O que significam as siglas mais essenciais na gestão industrial – Parte 7


Atualizado em 1/07/21 - Escrito por Pedro Parreiras com colaboração de Karina Gomes na(s) categoria(s): Produção

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Um dos artigos mais lidos do Blog Industrial Nomus é o que apresenta 64 siglas de gestão que todo gestor precisa saber. Nele, está o significado de cada uma delas. Porém, para uma gestão de excelência não é preciso saber apenas o sentido, mas é interessante entender para que serve e como pode ser usado cada recurso. Por isso, criamos uma série de artigos mostrando o que significam as siglas mais essenciais na gestão industrial:

Confira a continuação do significado e aplicação de cada sigla:

50.  SAP – Systeme, Anwendungen und Produke in der Datenverarbeitung (Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados)

Empresa originada na Alemanha, que desenvolve softwares de gestão de empresas e tem um grande reconhecimento no Brasil. A SAP surgiu como uma empresa pequena e regional e em cerca de 40 anos se transformou em uma organização de alcance mundial. Atualmente, a empresa é a líder global de mercado em soluções de negócios colaborativas e multiempresas. Seu produto mais famoso, que gera o emprego de mais de cinquenta e seis mil pessoas, é o sistema integrado de gestão empresarial SAP ERP.

51. SCOR – Supply Chain Operation Model (Modelo de Referência das Operações na Cadeia de Suprimentos)

É utilizado para a análise de uma cadeia logística e identificação de oportunidades de aprimoramento no fluxo de trabalho e de informações. Lançado no ano de 1997, o modelo SCOR busca condições de determinar processos-padrão, métricas de avaliação da gestão da cadeia, para dessa forma dar início a um modelo de gestão que seja aprimorado continuamente e de forma eficiente.

52. SKU – Stock Keeping Unit (Unidade de Manutenção de Estoque)

É um código identificador único de uma mercadoria e se relaciona diretamente à quantidade de produtos mantidos em estoque. Por meio desse código é possível pesquisar e apontar com exatidão o item que a empresa vendeu, entregou ou mesmo trocou.

É interessante notar que em casos de mercadorias de uma mesma linha, porém com distinção de tamanhos, cores, sabores, entre outras características, cada variante recebe um SKU distinto.

53. SLA – Service Level Agreement (Acordo sobre o Nível de Serviço)

Consiste na explicação, em termos mensuráveis e compreensíveis, de todos serviços que o cliente pode esperar de quem contrata na relação de contrato, e inclui também os termos de compromisso, objetivo de nível de trabalho, suporte técnico, prazos do contrato, e outras questões.

Em qualquer relação contratual de TI, o SLA é exigido, para um esclarecimento técnico do contrato.

54. SLM – Service Level Management (Gerenciamento do Nível de Serviço)

O SLM é um acordo geralmente feito entre o setor de TI e o cliente interno, e objetiva manter e aprimorar a qualidade dos serviços de TI por meio de um ciclo contínuo que compreende compromisso, a supervisão e a comunicação dos níveis de trabalho em termos de qualidade, quantidade e custo.

55. SWOT – Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats (Forças, Fraquesas, Oportunidades e Ameaças)

Pode ser definida como uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenários como base para a gestão e o planejamento estratégico. Seu principal objetivo é fazer uma avaliação dos ambientes internos e externos para então otimizar o desempenho da empresa no mercado.

56. TOC – Theory of Constraints (Teoria das Restrições)

Introduzido por Eliyahu Goldratt no livro “A Meta”, é um paradigma gerencial que declara que qualquer sistema gerenciável é limitado em alcançar mais que suas metas por um número muito reduzido de restrições. É um desenvolvimento considerado recente na prática de tomada de decisões em empresas que possuem restrições.

57. TPM – Total Productive Maintence (Manutenção Produtiva Total)

É baseada em melhoria das pessoas, melhoria dos equipamentos e qualidade total. A TPM objetiva eliminar as perdas ocorridas no fluxo de produção por meio da integração das áreas de manutenção e operação da empresa, além de corrigir e prevenir os erros.


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