[eBook] O guia para sua indústria superar a crise


Atualizado em 27/06/23 - Escrito por nomusadmin na(s) categoria(s): Estratégia / Processos e Organização


Download do eBook “O Guia para sua indústria superar a crise”


Com o atual cenário econômico do Brasil, afetado pela crise, muitas empresas preocupam-se em desenvolver estratégias para não sofrerem o impacto em suas vendas e lucro e ainda destacarem-se em meio à concorrência cada vez maior. Um dos artigos de grande destaque do Blog Industrial Nomus foi sobre 40 empresas e organizações que sua indústria precisa conhecer para sair da crise.

Para ajudar ainda mais os profissionais da área industrial a driblarem essa fase difícil, reunimos conselhos de mais de 50 profissionais de diferentes áreas e renomados no assunto em um eBook com soluções completas e práticas para todos os tipos de indústrias.

Confira as empresas que estão no eBook e uma pequena amostra das grandes dicas presentes nesse material que pode ser adquirido gratuitamente pelo link abaixo:


Download do eBook “O Guia para sua indústria superar a crise”


ABEPRO 

Milton Vieira Júnior – Presidente da ABEPRO, Diretor e Pesquisador do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Nove de Julho (UNINOVE); Consultor da GeoTecno Soluções em Automação (geotecno.com.br/).

“A Competitividade das empresas é afetada por diversos fatores, sendo os mais importantes as estratégias adotadas pela concorrência (sejam novos concorrentes ou concorrentes já existentes no mercado), a pressão do mercado por novos produtos ou por produtos que venham a integrar novas tecnologias, e (…)”

Abepro Jovem

Vinicius Aguiar – Presidente da ABEPRO Jovem

“ (…) É necessário focar no presente, com inovação de produtos e/ou processos juntamente com uma boa gestão de pessoas (…)”

Business Transformation

Leandro Jesus – Co-Fundador

“(…) Boa parte das grandes corporações não sobreviverá aos próximos 10 anos em função da incapacidade de se adaptar a um ritmo acelerado de inovações. (…)

Coach Phil

Philip Mark Magrath – Coach executivo de líderes

“Por mais de uma década dando Coaching Executivo para líderes em todos os níveis hierárquicos de uma empresa, incluindo os donos e os CEO’s, tenho visto que 3 Gargalos principais afetam diretamente a Qualidade e Produtividade das empresas e que se resolvidos as ajudarão a sair de qualquer cenário de crise (…)”

EJEP

Site: ejep.com.br

Yuri Boing – Gerente de Consultoria  EJEP

“(…)No atual cenário econômico, as empresas estão sendo obrigadas a realizar mudanças para continuarem competitivas no mercado. E uma das maneiras de mudar é (…)”

Caio Dalmoro – Gerente de Consultoria EJEP

“(…) A crise não passa de uma condição na qual é necessária coragem e uma grande quantidade de informações para tomarmos as decisões necessárias, sem nunca se fechar para novas ideias e oportunidades. Tendo isso em mente minha dica para sair da crise seria (…)”

Manuela Testoni – Diretora de Marketing EJEP

“(…) é uma das inúmeras ferramentas do Lean, na qual busca-se reduzir o tempo de setup, ou período de ajuste, das máquinas utilizadas na produção para torná-las mais eficientes. (…)”

Daniel Paredes – Gerente Sênior de Consultoria  EJEP

“(…) Como você lida com os problemas relacionados à crise em sua organização? Uma das formas com que podemos resolver muitos desses problemas são através de (…)”


Veja as dicas completas no eBook


EloGroup

Site: elogroup.com.br

Daniel Karrer – sócio fundador

“(…) qual é o papel da gestão nisso tudo? Commodity ou diferencial competitivo? Não há aqui nenhuma pretensão de colocar um ponto final nesse debate. Porém, creio que uma forma interessante de analisar essa questão é sob uma perspectiva temporal (…)”

Ricardo Gonçalves – Diretor

“ Uma das dicas para se manter uma fábrica competitiva e sustentável perante o atual cenário é empreender esforços para a melhoria e transformação de seus processos (…)”

Endeavor

Site: endeavor.org.br

Luiz Guilherme Manzano – Diretor de Apoio a Empreendedores da Endeavor

“ A busca incessante pela maestria no que faz o levará a ser o mais produtivo da sua indústria. No entanto, tenha muito cuidado ao se comparar apenas com a sua concorrência (…)”

Exact Sales

Site: exactsales.com.br

Flavia Menegazzo – Gerente de Sucesso

”(…) Na crise o que vemos é a retração. Conhecer bem os mercados de atuação, entender porque seus clientes continuam comprando de você e quais necessidades você atende é fundamental para se manter na crise (…)”

Kayuá Freitas – Coordenador Comercial

“(…)Ao criar um processo de qualificação de leads, o seu setor comercial poderá otimizar o tempo e ser mais produtivo. Mas, para iniciar o processo de qualificação você pode separar os leads em três categorias básicas: (…)”

Victor Motta – Consultor de Vendas

“(…) se as metas já não estão sendo batidas como antes você já parou para analisar que algo precisa ser feito? Afinal de contas, você quer os melhores resultados possíveis para a sua empresa(…)”

EY

Guia Como Crescer – Estratégia, gestão e recursos para sua empresa

“(…) A transparência em relação aos números, por exemplo, que seria uma das prioridades durante a preparação para a execução de um plano de crescimento, é também um dos aspectos em que mais as empresas deixam pontas desamarradas – (…)”

FAC Redentor

Site: redentor.edu.br

Vitor Hugo Vidal Rangel Junior – Diretor Nacional de Pós-Graduação

“(…) Não altere a qualidade do seu produto, senão a vida fica muito mais difícil.”

Fluxo Consultoria

Site: fluxoconsultoria.poli.ufrj.br

Jorge Tadeu Duarte Romano – Diretor de Marketing

“(…) com a crise dos últimos anos, gerentes industriais pressionados para manter suas margens, fazem mudanças na estrutura de produção sem o devido planejamento e estudo de impacto.(…)”

Amanda Raposo Barbosa – Assessora de Marketing

“(…) Os parâmetros de qualidade são renovados continuamente e a busca por inovações alcança um patamar de necessidade constante (…)”

Vinicius Muniz Fernandes – Presidente

“(…) Uma das opções para manter sua empresa competitiva, principalmente em momentos de crise econômica como atualmente vivemos, é olhar para o ambiente interno da indústria e analisar os pontos que podem ser otimizados (…)”


Veja as dicas completas no eBook


Grupo Voitto

site: voitto.com.br

Thiago Coutinho – Fundador e diretor executivo

“(…) Os colaboradores são de fato o grande diferencial das empresas. Máquinas não desenvolvem empresas de sucesso (…)”

High Stakes Academy

Site: hsacademy.com.br

Gabriel Goffi – CEO da High Stakes Academy e criador do High Stakes Lifestyle

“(…) No mundo do empreendedorismo é muito comum a gente falar que é na crise que surgem as maiores oportunidades. Isso faz muito sentido… já parou para pensar que na crise não se queima dinheiro? O dinheiro não desaparece, ele apenas troca de mãos.(…)”

Hominiss Consulting 

Site: hominiss.com.br

Fábio Fernandes – Sales Development na Hominiss Consulting

(…)e você melhorar o resultado da sua empresa em 0,1% todo dia, terá um grande resultado no final do ano, certo? A questão é que você não precisa sair da situação atual e pular direto para uma situação ideal. A ideia da melhoria contínua é(…)”

IESPE

Site: iespe.com.br

Ralph Vianna – Gerente de marketing

“(…) Uma marca bem posicionada garante uma maior eficácia na sua comunicação e, consequentemente, no seu investimento em marketing.”

Intelie

Site: www.intelie.com

Ricardo Clemente – fundador e diretor executivo

“(…) Em termos de eficiência, estamos na era dos “micro-KPIs”, onde a análise de cada minuto gasto em atividades se torna possível por meio de dados de sensores e algoritmos que interpretam os dados e os traduzem em atividades (…)”  

Lélio Souza – CEO

“(…) A maioria das empresas já percebeu que dados, ao lado de capital humano, é um de seus mais valiosos ativos e têm empreendido esforços e investimentos em tecnologia, (…)”

Livro “Gerenciamento de Riscos – do Ponto de Vista da Gestão da Produção”

Daniel Fonseca Luz – autor do livro e consultor de produção – [email protected]

“Todos os gestores e empreendedores devem saber em qual terreno estão pisando. Você sabe? (…)”

Mais Consultoria Júnior

Site: maisconsultoria.com.br

Moisés Vieira – Diretor de Marketing

“(…) Apesar de o aspecto financeiro ser o melhor indicador do desenvolvimento da empresa, muitas vezes o problema reside em processos internos (…)”

Mais.im

Site: mais.im

Fernanda Fonseca – Co-fundadora da Mais.im

“(…) 1. Dedique tempo para identificar os gargalos que podem estar atrapalhando o seu negócio.

  1. Acredite que é possível gerar mais resultados com menos recursos, você pode economizar e ainda manter parte do crescimento (…)”

Mastermaq 

Site: mastermaq.com.br

Beto Tamm – Sócio fundador

“Imersos na pior crise econômica da história do país o momento não pode ser mais desfavorável para as empresas brasileiras. Mas em meio a esta tempestade é necessário remar contra a maré e transformar as adversidades. (…)”

Gustavo Gressi – Coordenador de projetos

“(…) Para assegurar processos gerenciais eficientes em sua produção, primeiramente deve-se realizar análise todas as etapas da cadeia produtiva, desde seu fornecedor  até a entrega ao consumidor, identificando estatisticamente anomalias recorrentes na produção, gargalos e (…)”


Veja as dicas completas no eBook


Nibo

Site: nibo.com.br

Gabriel Gaspar – Founder & CEO

“(…) Em momentos de crise, nada é mais importante para um empresário do que preservar o seu caixa.  Se empreender fosse um jogo, o dinheiro que você tem no banco seria o seu nível de energia (…)”

NUMEEP

Site: facebook.com.br/numeep

Estefânia Silva – Presidente NUMEEP

“(…) A crise pode ser vista como uma oportunidade para a empresa investir. Isto mesmo! A empresa pode investir (…)”

Caroline Oliveira – Coordenadora da Gestão do Conhecimento

“ Buscar parcerias entre empresas proporciona, além de vantagens aos clientes, o aumento da exposição da marca, e (…)”

Lucas Pimenta – Coordenador da Gestão de Projetos

“(…) existem algumas precauções para se levar em consideração durante este período, que garantem o resultado final de qualquer investimento ou até mesmo a permanência da organização no mercado (…)”

Professor Márcio de Oliveira

“(…) Primeiramente, deve-se pensar na previsão de demanda. Aqui é importante ressaltar que comumente se faz modelos de previsão com base em históricos de vendas – e não de demandas! – o que pode levar a erros. (…)”

Outbound Marketing

Site: outboundmarketing.com.br

Renato Ferreira – cofundador da Outbound Marketing

“(…) Muitas organizações ainda tratam vendas com uma abordagem baseada em feeling. Isso é dar um tiro no pé (…)”

Bruna Moreira – Gerente de marketing da Outbound

“(…) Conhecer seu público alvo e entender quais são suas maiores dores é essencial para produzir conteúdo relevante (…)”

Pareto Group

Site: paretogroup.com.br

Vinícius Chacon – Gerente de Inbound Marketing

“Jogue o produto que você vende no Google e me diga o que você encontrou: o seu site ou o de concorrentes? Garanto para você que, se encontrou o site dos concorrentes, é porque eles estão roubando os clientes que deveriam ser seus! (…)”

Portal Administradores.com

Site: administradores.com.br

Flávio Augusto da Silva – board member

Eu costumo dizer que, em momentos de crises, o dinheiro troca de mão. Os velhos ricos sempre darão lugar aos novos ricos que virão de baixo, os que são mais arrojados e mais resistentes às mudanças, enquanto os velhos ricos ficam na defensiva, porque acham que têm algo a perder.

PRO-PME 

Site: facebook.com/propmecoppeufrj

Francisco Duarte – Professor da Area de Gestão e Inovação do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ, Coordenador dos laboratórios PRO-PME e ERGOPROJ

“(…) O engajamento que faz a diferença precisa ser construído nas organizações por meio de espaços efetivos de debate, nos quais o que se passa com a linha de frente poderá ser escutado, confrontado e discutido com coordenadores, gestores e diretores (…)”

Marcos Chaves – Engenheiro de Produção pela UFRJ, Mestre em engenharia de produção pela COPPE / UFRJ, pesquisador vinculado ao Laboratório PRO-PME e sócio proprietário da empresa Viia Soluções, consultoria focada em produtividade

“Apesar das difíceis decisões que uma crise impõe ao gestor e aos colaboradores de empresas de qualquer tamanho, a história mostra que momentos como este tornam-se oportunidades de crescimento e evolução (…)”


Veja as dicas completas no eBook


PPI-Multitask

Site: www.ppi-multitask.com.br/

Marcelo Pinto – Diretor Comercial

“(…) A gestão ou administração enxuta é a ferramenta de gestão moderna que permite que qualquer indústria atinja a excelência operacional. (…)”

Vinicius Buonamici –  Diretor de Serviços

“(…) Nesses momentos, a redução dos custos de produção é uma alternativa mais viável e seus resultados são positivos e desejáveis, (…)”

Resultados Digitais

Site: rdstation.com.br

Felippo Boaretto – Gerente de sucesso na RD

“(…) Por se tratar de um mercado mais consolidado, com frequência o maior desafio está não na atração do público-alvo, mas em seu engajamento com as ações da empresa. Assim, vale cuidar bem das campanhas de (…)”

Natália Zampieri – Gerente de implementação da RD

“(…) Se vender está mais difícil com a crise, é importante que você auxilie os seus representantes a vender mais o seu produto. Pode-se fazer uma material educativo sobre vendas, equilibrando 2 eixos principais: (…)”

André Siqueira – Co-founder e Marketing na Resultados Digitais

“(…) É comum que outras empresas falem com o mesmo público ou venda produtos complementares ao seu. Pipoca e guaraná, passagens aéreas e aluguel de carros e por aí vai (…)”

RST Promoção de Vendas Ltda

Renato Soares Tostes ([email protected]) – Sócio Fundador

“ (…) Vencerão  a crise as empresas que colocarem os clientes no centro de seu negócio. (…)”

SFEPro

Prof. Fernando Oliveira de Araujo, M.Sc., Dr.Eng – Presidente da SFEPro – Sociedade Fluminense de Engenharia de Produção

“(…) Para além da inspiração, a educação oferece ao profissional a devida instrumentalização, ou seja, por meio da capacitação, a obtenção das competências técnicas, tecnológicas e/ ou comportamentais que serão importantes moedas de troca para a permanência ou eventual recolocação no mercado de trabalho (…)”

Tecmaran

Site: tecmaran.com.br

Alvaro Abreu – Sócio fundador e Diretor

“ (…) A complexidade dos processos e a dinâmica das operações são normalmente expressivas, o que exige que atenção permanente para que se possa evitar os transtornos e descompassos potencialmente presentes no andamento da produção, cujos impactos nos resultados serão sempre negativos (…)”

Visagio

Site: visagio.com.br

Renato Moulin – Sócio- Diretor

“(…) Uma empresa deve dedicar atenção especial na atração e retenção de talentos. (…)”

WMTC

Mauro Joaquim da Costa Braga – Sócio

(…) aproveite a diminuição das suas atividades de produção e procure pensar sobre fatos acontecidos em sua empresa e como você pode se preparar para estar mais forte quando da retomada do crescimento econômico (…)”

Wladimir Ferreira Salles – Sócio

“(…) Como exemplo de ações que podem ser implementadas podemos citar: a implantação de conceito de produção enxuta (lean manufacturing), o estabelecimento de um programa de gestão de fornecedores, (…)”


Veja as dicas completas no eBook



Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: