Qual é o custo dos canais de distribuição da sua indústria?


Atualizado em 16/12/20 - Escrito por Pedro Parreiras na(s) categoria(s): Custos e Finanças / Logística

Gestão financeira

Seguimos desbravando o mundo da Gestão de Custos. Saber o custo dos canais de distribuição é essencial para a sua indústria. Neste artigo vamos mostrar para você o prejuízo que não ter esse conhecimento pode gerar na sua produção. Uma vez que tem ciência da gravidade fica mais fácil pensar em uma forma de buscar uma forma de melhoria.

Neste artigo você pode conferir em vídeo e a transcrição completa do vigésimo quarto Dores da Indústria, onde falamos sobre não saber o custo de atender clientes. Mostramos como buscar a solução para esse grupo de dores da Gestão de Custos.

VEJA MAIS – Como formar o preço de venda de um produto e maximizar o lucro da sua fábrica

Talvez você nem saiba como esse problema possa estar afetando sua indústria. Assista o vídeo abaixo e veja como sua empresa pode estar perdendo dinheiro e como tratar essa dor:

Espero que este vídeo tenha ajudado a abrir seus olhos para este problema, seus impactos e também como resolvê-lo. Se você gostou deste material, curta, compartilhe e deixe seu comentário. Vamos criar uma comunidade de gestores e profissionais que se ajudam e aprendem juntos. Participe!

Aguarde o próximo vídeo da série Dores da Indústria, toda quinta-feira, no Blog Industrial. Enquanto aguarda, assista uma demonstração do nosso ERP Industrial e também acompanhe o Papo de Produção.

Veja os outros vídeos da série Dores da indústria

Qual é o custo dos canais de distribuição da sua indústria?

Sempre é um desafio falar das dores da indústria, porque temos que pensar em uma forma de calcular a perda financeira causada por não saber o tratar sua dor, que no caso é o custo dos canais de distribuição.

Canais de distribuição

São os meios que você escoa sua produção. Você pode ter a produção no atacado, varejo, ter representantes, variando caso a caso. Uma mesma indústria pode ter vários canais de distribuição ou apenas focada em um. Pode ser que um deles traga mais custos do que o outro e esteja corroendo suas margens.

Não ter ciência do custo dos canais de distribuição é uma dor parecida com não saber o custo dos clientes. Você pode não saber em qual canal focar ou até mesmo o que deve ser melhorado no relacionamento daquele determinado canal de distribuição para obter melhores margens.

Perda financeira

Essa dor funciona melhor para empresas que tem mais de um canal de distribuição. Então vamos usar três exemplos de canais de distribuição:

  • E-commerce: venda direta para o distribuidor final através de um site
  • Varejo: vendas para lojas físicas que vendem para o consumidor final
  • Atacadista: venda armazenada e repassada para o varejista até chegar ao consumidor final

Na medida em que eu fui avançando nos três canais fomos aumentando a distância entre a sua empresa e o consumidor final. No e-commerce a venda é direta, no vareja possui um intermediário e no atacado são dois.

Obviamente o preço de venda aplicado será diferente. Para o consumidor precisa ser maior, porque os outros canais vão se sentir canibalizados e ninguém vai querer comprar das lojas físicas. Leva-se em conta também a logística de entrega para estabelecer esse preço de venda, além do custo do atendimento também ser mais elevado pela relação do consumidor ser direta com a indústria, desde o momento da compra.

Já para o varejista o preço é intermediário e para o atacadista o preço acaba sendo menor. Essas relações são dadas como probabilidade, mas em geral temos essas três faixas de preço. Cada um desses canais de distribuição tem preços diferentes. Pode ser que você esteja focando na venda para o consumidor final, por meio do e-commerce, por ter um preço maior. Sem medir o custo de atender os clientes você pode ter uma margem negativa.

Calcule seus processos

Anote todos seus canais e pense nas questões relacionadas a preços e margens de lucro. Se você não tem uma ferramenta de Gestão de Custos, provavelmente, não vai conseguir fazer essas medições com tanta relevância, mas chegará a uma noção do que cada um dos canais está trazendo para você.

Desta forma, é possível pensar nos canais que está perdendo dinheiro, sua importância e o quanto poderia estar ganhando se não tivesse essa dor.

Veja na prática

É importante ir a fundo do seu problema para resolvê-lo, revendo a forma com que você trabalha com seus canais de distribuição. A Gestão de Custos pode mudar o rumo da sua empresa, levando a resultados fantásticos. Essas e outras praticidades podem ser vistas ao assistir uma apresentação do Nomus ERP Industrial, o software de gestão focado em indústrias e desenvolvido por engenheiros de produção.

Nomus ERP Industrial

Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: