Como administrar conflitos em uma indústria de forma profissional


Atualizado em 9/04/24 - Escrito por Pedro Parreiras com colaboração de Karina Gomes na(s) categoria(s): Capacitação de pessoas / Recursos Humanos

Um dos grandes obstáculos que podem surgir para impedir o sucesso de um projeto em uma indústria é o conflito entre colaboradores. Isso acontece devido a vários fatores, como por exemplo contradição de ideias ou até mesmo um mal entendido. Porém, o que decide se esse fator irá ou não interferir na finalização do planejamento é a postura do gestor. O líder precisa saber a forma correta de lidar com a gestão de conflitos e identificar o problema logo no início para encontrar a melhor solução e dar continuidade ao andamento do projeto.
E como estar preparado para administrar conflitos? Confira as dicas abaixo:

1. Seguir as regras da empresa

O gestor precisa seguir o regulamento da indústria e servir de exemplo para os funcionários. Essa é a primeira atitude que um líder deve tomar para que possa cobrar a equipe quando necessário e ter o respeito de todos. Lembre-se que não adianta pregar certos comportamentos e regras se não cumpri-los.

2. Ter empatia

Um líder não deve ser temido pela equipe, mas sim respeitado e admirado por suas atitudes. Portanto, de forma alguma o gestor industrial deve ser intolerante e desrespeitoso com o grupo. Coloque-se no lugar dos colaboradores e ouça com paciência as reclamações, pois podem servir como ferramenta de incrementação nos processos da indústria.

A importância da empatia é enorme não só na relação com os colaboradores, mas também com fornecedores e clientes. A partir do momento em que o gestor começa a ter esse comportamento, passa a compreender condutas que considerava inadequadas e percebe o jeito certo de lidar com cada uma. Dessa forma, as pessoas passam a entender que o líder se importa com elas e valoriza seus trabalhos.

3. Ouvir todos os lados

Nesse momento, o gestor deve deixar o lado emocional de lado e seguir a razão. Independente do conflito e das informações que chegaram até você, é preciso checar todas as versões do ocorrido. Para isso, converse com atenção com cada um dos envolvidos, mostrando que podem confiar em você, e após avaliar o que aconteceu por meio de todos os depoimentos, é possível reunir a equipe para propor a resolução do conflito.

4. Não se envolver em discussões

Como mostrado no item 1, o gestor industrial precisa ser exemplo, e, por isso, quando presenciar alguma discussão que esteja saindo do controle, é necessário manter o controle e acalmar os ânimos dos envolvidos. Obviamente, é difícil ser racional em situações como essa, porém, sabendo que suas atitudes são espelhos para os colaboradores, é necessário ter uma boa relação com todos e não tomar partido em conflitos pessoais.

Caso o conflitos seja por ideias na equipe, o procedimento é o que mostramos no item 3. E com isso, o projeto pode até ser aprimorado com novas sugestões, e ainda pode ser possível juntar todos os pensamentos que geraram o conflito em uma só solução, agradando ambos os lados e proporcionando crescimento à indústria.

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5. Incentivar a troca de ideias

Como mostrado no item acima, a maioria dos conflitos surgem por divergência de ideias. Para evitar que isso aconteça e também solucionar situações que chegaram a uma discussão intensa, o gestor industrial deve incentivar o diálogo entre a equipe, somando as ideias de todos. Com essa atitude, as pessoas conseguem mostrar seus pontos de vista de forma calma e passiva.

6. Não deixar de intervir no conflito

Quando os conflitos ocorrem na indústria, o gestor precisa administrá-los com agilidade. Muitos consideram que ignorar o fato e deixar que os colaboradores se entendam sozinhos é o melhor a se fazer. Porém, isso pode piorar a situação e criar na equipe um pensamento de que o líder não se importa com as pessoas e só interessa pelos resultados, o que causa desinteresse pelo projeto.

Em último caso, o gestor industrial deve tomar partido. Apesar de não ser a melhor atitude, em muitos casos é necessário e eficaz para a resolução do conflito.

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O gestor industrial precisa de ter um controle preciso de sua fábrica para que a mesma esteja sempre crescendo e aumentando o lucro. Além de administrar a equipe, é preciso monitorar todos os setores, produtos, estoque, entre diversas outras atribuições da indústria.

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Referência: https://endeavor.org.br/administracao-de-conflitos/

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