Como um sistema pode contribuir para a qualidade dos produtos


Atualizado em 28/11/23 - Escrito por Rômulo Henrique na(s) categoria(s): Qualidade

Gestão da Qualidade

O objetivo deste artigo é complementar o artigo: “Como conseguir melhores resultados com a qualidade dos produtos?” e contribuir para a ampliação do conhecimento através da definição de: Como um sistema voltado para a área da qualidade pode ajudar a sua empresa a gerar valor aos produtos de forma padronizada, ou seja, de forma sistêmica.

Tendo em vista que as empresas são formadas por macro processos. E que quando estes são estratificados formam sub processos, tem-se ganhado força a necessidade das empresas investirem em sistemas voltados para área da Engenharia da qualidade, com o objetivo de garantir a qualidade dos produtos no sub processos e por consequência gerar produtos com melhor qualidade, como também processos produtivos estáveis, ou seja, sem causas assinaláveis.

O software Nomus Qualidade é um sistema modelado por engenheiros de produção com o objetivo de atender as demandas das empresas através de um sistema WEB voltado para qualidade e que busca suprir as expectativas particulares de cada empresa.

Veja como o Nomus Qualidade pode te ajudar nos processos de sua empresa

software-de-qualidade-de-produtos-fabricados

O Nomus qualidade possibilita você garantir e controlar a qualidade dos produtos.

Através do sistema Nomus é possível controlar e garantir a qualidade dos seguintes sub processos da empresa:

  1. Qualidade da matéria prima recebida;
  2. Qualidade durante o processo de transformação;
  3. Qualidade dos produtos acabados.

Para garantir a qualidade dos produtos através do controle destes sub processos citados acima (1, 2 e 3) o sistema Nomus auxilia o profissional da área de qualidade da seguinte forma:

  • Possibilita controlar as características de qualidade das matérias primas recebidas
  • Possibilita controlar, durante o processo produtivo e após o processo produtivo, as características de qualidade dos produtos fabricados
  • Gera fichas de inspeções para produtos acabados e matérias primas
  • Emite etiquetas eletrônica de identificação de embalagens no chão de fábrica (identificação de produtos acabados e matérias primas).
  • Gera certificados eletrônicos com a assinatura digital do responsável pela garantia da qualidade do produto
  • Registra não conformidade observadas no chão de fábrica e possibilita o acompanhamento das ações tomadas para as não conformidades
  • E muito mais …

Na temática apresentada, pode-se observar que através do sistema Nomus o gerenciamento da rotina da área de qualidade fica organizado como também facilitado o trabalho dos colaboradores de toda a empresa, visto que a qualidade deve ser observada como uma atribuição de todos. Além das vantagens destacadas, pode-se ressaltar que através do sistema Nomus qualidade, o registro de toda a documentação da área de qualidade pode ser feito no sistema, garantindo e facilitando desta forma o armazenamento e acesso aos dados da área de qualidade que passam a ser feitos de forma segura e eletronica.

Conclusão

Com algumas funções básicas do Nomus qualidade que possibilitam o controle e garantia da qualidade: das matérias primas recebidas, dos processos de transformação e dos produtos acabados. Podemos concluir que a qualidade tem grande importância para todas as indústrias de bens e serviços pois é através da mesma que o cliente pode julgar em qual grau a expectativa do mesmo foi atingida (abaixo do esperado – dentro do esperado – acima do esperado)

De acordo com que vimos aqui e no “Como conseguir melhores resultados com a qualidade dos produtos?“, fica claro que através do controle e garantia da qualidade dos produtos as empresas podem ser mais produtivas e gerar maiores margens de lucro. Desta forma, pode-se observar a importância da função qualidade dentro das empresas e como um sistema voltado para a área de qualidade pode contribuir para geração de melhores resultados financeiros.

Software ERP Para controle da qualidade

Um comentário

Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: