Sucesso na prática: facilidade na interface do sistema PCP é fundamental


Atualizado em 2/03/21 - Escrito por Pedro Parreiras na(s) categoria(s): Processos e Organização / Produção

Software ERP

Fomos ao Rio de Janeiro, visitar e conferir a gestão da produção na prática, na empresa SH Fôrmas, que utiliza o software Nomus ERP Industrial. No local pudemos ver grandes mudanças que aconteceram a partir da aplicação do controle total e do foco nas pessoas, na produção industrial. Entre muitos funcionários, conversamos a Analista de PCP, Judith Felix, do Grupo SH e vimos como ter a interface do sistema PCP simples tem papel fundamental em uma empresa.

Antes de atuar do PCP, Judith trabalhou na área de qualidade da SH Fôrmas. Quando chegou a empresa as ordens de produção eram feitas de forma manual e demoradas, segundo ela. Em seu primeiro contato com o PCP o sistema Nomus já havia sido adotado pela empresa, facilitando seu trabalho.

A analista de PCP conta que o processo era bem mais demorado antes do funcionamento do sistema de gestão industrial. Eram necessárias horas extras de trabalho para conseguir atingir as metas do mês. Judith ressalta as facilidades do sistema Nomus, o que fizeram o trabalho fosse acelerado.

Interface do sistema PCP

Quando a analista de PCP chegou a função existiam muitos relatórios feitos a mão e isso não permitia ter uma rastreabilidade tão segura para a empresa. Com a implantação do sistema as planilhas foram sendo eliminadas uma a uma, graças a interface tratada como “simples e visual” pelos funcionários da SH Fôrmas.

Segundo Judith, hoje, com uma lista enviada pela engenharia é possível gerar todas as ordens de produção necessárias, visualizar melhor os processos, unificando as informações em um local. Otimizar os processos se tornou uma tarefa mais acessível, diferente de como funcionava anteriormente.

A analista de PCP reforçou o papel  do sistema Nomus e contou que o processo de atualização de inclusão dados foi otimizado, gerando uma comunicação única na empresa.

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Analista de PCP

Judith Félix ainda listou as atividades desenvolvidas por ela na função depois da implantação do sistema Nomus:

Dashboard: analisar as OPs, que estão em produção e que foram canceladas no dia anterior. Se atingiram a meta de peso do dia. Conferir se o histórico de fabricação está disponível, retirando do sistema Nomus e colocando na rede da indústria, liberando para a logística e produção, preparando também montagem e expedição.

Demanda de matéria-prima: antes manual, passou a ser um processo mais rápido. Os relatórios são enviados e de imediato já impressos pelo encarregado, que entrega direto para o almoxarifado.

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Atendimento do sistema de gestão

O relato da analista de PCP é que esse contato é imediato, até para fazer mudanças em determinados relatórios. A tentativa de solucionar os problemas sempre acontecem e, caso não dê certo, sempre existem saídas para chegar ao objetivo, segundo ela. O contato empresa/sistema é grande, sempre havendo um feedback.

Experiência pessoal

A analista, Judith Félix, classificou a Nomus como “a ferramenta que as empresas buscam”, otimizando os processos, mantendo ou melhorando o nível de produtividade e mantendo a qualidade das informações. Isso faz com que o sistema agregue valor para todos os setores da empresa.

Veja na prática

Melhorias como essas, que ocorreram na empresa SH, são frutos do sistema de gestão. É possível conferir as mudanças na prática, assim como a integração do PCP e Engenharia, ao assistir uma apresentação do Nomus ERP Industrial, o software de gestão focado em indústrias e desenvolvido por engenheiros de produção.

Sobre a SH

A SH disponibiliza de sistemas de fôrmas, andaimes e escoramentos metálicos para locação e venda através de 11 unidades no Brasil e duas internacionais, na Colômbia e no Paraguai. Juntas, elas permitem à SH ser a empresa com a mais ampla distribuição do Brasil e de maior presença na América Latina.

O investimento em tecnologia é uma política constante na SH. Seus engenheiros estão sempre pesquisando novas tecnologias nos principais mercados de construção civil do mundo, enquanto os demais colaboradores administrativos destinam grande parte de seus esforços na pesquisa de novos sistemas e serviços que proporcionem economia, agilidade e satisfação aos clientes.

Hoje, a SH é a única empresa de sua especialidade a possuir um sistema de logística que planeja e controla o fluxo e armazenagem dos equipamentos, reduzindo significativamente o tempo requerido para o atendimento, e a oferecer aos seus clientes um serviço de consulta ao contrato via internet – o SH online.

Nos últimos anos, a empresa tem investido na internacionalização, aumentando sua abrangência na América Latina. Em 2015, inaugurou sua primeira unidade fora do Brasil e, a região escolhida foi Bogotá, na Colômbia.

Em 2017, em continuidade ao processo de expansão, foi inaugurada a SH Paraguai, sediada em Assunção, capital paraguaia. Todo o movimento de internacionalização tem consolidado o trabalho comprometido da empresa que já soma 48 anos.

Nomus ERP Industrial

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