6 benefícios de controlar o chão de fábrica com um sistema de gestão de PCP


Atualizado em 29/12/23 - Escrito por João Pimenta na(s) categoria(s): Gestão do chão de fábrica (MES) / Produção

Software ERP

A globalização trouxe uma competitividade acirrada para o setor industrial e, com o aumento de concorrentes, diminuem os preços de venda e aumenta-se a necessidade de ter um controle muito bem estruturado da produção. Para fazer este planejamento e controle da produção (PCP) com precisão, o gestor industrial poderá recorrer ao amplamente utilizado conceito do “apontamento de produção”.

Esse apontamento é direcionado ao recurso produtivo. O objetivo do apontamento é mapear tudo que acontece na fábrica por recurso e com essas informações deve ser possível planejar e organizar o sistema produtivo de uma forma melhor.

Alguns focos para melhoria com base nos apontamentos são: Reduzir desperdício, aumentar a velocidade de produção, diminuir a ociosidade das máquinas, diminuir as filas, aumentar a qualidade dos produtos, diminuir os problemas em máquinas etc.

Com a experiência que vivenciei com implantação de sistemas de gestão em fábricas, percebi alguns benefícios certos ao implementar um sistema focado no controle do chão de fábrica. Confira:

1. Avaliar os recursos mais sobrecarregados e mais ociosos da fábrica

Com um sistema informatizado para o apontamento no chão de fábrica é possível avaliar os recursos mais sobrecarregados e mais ociosos da sua fábrica. Dessa forma, você poderá avaliar como utilizar melhor os recursos do seu negócio.

Essa informação é muito valiosa, já que com ela é possível realizar diversas melhorias, como evitar parar a produção devido a uma quebra de máquina que estava sobrecarregada ou reorganizar seus centros de trabalho para diminuir o tempo ocioso de alguma etapa e assim melhorar o leadtime da sua produção.

Exemplo prático no sistema Nomus PCP:

6 Benefícios de controlar o Chão de fábrica com um sistema de gestão de PCP 1

2. Planejar o chão de fábrica

Um sistema de apontamento de produção permite também planejar toda a produção organizando as operações pendentes por recurso produtivo. Com isso, você poderá diminuir o tempo de ociosidade das suas máquinas e colaboradores, definindo exatamente o que precisa ser feito no chão de fábrica.

O aumento da produtividade pode ter um impacto impressionante no lucro de uma fábrica. Você pode ter uma noção disto baixando a nossa planilha para o cálculo do impacto da produtividade no lucro de uma indústria.

Exemplo prático no sistema Nomus PCP:

6 Benefícios de controlar o Chão de fábrica com um sistema de gestão de PCP 2

3. Acompanhar o andamento da produção

Dependendo das características da sua indústria, pode ser praticamente impossível gerenciar quais ordens estão atrasadas e quais estão em dia sem um controle bem estruturado.

Com um sistema de apontamento da produção é possível acompanhar estas ordens de acordo com a data de entrega e ver em qual etapa da produção se encontram. Com isso você pode ter uma ideia muito mais concretas do cumprimento dos prazos de entrega da sua produção e evitar surpresas indesejadas.

Exemplo prático no sistema Nomus PCP:

6 Benefícios de controlar o Chão de fábrica com um sistema de gestão de PCP 3
Software ERP

4. Monitorar os recursos da fábrica em tempo real

Com o sistema de apontamento da produção você sabe o que está acontecendo em cada uma das suas máquinas do chão de fábrica em tempo real. Com isso, você poderá tomar inciativas no curto prazo, como identificar máquinas com baixa produtividade e/ou ociosas, gerenciar as não conformidades e outras eventualidades que podem desacelerar ou até parar sua produção.

Exemplo prático no sistema Nomus PCP:

6 Benefícios de controlar o Chão de fábrica com um sistema de gestão de PCP 4

5. Estabelecer políticas de premiação de funcionários

O sistema de apontamento do chão de fábrica também permite aumentar a produtividade dos seus colaboradores incentivando o bom desempenho com premiações para os funcionários mais produtivos. Você poderá proporcionar uma concorrência sadia e justa para impulsionar a sua produção produção.

Você poderá calcular a produtividade através da comparação do tempo disponível e do tempo produtivo ideal. Estimular aumento da produtividade de um funcionário é igual a estimular a velocidade no processo produtivo. Você pode ver mais dicas sobre isso no artigo “6 dicas para implantar o apontamento no chão de fábrica 

Exemplo prático no sistema Nomus PCP:

6 Benefícios de controlar o Chão de fábrica com um sistema de gestão de PCP 5

6. Analisar a produção por recurso

Avalie a produção dos recursos dentro do período que desejar no seu sistema de apontamento industrial. Dessa forma, você poderá verificar períodos específicos e também gerar relatórios de desempenho e estatísticas.

Exemplo prático no sistema Nomus PCP:

6 Benefícios de controlar o Chão de fábrica com um sistema de gestão de PCP 6

Caso precise manter a rastreabilidade das ordens de produção que foram produzidas no período, também é possível saber qual funcionário/recurso foi responsável por determinada atividade e então analisar seu desempenho e produtividade.

Exemplo prático no sistema Nomus PCP:

6 Benefícios de controlar o Chão de fábrica com um sistema de gestão de PCP 7

O Chão de fábrica não é uma caixa preta

Muitas indústrias veem o chão de fábrica como uma caixa preta. O primeiro passo para melhorar a gestão do seu chão de fábrica é identificar que isso é um problema que pode ser resolvido com paciência, dedicação e a ferramenta certa.

Para garantir assertividade na sua tomada de decisão na gestão da sua fábrica, é essencial um chão de fábrica bem estruturado e confiável. Para alcançar isso você precisar aplicar os conceitos certos da boa gestão aliados a um bom sistema de gestão industrial.

Baixe o infográfico deste artigo:

6 Benefícios de um sistema de gestão de PCP
Software ERP Para controle da producao

Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: