Gestão da produção na prática: controle total e foco nas pessoas


Atualizado em 16/12/20 - Escrito por Pedro Parreiras na(s) categoria(s): Processos e Organização / Produção / Recursos Humanos

Nomus ERP Industrial

Fomos ao Rio de Janeiro, visitar e conferir a gestão da produção na prática na empresa SH Fôrmas, que utiliza o software Nomus ERP Industrial.

No local pudemos ver grandes mudanças que aconteceram a partir da aplicação do controle total e do foco em pessoas na produção industrial. Entre muitos funcionários, conversamos com o Encarregado, Mauro Filho, e o líder de produção do grupo SH, André Carvalho.

Formado em administração de empresas, Mauro Maurício trabalha na empresa SH Fôrmas a mais de quatro anos. Enquanto André Carvalho já soma mais de sete anos de empresa, passando por cargos como ajudante e operador de máquinas, como serra, prensa e guilhotina.

Gestão da produção na prática: controle total

Antes de utilizar o Nomus ERP Industrial, o Líder de Produção não tinha o controle das ordens de produção que entravam ou saiam. Isso gerava problemas, muitas vezes por duplicar as OPs. Não existia o controle. Chegando outra ordem, fabricando a OP novamente. Quando a SH Fôrmas começou a utilizar o sistema de gestão passou a ter controle total da produção.

Segundo André Carvalho, agora é possível dar um feedback maior para seus superiores por ter certeza do controle das OPs lançadas no sistema. O resultado passou a ser muito rápido em relação ao que foi traçado durante o dia, das metas estabelecidas. Quando as Ops são lançadas é possível saber com precisão: quantidade, peso, entre outros. Hoje o poder de ação é muito mais rápido, facilitando bastante a produção.

Experiência pessoal

Diretamente no Nomus ERP Industrial, a função de André Carvalho está voltada ao lançamento das OPs. Anotando todas as movimentações no caderno de registros. Desde o começo do processo no cargo de líder de produção, André aponta as novidades trazidas pela Gestão da Produção. Dentre as mudanças, um destaque é o controle da produção, que antes era feito no caderno.

Assista o vídeo abaixo e veja a experiência do líder de produção da empresa SH Fôrmas:

Gostou do vídeo? Receba em seu email.

Inscreva-se gratuitamente a receba em primeira mão os vídeos do Blog Industrial Nomus.

Foco nas pessoas

Quando Mauro Maurício chegou na empresa, o Software de Gestão Nomus não estava implantado. O trabalho era todo manual, tanto o controle da produção, quanto os apontamentos, e isso dificultava bastante o controle geral da empresa. Era muito comum fabricar uma peça ou algum tipo de produto e depois não ter certeza da solicitação do item e sua localização.

Após a implantação do Sistema de Gestão passou-se a ter certeza do que está sendo feito na produção, trazendo muitos benefícios. A requisição de matéria prima demorava cerca de dez horas para ser feita e hoje é realizada em cinco minutos.

Eram feitas também listas de cortes para cada setor (chapa e perfis), que demoravam por volta de dois dias, atualmente, as mesmas listas são geradas entre três e cinco minutos. Outro benefício foi que o poder de decisão ficou muito rápido, porque ele me proporciona saber se as OPs já foram fabricadas, as datas de saída e entrada e quando devem ser finalizadas.

Essa série de informações possibilitam o controle total do que está sendo feito na produção, sendo positivo até para quando é recebido novos pedidos ou novos contatos, com a certeza se dá para fabricar, o prazo, etc.

Gestão de processos

Experiência pessoal

Segundo Mauro Maurício, o tempo perdido em trabalhos burocráticos era enorme. Hoje é possível focar nas pessoas, que para o encarregado de produção, é o maior patrimônio da empresa.

Também é possível buscar melhorias para as áreas de maquinário, por conseguir otimizar todos esses processos. Com a redução de trabalho, conseguiram buscar novos horizontes, melhorias de máquinas, compras de máquinas, formar os colaboradores e fazer realmente o trabalho de gestão da produção na prática.

Assista o vídeo abaixo e veja a experiência do encarregado de produção da empresa SH Fôrmas:

Gostou do vídeo? Receba em seu email.

Inscreva-se gratuitamente a receba em primeira mão os vídeos do Blog Industrial Nomus.

Veja na prática

Melhorias como essas, que ocorreram na empresa SH, são frutos do sistema de gestão. É possível conferir as mudanças na prática, ao assistir uma apresentação do Nomus ERP Industrial, o software de gestão focado em indústrias e desenvolvido por engenheiros de produção.

Nomus ERP Industrial

Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: