Tenho perdas no processo produtivo. Qual meu prejuízo?


Atualizado em 17/06/22 - Escrito por Pedro Parreiras na(s) categoria(s): Processos e Organização / Produção

Gestão de processos

Você sabe quais são as dores da sua indústria? Quais problemas te impedem de crescer e expandir seu negócio? Começa a série Dores da Indústria, onde mostramos para você o tratamento adequado para solucionar suas dificuldades.

Neste artigo você pode conferir em vídeo e a transcrição completa do décimo segundo Dores da Indústria, onde falamos sobre ter perdas no processo produtivo. Mostramos como buscar a solução desse grupo de tratamento voltado ao controle de estoque com emissão de ordens de produção.

VEJA MAIS – O que é o MRP, para que serve e quais os seus segredos

7 Problemas na programação da produção que podem tirar dinheiro da sua fábrica

Talvez você nem saiba como esse problema possa estar afetando sua indústria. Clique no vídeo e veja melhor o tratamento dessa dor:

https://www.youtube.com/watch?v=qtPOTBugayo

Gostou do vídeo? Receba em seu email.

Inscreva-se gratuitamente a receba em primeira mão os vídeos do Blog Industrial Nomus.

Esperamos ter te ajudado a identificar e tratar esse sintoma. Curta o vídeo, compartilhe e faça seu comentário, para podermos responder mais dúvidas. Sua interação é muito importante para nós.

Aguarde o próximo vídeo da série Dores da Indústria, toda quinta-feira, no Blog Industrial. Assista uma demonstração do nosso ERP Industrial e também acompanhe a Nomus no Papo de Produção.

Veja os outros vídeos da série Dores da indústria

TranscriçãoTenho perdas no processo produtivo

vamos dar sequência nas dores que são tratadas pelo controle de estoque com emissão de ordens de produção, que ajuda a tratar uma série de dores. Neste artigo vamos falar sobre ter perdas no processo produtivo.

Temos uma série de perdas possíveis no processo de produção, perdas planejadas pela engenharia, existem perdas que são decorrentes de não conformidades no processo ou não conformidade no produto.

Perdas na produção

Existem diversas categorias de perdas, por exemplo, estava conversando com um potencial cliente, de torrefação de café, interessado em contratar a Nomus. Eles compram sacos de café de 60kg, que vem cru e precisa ser tratado, retirada as impurezas, depois torrado. Nesse processo existe uma perda de cerca de 30%, chegando com aproximadamente 40kg, depois do café tratado, peneirado e torrado. Quais são as perdas? São as impurezas retiradas, humidade. Pode ser que existam forma de diminuir essas perdas, mas pode ser que não. O fato é que se essas perdas não são medidas, é muito difícil saber quais ações tomar e em que pontos existem possibilidade de redução de perda.

Um outro exemplo de perda no processo de produção é em confecções, por exemplo, em indústrias mecânicas, de móveis, em que você precisa cortar tecido, madeira, chapas de metal para fazer uma determinada peça, com geometria e desenho pré estabelecido. Os “retalhos” nesse processo de corte são perdas. Novamente, existem formas de programar corte, minimizando essas perdas. Sem o controle de estoque com emissão de ordens de produção, possivelmente você não controla o volume de perda e não vai saber o quanto está perdendo.

Mais um exemplo está no processo de produtos químicos, cosméticos, alimentos, que o recipiente onde o produto é processado precisa ser lavado quando há uma troca de produtos. Por exemplo, fazendo sorvete de chocolate, para depois fazer de creme. Preciso lavar o equipamento para não ter uma contaminação de um produto para outro. Durante essa limpeza, naturalmente, temos a perda do resíduo que ficou no equipamento. mais uma vez, se não tenho o controle de estoque com emissão de ordens de produção, acabo tendo dificuldade de medir e monitorar as perdas.

Perda financeira

É sempre um desafio no Dores da Indústria trazer um valor financeiro. Você sabe que quando tem uma perda no processo de produção, está perdendo dinheiro. Mas sem saber como diminuir a perda ou o quanto tem de perda, provavelmente, você vai demorar mais ou nunca vai tomar ação e vai continuar tendo a perda, mesmo sabendo que incomoda, mas sem saber o tamanho do incômodo e não vai tomar as medidas necessárias e sanar a dor e o tratamento para ela é controle de estoque com emissão de ordens de produção.

É relativamente simples fazer essa estimativa. Gosto de colocar números, mas vou deixar para você colocar os valores da sua indústria, anotando e fazendo estimativas do quanto está perdendo, por ter perda de um processo produtivo.

Gestão de processos

A questão é saber como reduzir essas perdas. Se acreditarmos que é possível reduzir essas perdas no processo produtivo, você vai reduzir suas perdas por ter essa dor. Não tenho uma estatística precisa, varia muito de indústria para indústria. Já citei alguns exemplos, como produção de café, confecções de móveis, materiais de metal , que tenham o corte, até químicos, cosméticos, farmacêuticos, alimentos, que precisam da lavagem do equipamento, gerando perda, também perdas por conformidade. Voltando a indústria de alimentos, se o forno passar do ponto você pode perder uma fornada, assando demais, causando uma rachadura no produto, que pode ficar queimado, causando uma perda por não conformidade. Na indústria metal mecânica você pode ter perda por não conformidade, por excesso ou falta de corte. São vários tipos de perdas.

Para calcular o quanto está perdendo de dinheiro temos que saber o total de perdas, o quanto de dinheiro essa perda de materiais representam e fazer uma conta de quanto eu não perderia se tomasse determinadas medidas.Você pode dizer que no corte sempre vai ter perda de retalhos, mas será que isso sempre vai acontecer? Se você fizer um planejamento de corte melhor, você pode chegar a uma redução de 10%. Então, calcula o quanto tá perdendo, se estivesse perdendo 10% a menos. Por exemplo, se você perde R$20 mil por mês de tecido que cortei e virou retalho. Economizando 10% deste valor, já são R$2 mil economizados. Por exemplo, na produção de alimentos, produzindo sorvete de chocolate e tendo que limpar o recipiente para fazer o de creme. Você sabia que se fizer uma programação diferente, ao invés de começar com chocolate, começar com creme, talvez não precise lavar o equipamento? A programação da produção pode te ajudar a diminuir a quantidade de perdas, mas somente se tiver controle de estoque com emissão de ordens de produção vai saber o quanto está perdendo e vai se mobilizar para diminuir o volume das perdas.

Diminuindo as perdas

Essa é uma dor que é preciso estudar caso a caso, você vai precisar estudar seu caso específico para poder medir, insisto para ter um esforço com sua equipe e saber o quanto está perdendo no processo produtivo, gerando a perda financeira. Assim implementando um sistema com controle de estoque com emissão de ordens de produção e vai saber exatamente o quanto está perdendo, se está reduzindo ou aumentando. Você pode até atribuir as perdas a determinadas pessoas, sabendo que um operador gera mais perda que outro, estudar o cara que gera menos perda e saber o que faz de diferente.

Dando um exemplo, temos um cliente que processa peixe. Chega o peixe inteiro e ele o processa para distribuir para a rede de restaurantes japoneses. Tem um determinado operador que faz o processamento do peixe e tem uma perda menor que o outro. Claro, que o peixe por ser um animal tem uma variação, mas mesmo assim conseguimos identificar uma diferença entre operadores. A longo prazo percebemos que um operador tem menos perda que o outro, buscando saber o que ele faz de diferente para gerar menor volume de perda  


Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: