5 benefícios da programação fina que melhoram o desempenho da sua indústria


Atualizado em 18/12/23 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Produção

Programação da produção

Um software de programação fina pode ajudar sua indústria a “enxergar o futuro”, mesmo não sendo uma máquina do tempo. A programação traz uma projeção de futuras ações a serem tomadas bem próxima da real, permitindo que as decisões sejam feitas de forma antecipada e consciente. Eu separei alguns benefícios da programação fina para uma indústria com uma demanda sob encomenda.

O assunto de hoje é bem tranquilo, mas se quiser ter uma compreensão mais ampla do tema, dê uma lida nos primeiros passos para implantação da programação da produção industrial (PPCP).

Entendendo a programação fina a partir da capacidade finita

A Programação Fina da Produção, ou Advanced Planning and Scheduling(APS), é uma técnica que busca otimizar a capacidade da sua fábrica,  de acordo com as especificidades e os problemas de cada caso.  Ela irá gerenciar gargalos, projetar, faturamentos, trabalhar melhor os recursos, acelerar o setup e ainda automatizar o Planejamento e Controle de Produção – PCP, dentre muitas outras tarefas.

Esta programação é diferente da programação com capacidade infinita,  justamente pois leva em consideração a realidade, ou seja, cada máquina tem uma capacidade finita, de acordo com um calendário de disponibilidade e com suas possibilidades de processar determinados produtos numa determinada velocidade. Conforme o título deste artigo, vou listar a seguir os 5 benefícios que você terá na sua indústria ao implementar a programação

1) Analisar datas de entregas dos pedidos

Prever a entrega dos pedidos dos clientes não é uma tarefa simples de ser calculada, já que além do tempo de atravessamento do pedido na fábrica,  levamos em consideração todos os pedidos da fabrica e as filas em cada máquina. Com base nos critérios de priorização, o sistema “escolhe” as ordens que deverão entrar em máquina no futuro, colocando os pedidos menos urgentes ficaram por ultimo na fila.

A partir desta informação, você ganha um leque de possíveis ações, como renegociar uma data de entrega ou negociar prazos de entrega mais reais com o cliente para evitar atrasos e desgastes futuros. Na imagem abaixo é possível ver uma imagem de um relatório com uma lista de pedidos e sua respectiva previsão de entrega projetada no futuro.

5-benefícios-da-Programação-Fina-que-melhoram-o-desempenho-da-sua-Industria-1

2)Projetar o faturamento

Claro que sua empresa consegue fazer uma previsão de faturamento com base na data de entrega dos pedidos de forma muito fácil, de acordo com as datas combinadas com seus clientes. Porém, com a programação fina você terá uma projeção muito mais próxima da realidade, já que o sistema leva em conta todos os gargalos da sua produção e todos os atrasos, então provavelmente você conseguirá faturar naquela data indicada pela programação fina.

Com isso você pode planejar melhor seu fluxo de caixa ou interferir na realidade que o sistema previu a fim de aumentar seu faturamento e eficiência, conforme a imagem abaixo mostra um relatório com alguns indicadores de velocidade de faturamento, que nada mais é do que a taxa de faturamento por mês, semana, dia e hora, de acordo com as previsões geradas pela programação fina.

5-benefícios-da-Programação-Fina-que-melhoram-o-desempenho-da-sua-Industria-2

3) Simular cenários produtivos

Um dos benefícios da Programação fina é a possibilidade de simular cenários, como a criação de um novo turno, se vale a pena trabalhar no feriado ou enforcar uma segunda feira antes de um feriado na terça, qual será o impacto se adquirir uma nova máquina na sua demanda atual, dentre outras analises, evitando adquirir equipamentos desnecessários e trabalhar em situações desfavoráveis.

A imagem abaixo mostra um gráfico de Gantt gerado pelo sistema Nomus PCP no módulo de programação fina. Com ele, você pode ver detalhadamente a previsão de quando cada atividade será realizada em cada máquina e a partir daí tomar decisões mais acertadas.

5-benefícios-da-Programação-Fina-que-melhoram-o-desempenho-da-sua-Industria-3

4)Otimizar setups, ou tempos de preparação de máquina

Muitos produtos precisam de cuidados especiais antes de iniciar a programação, como a utilização de uma ferramenta especifica, ou a limpeza adequada do equipamento para não contaminar o produto que será produzido. A programação possibilita otimizar o tempo de setups das maquinas, pois com ela você poderá programar produtos que irão requerer o mesmo setup da máquina para serem fabricados em sequencia.

5)Analisar os gargalos e recursos ociosos

Ao simular o atravessamento de todos os pedidos no sistema, então será possível saber qual será a carga máquina de todos seus recursos, levando em consideração que cada recurso (ou máquina) tem restrições de capacidade e de processamento de produtos.

Analisar quais são os recursos com mais disponibilidade e os recursos com menos disponibilidade, pode lhe dar uma vantagem na hora de negociar prazos e assumir novos compromissos com seus clientes. Além disso, decisões de investimento ou desinvestimento em máquinas e equipamentos devem passar por esta análise, conforme verificado na imagem abaixo.

5-benefícios-da-Programação-Fina-que-melhoram-o-desempenho-da-sua-Industria-4

É preciso conhecer os limites da força. É preciso saber quando combinar força com estratégia.”

Escolhi a frase de Leon Trotsky para encerrar este artigo não por uma questão ideológica, mas porque ela descreve bem esse artigo, pois é necessário conhecer os limites da sua capacidade fabril para combinar essa capacidade com uma estratégia de vendas e de produção. Caso queira descontrair um pouco, convido você a ler o artigo que fala de uma forma divertida sobre essa relação entre a área comercial e a industrial.

Quer entender melhor como funciona um software de PCP? Veja nesta apresentação diversas vantagens de possuir um sistema que realmente te ajude na gestão da sua empresa . Se você, depois deste artigo, ainda possui alguma dúvida ou sugestão de tema, escreva para a gente nos comentários ou através das nossas redes sociais.

Nomus ERP Industrial

Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: