica traz revolucionou a SH Fôrmas. Sua função é executar a lista recebida pelo Sistema Nomus para gerar as ordens de produção, pegando o que era feito manualmente, diretamente da Engenharia e fazendo uma cópia fiel do que é realizado no processo. Para o projetista os erros que aconteciam foram reduzidos drasticamente, consequentemente deixando de trazer prejuízos para a empresa.

Nesta nova função ele é um dos responsáveis por enviar essa lista fiel dos processos da Engenharia para o PCP, para que sejam feitos os tratamentos e geração das OPs e requisição de matéria prima, antes inexistente na empresa.

Do PCP para a Engenharia

Um dos benefícios citados pelos funcionários da SH Fôrmas foi a redução da equipe de PCP, de quatro para duas pessoas. Adenildo fazia parte dessa equipe, antes de ser direcionado para a Engenharia. Isso mostra que em processos de redução nem sempre é necessário a saída do funcionário da empresa, pelo contrário, podendo haver uma evolução em sua carreira.

Em sua saída do PCP para a Engenharia (para ele um setor mais condizente com sua formação), ele aponta a simplicidade da interface do sistema, além de se tratar de uma ferramenta muito completa. Segundo o projetista, a facilidade é muito grande, mesmo para aqueles que não conhece seu procedimento, o que ajudou bastante no treinamento de seus substitutos da sua antiga área.

Veja na prática

Melhorias como essas, que ocorreram na empresa SH, são frutos do sistema de gestão. É possível conferir as mudanças na prática, assim como a integração do PCP e Engenharia, ao assistir uma apresentação do Nomus ERP Industrial, o software de gestão focado em indústrias e desenvolvido por engenheiros de produção.

Nomus ERP Industrial

Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: