Sistema ERP industrial: o que é, para que serve e quais seus benefícios


Atualizado em 10/10/23 - Escrito por Pedro Parreiras na(s) categoria(s): ERP / Processos e Organização

Software ERP Para controle da producao

As indústrias precisam utilizar algum sistema ERP, com capacidade de controlar a produção, para gerenciar seus negócios, identificar problemas e conseguir melhor proveito de suas máquinas e colaboradores.

Isso porque com o crescimento da concorrência, nacional e internacional, crises e demandas fiscais, como o Bloco K do SPED, cada vez mais as indústrias percebem que o caminho para o sucesso, ou mesmo para se manter em operação, é a gestão organizada que gera mais produtividade.

Entretanto, a realidade nacional é outra, em sua grande maioria as indústrias acabam recorrendo a planilhas improvisadas, que tornam o processo desorganizado e suscetível a erros ou a sistemas de gerenciamento muito básicos que não são capazes de atender a necessidade de organização e gestão de uma linha de produção.

Sendo assim, preparei este artigo para explicar de forma clara e fácil o que é um sistema ERP Industrial, para que serve um sistema erp e quais são suas vantagens. Confira:

(Aproveito e convido para que conheça o Software ERP Industrial: o ERP projetado pelos Engenheiros de Produção para atender a demanda das indústrias brasileiras.)

Sistema ERP em PDF

Disponibilizamos o conteúdo desse artigo em formato de PDF para quem deseja ler mesmo fora do blog industrial.

Para baixar, basta clicar na imagem ou botão a seguir:



O que é um sistema ERP?

Como diria um querido professor, começando pelo começo, conceitualmente ERP (enterprise resource planning ou em português, planejamento dos recursos da empresa) é uma evolução do sistema MRP II (manufacturing requirement planning, ou planejamento das necessidades de manufatura), que é uma evolução do MRP I (materials requirement planning, ou planejamento das necessidades de materiais). Veja a evolução dos sistemas de gestão empresarial para entender melhor o que é um sistema ERP:

Sistema ERP
Exemplo de Sistema ERP. Na imagem é possível ver uma análise de tempos reais de produção no software Nomus ERP Industrial

Organizando o ambiente de produção de forma a atender às expectativas do mercado:

Sistema MRP

Mais tarde ficou conhecido como MRP I devido o surgimento do MRP II. Basicamente trata da gestão de materiais de uma indústria. Diferentemente de um comércio, que compra e revende produtos, uma indústria compra matérias primas e as transforma em produtos acabados.

Este processo de transformação traz uma complexidade adicional à gestão de estoques que o MRP I resolve projetando no futuro a necessidade de compras e produção de acordo com diversos fatores, como listas de materiais, demandas previstas etc.

Sistema MRP II

Como a sigla sugere, é a evolução do MRP I e além da gestão dos materiais, trata também da gestão da capacidade das máquinas e equipamentos da indústria, permitindo que a indústria possa avaliar de uma maneira macro se suas máquinas tem capacidade para atender às demandas de produção;

Sistema ERP

Sistema ERP, como mencionei acima, conceitualmente deveria englobar conceitos do MRP I, do MRP II e avançar em outras áreas de gestão de uma indústria, como financeiro, faturamento, compras, vendas, contabilidade, fiscal etc. Entretanto, muitos fornecedores de software integrado de gestão que não abrangem conceitos do MRP I e II começaram a batizar seus produtos de ERP e isso fazendo com que no meio de gestão a grande maioria das pessoas considere qualquer sistema integrado de gestão um ERP, mesmo que ele não tenha os módulos de MRP I e II.

Portanto, um ERP é um sistema de gestão para empresas que integra todas as informações e processos do negócio em um banco de dados centralizado. Ou seja, ao invés de usar um sistema ou uma planilha para cada setor da sua indústria, você pode contar com o ERP para integrar todos os setores e áreas. Estes sistemas podem ser instalados nos computadores da sua fábrica ou em servidores online na nuvem.

Escolha um ERP que atenda sua indústria

Com todas essas funcionalidades, o ERP acaba se tornando uma peça chave da sua indústria, já que será o responsável por gerir todas as áreas funcionais de maneira integrada. Desta forma, é fácil perceber que a escolha de um sistema desta importância não deve ser feita no impulso ou baseada apenas no preço.

Este sistema será o coração da gestão da sua indústria e deve ser escolhido com atenção, ao invés de compra de “prateleira de supermercado”. O caso se agrava quando se trata de indústrias, pois geralmente este tipo de negócio é muito mais complexo do que empresas de comércio ou serviço, por exemplo.

Você pode ver mais dicas no artigo que escrevi sobre como escolher o software certo para sua indústria.

Qual o objetivo de um sistema ERP para uma indústria?

O objetivo de um sistema ERP é organizar as informações da indústria de forma centralizada e gerir o seu fluxo por toda a sua operação. Isso permite acesso rápido e confiável a informações da indústria, possibilitando a tomada de decisões gerenciais baseadas em dados reais e centralizados.

Existem ERPs com diversos níveis de abrangência e podem alcançar cada passo da operação de uma indústria, indo desde seu comercial, vendas, produção, formação de preço de venda, contas a pagar e receber, fiscal, chão de fábrica, expedição, MRP até pós-venda, dados com painéis de desempenho etc. (A lista de possibilidades é vasta e pode variar dependendo da especialidade do ERP. A Nomus, por exemplo, possui o Software Nomus ERP Industrial, que é especializado na demanda de indústrias.).

O Blog Industrial Nomus possui diversos artigos com dicas e técnicas de gestão para um melhor aproveitamento da gestão industrial e o uso de um ERP deve viabilizar todas estas melhorias. Com ele você poderá automatizar tarefas que antes eram feitas manualmente em planilhas ou sistemas separados, aperfeiçoar o desempenho de seus processos tornando-os seguros. Além disso, um sistema ERP será capaz de disponibilizar informações gerais da sua fábrica imediatamente até mesmo para seus clientes acompanharem seus pedidos, por exemplo.

Estes pontos de objetivo reduzem os custos de operação já que você não terá que contratar diversos softwares diferentes, reduz os riscos de você acabar perdendo seus dados já que o servidor ERP poderá ser hospedado na nuvem e aumenta a produtividade de máquinas e equipamentos, que passam a funcionar em sua plena capacidade.

Apontamento no chão de fábrica

Um sistema ERP para indústria também permite o apontamento de produção no chão de fábrica em tempo real.

Seus colaboradores podem apontar suas atividades e assim o sistema informar os tempos produtivos, tempos de parada de máquina, falta de estoque e etc.

Essas informações são muito úteis para implementar planos de meritocracia e também para identificar gargalos de produção.

Exemplo de tela de apontamento no sistema ERP Industrial

As aplicações de um sistema ERP para indústria são diversas, portanto, o ideal é você navegar pelo blog e ler artigos que possam interessar a sua gestão. Para ajudá-lo listo aqui alguns dos nossos artigos mais recentes com aplicações de um ERP Industrial, confira:

Benefícios de implantar um sistema ERP em uma indústria

Já falei sobre alguns dos benefícios de implantar um sistema de ERP em uma indústria nos outros tópicos deste artigo, porém, resolvi dedicar este tópico para esta questão que é muito importante para o gestor que está avaliando adquirir uma solução para seu negócio.

Se implantado de forma correta, um sistema ERP industrial é capaz de aproveitar todo o potencial que uma fábrica pode oferecer e também resolver a grande maioria dos problemas de gestão que a mesma pode ter. Como por exemplo, os 7 sinais de que sua indústria está com problemas de gestão que listei em um artigo anterior.

De uma forma resumida, os principais benefícios diretos são:

Aumento da produtividade máquinas e colaboradores

O aumento da produtividade tanto de máquinas como de colaboradores sem dúvidas é um dos principais benefícios diretos em implantar um sistema de ERP industrial. Com uma ferramenta como essa você poderá controlar toda a sua produção e com isso identificar onde seus recursos estão sendo subutilizados, para então aplicar formas de utilizar todo seu potencial.

No setor pessoal, você poderá eliminar o retrabalho gerado por utilizar diversas planilhas ou sistemas diferentes não integrados. Além disso, você poderá aplicar regras de meritocracia, identificando e dando prêmios aos seus melhores colaboradores. Isso irá aumentar a produtividade da sua equipe e motivar uma competição saudável enquanto melhora o desempenho da sua fábrica.

Software ERP

Redução de custos

Sem dúvidas este é um dos principais benefícios almejados pelos gestores que optam por utilizar um sistema ERP, e eles estão certos em fazer esta escolha. A boa implantação de um sistema ERP em uma indústria pode ser um grande poupador de gastos desnecessários e perdas no processo produtivo.

O sistema irá permitir uma redução nas despesas administrativas com vendas e negociações, até um controle minucioso no seu estoque e linha de produção, identificando perdas nestes processos e oportunidades de melhoria com redução de custos. As possibilidades são muitas, já que com uma visão geral do seu negócio, você conseguirá identificar falhas e alterar seus processos de negócio de forma muito mais fácil.

Redução de erros e segurança de dados

Um sistema de ERP também irá deixar a gestão da sua indústria muito menos propícia ao erro e mais segura. O primeiro item é possível já que um bom ERP deverá ter validações, desenvolvidas por especialistas e baseadas em melhores práticas, que não irão permitir que você preencha dados errados por exemplo.

Já na questão de segurança, o sistema ERP traz muito mais tranquilidade para uma indústria, pois todos seus dados ficam salvos em servidores robustos e com backups. Desta forma, você não irá perder informações caso seu computador tenha algum problema, como poderia ocorrer se utilizasse planilhas e nem se por uma infelicidade aconteça algum desastre no seu escritório, o que poderia destruir os documentos físicos.

Além disso, normalmente os sistemas ERP investem mais em segurança para proteger seus dados de espionagem e hackers que possam tentar roubar ou danificar suas informações sigilosas.

Padronização dos processos da indústria

Outra grande vantagem em um software ERP para a indústria em relação a planilhas e sistemas não integrados é a padronização dos processos e dados gerados pela sua indústria. Isso irá garantir integração entre seus setores e uniformidade dos dados, eliminando assim erros de sincronização entre sistemas e planilhas.

Este ponto ainda vai mais além e permite que você facilite o aprendizado do negócio da sua indústria, já que toda a gestão estará concentrada em um só local, mesmo que envolva diversos departamentos. Com isso, você terá um cenário muito mais adaptado para implantar sistemas de qualidade de produção e também se adequar a normas ISO.

Redução do ciclo de vendas

Com a sua indústria rodando a todo vapor e seu setor comercial automatizado e integrado ao financeiro e fiscal, você conseguirá reduzir o seu ciclo de vendas e o lead time de produção e entrega. Desta forma você poderá atender mais demanda e mais clientes, aumentando o seu lucro.

Caso não consiga mais demanda ou clientes devido a atual crise financeira que está acontecendo em nosso país, você poderá reduzir seus custos e cortar pessoal ou máquinas para continuar atendendo a mesma demanda que tem atualmente, porém, com uma capacidade muito menor do que atual e logo, um custo muito menor também.

Tomando a decisão certa para sua fábrica

As vantagens de implantar um sistema ERP para indústria são muito claras e acredito que seja a solução ideal para sua indústria crescer e superar a crise. Apenas aproveitando todo o potencial, reduzindo custos e unificando sua gestão será possível alcançar o tão desejado sucesso.

Entretanto, entendo que a escolha de um software ERP para indústria pode e deve ser levada a sério e por isso, aproveito para convidá-lo(a) novamente a ler o artigo que preparei sobre como escolher o software certo para sua indústria.

Caso tenha interesse, você pode também assistir uma apresentação do Nomus ERP Industrial. O sistema de gestão especializado em indústria desenvolvido pelos engenheiros que escrevem aqui no Blog.

Nomus ERP Industrial

3 Comentários

  1. Bianchi Nogueira disse:

    Mais uma vez, Pedro, ótimo artigo. Obrigado por mais esta partilha. Gostaria de colocar uma questão:
    O que você acha de ERPs baseados na SOA para a industria? Dentro da sua experiência você acha que seria válido para uma industria optar por um sistema baseado nesta “filosofia” ou ela não agregaria tanto?

Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: