4 práticas que prejudicam a gestão financeira de uma indústria


Atualizado em 7/03/24 - Escrito por Pedro Parreiras com colaboração de Karina Gomes na(s) categoria(s): Controle financeiro / Custos e Finanças

Todos os setores da indústria sofrem influência das deliberações do setor financeiro de uma indústria, como por exemplo os custos, pagamentos, as vendas e compras de produto. Caso sejam tomadas decisões de maneira errada, todas as outras funções não terão êxito.

Por esses motivos, a gestão financeira é uma das áreas mais importantes de uma empresa e cabe ao gestor:

  • Conduzir de maneira correta os processos gerenciais
  • Ter conhecimento das funções de todas as áreas da indústria
  • Ser hábil para qualificar as demandas
  • Destinar os recursos corretos conforme a demanda de cada setor

Muitas vezes a gestão financeira não produz resultados positivos ou não evolui. Para mostrar erros comuns que ocorrem nessa área e ajudar a sua fábrica a identificar e solucioná-los, preparamos uma lista com os 4 maiores erros da gestão financeira de uma indústria. Confira:

1. Falta de planejamento de todas as atividades

O planejamento é o primeiro passo para o sucesso das atividades de uma indústria, pois o mesmo mostra a maneira mais prática para a realização das tarefas no prazo estimado.  

Esse plano deve ser baseado em estimativas e métricas, portanto, para que o planejamento tenha um resultado positivo, é necessário que o gestor escolha corretamente os indicadores.

Como exemplo, temos o Modelo de Negócios Canvas, que é um dos mais aplicados atualmente. O SEBRAE disponibiliza de forma gratuita esta ferramenta: Sebrae Canvas. Esse modelo de planejamento ajuda no desenvolvimento das ideias da sua empresa ou a melhorar um modelo que já foi criado na gestão da indústria.

2. Falta de organização do orçamento da indústria

No planejamento, deve estar o orçamento anual, no qual há a presença das projeções de receitas, dos gastos, e do balanço da sua fábrica. Além disso, é válido incluir também nesse orçamento as metas financeiras, aliadas a um plano de objetivos, um estudo de mercado e uma estratégia de preços da sua mercadoria.

O uso de planinhas na organização desses dados é o fator que mais abre margens para erros. A melhor forma de organizar é com um sistema de gestão financeira, pois o mesmo irá mapear todo o caminho do dinheiro que circula na indústria, o que abre também outra oportunidade: a criação de um fluxo de caixa durante a gestão financeira.

3. Má administração do fluxo de caixa

Essa falha está relacionadas muitas vezes a erros no cálculo de lucros e aumento dos gastos sem retorno. Isso demanda muito esforço, tempo e dinheiro, que poderiam ser investidos em outras diversas atividades que proporcionam melhores resultados para a indústria.

Para que isso não aconteça, sugiro que você faça regularmente um acompanhamento dos números da sua empresa para checar se o Planejamento Estratégico está sendo executado da forma correta e seguindo todas as ordens. Nessa supervisão poderão ser feitas algumas alterações que corrigirão as falhas que poderão atrapalhar o sucesso da gestão financeira da sua indústria.

Veja mais: 7 dicas para montar um fluxo de caixa eficaz

4. Mistura de dinheiro pessoal com o da indústria

Esse é um dos erros mais recorrentes na gestão financeira industrial, e que leva essa administração para o ralo.

É necessário que o gestor consiga separar as finanças pessoais das empresariais, e não use verbas particulares para cobrir dívidas da indústria ou vice versa. Dessa forma,você conseguirá fazer um planejamento de ambas as partes sem que uma tenha dependência da outra.

Além disso, apenas dessa maneira será possível gerir de forma organizada o setor financeiro da sua fábrica.

Leia mais:

Alavanque os outros setores da sua indústria

Após identificar os erros e trabalhar, aliado a um software de gestão financeira, para o sucesso desse setor da sua fábrica, é o momento de pensar no melhoramento das outras áreas.

A Nomus possui as melhores alternativas para ajudar na gestão da sua indústria, entre em nosso site e conheça mais soluções para uma gestão completa do seu negócio.

Nomus ERP Industrial

Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: